Assinar

Cannes Lions 2023: o que ele representa?

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Cannes Lions 2023: o que ele representa?

Será interessante ver como os organizadores estão olhando para o Futuro, numa sociedade cada vez mais engajada e politizada


16 de junho de 2023 - 17h23

Já parei para pensar (e ainda rumino) nessa pergunta diversas vezes. Para mim, há uma animação com a presença da Plataforma FilmBrazil no Festival, esse ano teremos a retomada das nossas ações depois de uma interrupção de 3 anos. Mas ao mesmo tempo, é sempre um momento de reflexão diante das mudanças que o nosso mercado vem atravessando.

Talvez eu seja suspeita para falar, mas a volta esse ano será ainda mais especial. Há uma energia contagiante, que temos tido desde o início da concepção da campanha “Made in Brazil”, que foi lindamente criada pela Ampfy. A ideia inicial foi ganhando corpo quando foi colocada em prática. Afinal, levar o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta e apresentar uma nova artista, a Rafa Braga, que é uma artista mulher vinda do pixo, que está no início de sua carreira, mas que tem um enorme potencial e futuro, tem sido movimentos incríveis.

Poder mostrar um novo momento do nosso país para o mundo, esse Brasil diverso e criativo, que leva uma alegria que contagia por onde passa, é ainda mais bacana. Algo que nos anima muito e gera uma expectativa cada vez maior nessa volta. Para a nossa sorte, ainda bem que ela está logo ali.

Em termos de conteúdo, sempre há muito o que aprender, refletir e se questionar com o Cannes Lions. As novas tecnologias continuam trazendo novidades e, para esse ano, minha expectativa é entender como a inteligência artificial irá impactar a produção em si. Toda a discussão sobre regulamentação e proteção de direitos autorais.

Há alguns meses, já temos acompanhado como a criação está utilizando a IA. Mas compreender como isso vai impactar as produtoras é o que mais chama a minha atenção, sendo um dos temas que vai me prender nessa edição. Quais são os novos desafios que nos aguardam?

Além dele, faz algum tempo que estamos escutando as teorias do ESG, que já estão bem fixadas em nossa mente. Porém, o maior desafio que o nosso mercado ainda enfrenta é: como de fato tirar um pouco da teoria e colocar em prática? Nesse contexto, acredito que o festival sempre provoca uma reflexão importante sobre essa pauta.

Por fim, Cannes 2023 representa um momento de reencontro do Mercado. Eu diria que o evento é uma grande reunião de importantes profissionais e esse ano poderemos finalmente nos reconectar com esses players.

O Cannes Lions completa 70 anos nessa edição, um marco histórico para um Festival que passa hoje por vários questionamentos (maior inclusão de profissionais diversos; práticas mais sustentáveis). Será interessante ver como os organizadores estão olhando para o Futuro, numa sociedade cada vez mais engajada e politizada. Então, acredito que será daquelas edições que, futuramente, paramos, olhamos e pensamos: 2023 foi histórico.

À todos que vão acompanhar o blog, sejam bem-vindos! Aos que vão para Cannes, um ótimo festival! A gente se encontra por lá para mostrar que o Brasil está ainda mais vivo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também