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Ativação das plataformas, Elon Musk e os hubs de criação se destacam em Cannes

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17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Ativação das plataformas, Elon Musk e os hubs de criação se destacam em Cannes

No geral, a mensagem é: narrativas em formatos mais longos e criações que provocam mudanças e curiosidade nos diversos públicos moldarão as futuras produções de conteúdo


20 de junho de 2024 - 11h04

A experiência proporcionada por algumas marcas tem superado minhas expectativas desde o primeiro dia, e percebo que tem gerado grande entusiasmo do público em geral para o que ainda está por vir. Acompanhei uma palestra bem interessante com o Elon Musk sobre IA e as possibilidades de trabalhar com essa nova ferramenta. Ficou claro que, quem não estiver dentro desse contexto, estará fora do mercado no futuro próximo.

Algumas imersões mostram a importância de como furar a bolha do mercado de marketing por meio do uso de dados e das pesquisas, já que esse é um mercado altamente aquecido e extremamente concorrido. Porém, diante disso tudo, gostaria de chamar atenção para as ativações das plataformas de creators como TikTok, META e Google que estão acontecendo por aqui. Essas plataformas se destacam como as mais interessantes e concorridas entre todas as marcas.

Aqui em Cannes, eles desempenham um papel importante na ativação de todas as marcas do grupo, cada uma proporcionando uma experiência única, desde sessões de cinema até premiações, todas muito bem planejadas e focadas no público. Claramente, pelo comportamento do público, essas plataformas são consideradas love brands no segmento de publicidade.

Elas ditam tendências de comportamento e estabelecem diretrizes para as melhores entregas e performances das marcas. O mercado está aquecido para produções inteligentes de conteúdo, e os creators são peças-chave nessa dinâmica. De acordo com um levantamento da Goldman Sachs Research, o segmento movimenta US$ 250 bilhões (R$ 1,25 trilhão) mundialmente, com uma projeção de crescimento para US$ 480 bilhões (R$ 2,4 trilhões) até 2027.

O prestígio, fama e status dessas plataformas são amplamente atribuídos ao trabalho da Creator Economy e dos anunciantes. Sem eles, o alcance poderia ser mais restrito a alguns públicos específicos. Essa valorização é crucial e evidente, e isso percebemos de forma muito clara aqui no festival.

Quanto ao alcance das plataformas, a META, por exemplo, conecta mais de 200 milhões de empresas e 3,2 bilhões de pessoas no mundo. Esse impacto é nitidamente refletido aqui em Cannes, e mostra que estão no jogo e jogam pra valer.

Ativações além do espaço

A META criou um espaço imersivo na praia, o “META Beach”, repleto de experiências ricas. Na vertical, desenvolveram uma produção cinematográfica, “There is no Other”, que desperta no público uma percepção mais focada no outro, incentivando a conexão e união das pessoas para a conquista de resultados, lembrando a importância da essência humana.

O espaço interativo reservado para a META apresenta algumas de suas principais ferramentas: a IA da META, os Ray-Ban e o Quest. Além disso, workshops facilitam a quebra de paradigmas e conceitos paradoxais. Essas discussões são valiosas pois provocam mudanças internas e nos fazem refletir sobre a melhoria na entrega do que fazemos diariamente. Na área de conteúdo, várias dicas são dadas aos creators sobre como produzir vídeos para o Reels, focando mais na qualidade da entrega do que na duração. A questão é se estão realmente impactando o público ou apenas lançando mais uma campanha.

Já o TikTok inova também e criou dentro um hub de criação e conexão dentro do Palais para criadores produzirem conteúdo. Essa ação gerou muito engajamento e interação. Além disso, criaram ativações para que os participantes coletem pins para concorrer a prêmios. Também promoveram iniciativas convidando o público para gravarem vídeos com backgrounds diferentes e exibir em carrinhos de sorvetes, sem contar nas atrações com DJs, comidinhas e drinks. Essas ativações acontecem dentro do Carlton Hotel.

No geral, a mensagem é: narrativas em formatos mais longos e criações que provocam mudanças e curiosidade nos diversos públicos moldarão as futuras produções de conteúdo. O uso de IA e ferramentas de mensagens API do Threads, que ainda enfrentam certa resistência e desconfiança, também devem ganhar cada vez mais espaço.

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