21 de junho de 2023 - 14h19
Antes de chegar nesse verdadeiro “mata-mata” dos escolhidos, quero contar como o processo de seleção de cases funciona aqui em Cannes.
A decisão é tomada no formato de pirâmide invertida. Iniciamos pelos cases da short list, que no nosso caso, chegou a 199 trabalhos eleitos para esta etapa. Destes, escolhemos os que vão ser agraciados com o Leão de Bronze. Na sequência, indicamos os que merecem o Leão de Prata. E assim sucessivamente, Leão de Ouro e depois o Prêmio Grand Prix que, no caso da categoria Outdoor, pode ter até dois vencedores. O número de cases vai afunilando a cada seleção, e os critérios ficando cada vez mais rígidos.
No entanto, antes de iniciarmos a definição de quem vai subir de patamar para a categoria dos Leões de Bronze, é possível incluir um novo case na disputa pelo páreo! Para isso, basta que qualquer jurado submeta o trabalho que ele considere que precise ser incluído na short list, faça a defesa e argumente os motivos pelos quais o trabalho deve ser ou não selecionado pelos demais. Um ponto interessante é que esse case que está sendo defendido nesse momento pode não ter nem estado na long list anteriormente, porém o jurado tem que ter avaliado- o em alguma das etapas.
Uma defesa do jurado para o grupo, onde deve ser aprovada ou não sua inclusão.
Hoje encerramos o dia com a seleção dos vencedores do Leão de Bronze. Uma jornada muito exaustiva, mas de rica troca de experiências e uma sensação de estar participando de uma final de campeonato de futebol! Defendemos os cases que consideramos os melhores, torcendo para que nosso país esteja representado nas próximas etapas!
Assim finalizamos o segundo dia, com a sensação de dever cumprido na escolha dos cases para Leões de Bronze. Amanhã nosso trabalho chega ao final, escolheremos os Leões de Prata, Ouro e o grande vencedor (ou grandes vencedores) do Grand Prix da categoria. Haja emoção para o que será uma verdadeira final da publicidade!