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Como a representatividade vista em Cannes pode impactar o mercado do marketing nacional?

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17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Como a representatividade vista em Cannes pode impactar o mercado do marketing nacional?

Além das discussões em palestras, o assunto, que é constantemente revisitado durante o período em que acontece o Festival, se mostra como uma estratégia eficaz para o desenvolvimento iniciativas de grandes empresas e marcas


26 de junho de 2023 - 10h42

A representatividade é um tema muito importante na indústria criativa, e vejo que ele vem sendo cada vez mais discutido no mundo corporativo.

Com o passar dos anos, o Festival de Cannes foi abrindo cada vez mais espaços para narrativas voltadas à diversidade, sustentabilidade e responsabilidade social, visando abrir os olhos do mercado quanto aos temas de forma assertiva. Mas de que forma é possível trazer cada vez mais esses conceitos para o marketing nacional, e colocar em prática esses elementos que são o centro de discussões por gestores e comunicadores ao redor do mundo?

Durante os dias que atuei como jurada da categoria de Brand Experience & Activation de Cannes, foi possível notar a presença expressiva de jurados brasileiros, que inclusive, mais da metade era composto por mulheres, sendo Samantha Almeida a única brasileira presidente de júri. Com isso, novas perspectivas são geradas, trazendo assim diferentes olhares e vivências para a escolha dos projetos vencedores, e essa iniciativa por parte do evento promove não só uma pluralidade cultural, como também visibilidade para coletivos que pretendem revolucionar o mercado.

Além disso, notar que o Brasil está sendo bem representado no setor audiovisual pela quantidade de Leões entre ouro, prata, bronze e grand prix, também é uma grande conquista, seja como jurada e brasileira que atua na comunicação há mais de 32 anos.

Dentre os exemplos que me inspiraram a falar sobre o tema, está o trabalho produzido pelo Konrad Dantas, fundador do “Kondzilla” referência em produções artísticas no país, no clipe “Save The Favela”, onde os artistas buscam dar destaque a realidade das pessoas que vivem nas periferias brasileiras, além de pautas de grande impacto que precisam ser mais discutidas.

Se pararmos para traçar um paralelo comparativo, há alguns anos as empresas não enfatizavam temas sociais com frequência, e questões como racismo, orientação sexual, religião e representatividade feminina ainda eram tidas como temáticas polêmicas a serem discutidas. Hoje, as instituições que não se preparam para essa escuta e mudança ativa, e que não debatem essas teses, são consideradas ultrapassadas.

A expansão tecnológica e uso das redes sociais fizeram com que o live marketing ganhasse cada vez mais visibilidade, e consequentemente trouxeram assuntos diversificados para que a sociedade pudesse não só falar, como também implementar em suas entregas diariamente.

Analisar o comportamento e maneiras de pensar por colegas de profissão do Brasil, além dos estrangeiros presentes na celebração, é uma forma de adquirir bagagens enriquecedoras de estratégias de valor. E que de certa forma, é ainda uma maneira mais abrangente de realizar uma pesquisa de mercado em busca de trazer tendências inovadoras para o mercado nacional, pensando sempre na perspectiva de promover ações transformadoras.

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