Criatividade é impacto e Cannes é o epicentro
Todo mundo tenta, mas domar boas idéias é difícil até para super inteligências artificiais
Criatividade é impacto e Cannes é o epicentro
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14 de junho de 2024 - 11h46
O mundo não está fácil para ninguém, é tanto desafio que às vezes só queremos um rosé, uma cadeirinha na sombra e recarregar as idéias para o próximo ano. Mas, é uma semana de muito trabalho.
Cannes Lions é aquele misto de networking frenético com FOMO de conteúdo e experiências. E tudo na busca das ideias mais inspiradoras, das sacadas geniais, e nos últimos anos, das tecnologias mais avançadas, da Martech mais automatizada, da AI mais impressionante.
Eu vou para Cannes 2024 na busca de tudo isso também. Minha especialidade, meu foco, meu mantra é buscar novos caminhos, mais dados, diferentes modelos para analisar e otimizar o resultado do marketing, sempre. Mas, não é só sobre números. O maior impacto sempre vem da criatividade. Criatividade na forma ou no formato, no conteúdo, no design, no plano de negócios ou até na tecnologia utilizada.
Ideias de alto impacto assim eram forjadas antes só na mente das pessoas mais vividas, mais abertas, mais treinadas ou simplesmente mais ousadas. Pareciam pré-destinadas. Agora com o auxílio da tecnologia, mais pessoas podem ampliar seus poderes criativos, buscar referências na velocidade da luz, prototipar storyboards sem saber desenhar. Mas, será que isso está acontecendo mesmo com toda a profundidade? Será que vai mudar tudo ou no final será só mais um ícone na ferramenta de design?
IA e GenAI já estão entre nós, agora precisam de RG, carteira de trabalho e provarem seu lugar na fila do pão. Não só na criação de conteúdo, mas também na mídia, nos dados e no nosso dia-a-dia. Cannes é o lugar perfeito para discutir tudo isso de uma só vez. Até Elon Musk estará por lá, será que dá bom?
Além disso, o que eu espero para essa edição é ver como todo o lado fora do Palais se integra nessa discussão. São muitas adtechs, consultorias, novos canais digitais, todos procurando seu lugar ao sol e ao lado do tapete vermelho. Sim, o mundo agora é da tecnologia. Todos os meios são digitais. A TV já se conectou, o Streaming já massificou, o Varejo já é mídia. Impressionante essa transformação, não é? E parte de mim, vai automaticamente buscar muitas conexões com empresas de mídia, tecnologia, parcerias únicas, oportunidades incríveis com marcas brilhantes, ou seja networking de altíssimo nível. Mas, não é só uma oportunidade de feira de negócios, me parece mais do que isso. É uma oportunidade de conexão e troca muito valiosa, para questionar e repensar, abandonar ideias que não servem e aprender coisas novas. Evoluções na Economia Criativa e nas estratégias mais próximas do varejo, no final da jornada do consumo, e as novas categorias da premiação relacionadas a esses temas parecem novidades interessantes esse ano.
Cannes Lions é uma oportunidade de ver a criatividade de alto impacto desfilando. Às vezes como mero entretenimento, às vezes algo requentado, mas, muitas vezes explosões em nossas mentes que só acontecem nesses momentos de premiação, discussão, troca e colaboração que são o coração do evento.
Bora então para o epicentro do Impacto Criativo. Vamos medir, analisar e inspirar tudo isso.
Um “PS” importante e expectativa maior de todas: Que dessa vez nossa grande festa que é Cannes Lions não nos faça passar vergonha nos temas mais importantes: diversidade, equidade, inclusão, sustentabilidade, responsabilidade corporativa. Se já estamos fazendo muito nesses temas, com certeza ainda podemos fazer mais.
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