Em Cannes, os holofotes eram todos para o universo da creators economy e o quanto isso é bom

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Diário de Cannes

Em Cannes, os holofotes eram todos para o universo da creators economy e o quanto isso é bom

O Festival Internacional de Cannes Lions abriu espaço, apostou e trouxe uma programação exclusiva sobre criadores e profissionais específicos da indústria. O fato do assunto ganhar tanta visibilidade no evento de 2024 demonstra o caminho de evolução e a iniciativa abraça o crescimento consistente para os profissionais de marketing


24 de junho de 2024 - 20h40

Cannes acabou, mas deixou uma certeza que a Creators Economy é um caminho sem volta.  Uma jornada que está em plena ascensão e mal podemos esperar para colher todos os frutos que ela nos dará. Foram dias bem intensos, imersos em palestras, debates, discussões e valiosas trocas de informações, mas teve algo que particularmente fez toda a diferença em 2024. Pela primeira vez, o evento trouxe uma programação inteira focada na Creators Economy dentro da sua programação. O universo dos influenciadores realmente estava em toda parte na 71ª edição do evento global do mercado publicitário, inclusive essa é a primeira vez também que a organização oficial criou um modelo de inscrição voltado especialmente para os criadores de conteúdo. O festival deu lugar no palco para os criadores de conteúdo, mas também deu acesso às poltronas, eles foram agentes importantes para dar ainda mais glamour e importância ao evento. O que isso comprova? Tal feito em Cannes chancela que o mercado do influenciador digital não é apenas um side job, é uma realidade fortíssima e veio para ficar. 

É notável que essa tendência ganhará cada vez mais espaço dentro dos festivais. O SXSW é outro grande evento que apostou e tem mostrado seu interesse em expandir conteúdos relacionados a esse universo. Este ano, dedicou uma trilha inteira ao assunto, o qual acreditamos acontecerá também nas próximas edições. 

E, assim como a Creators Economy cresceu, Cannes também progrediu e acompanhou essa movimentação. As discussões saíram do básico para complexidade maiores, evoluíram juntamente com as novidades tecnológicas, as mudanças no comportamento do consumidor e também os novos modelos de negócios. Isso reflete a crescente maturidade da indústria, que já enxerga os influenciadores como empreendedores. E outro ponto observado e importante destacar, foi a presença massiva das grandes plataformas globais de marketing de influência participando com ativações, palestras e estandes. 

E trazendo os insights dos dias de evento, muitos foram os assuntos debatidos, tais como: a qualidade do conteúdo, autenticidade, criatividade, regulamentação, métricas e KPIs, pautas éticas, que todo mundo que trabalha nesse universo vai precisar parar para pensar. Muito se falou sobre como os criadores de conteúdo auxiliam na construção das marcas e como se aproximar do público da geração Z por meio dos influenciadores. 

Posso destacar a apresentação da  Jen Cownie, da VCCP, que usou as cartas para prever qual será o futuro da Creators Economy, ao lado da criadora Robyn Delmonte. Robyn começou o papo prevendo que, no ano que vem, o anúncio mais bem-sucedido do Super Bowl será totalmente criado, filmado e dirigido por creators em seus smartphones. “Para mostrar o poder de quando as marcas confiam no criador e permitem que eles façam parte do processo”, ressaltou. É bem isso! 

Já é sabido que, em muitas campanhas, os criadores têm papéis parecidos aos de criativos de uma agência de publicidade tradicional. Por vezes, roteirizam, filmam, produzem e pensam em como traduzir valores para o seu público de maneira genuína. Com isso, a criatividade pode assumir diferentes formas. Sendo assim, reforço que os grandes pilares norteadores do Marketing de Influência da atualidade são a importância das comunidades, a autenticidade em conteúdos e ações em coprodução com influenciadores, bem como a evolução dos dados para tomadas de decisões mais assertivas. 

Enfim, é muito importante toda essa mobilização e movimentação positiva dando voz para o mercado dos criadores, as oportunidades para o empreendedorismo digital são infinitas e em escala. Não estamos mais falando de futuro, mas sim do dia de hoje e estamos muito ansiosos para o que está por vir!

 

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