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Financeiro x Marketing: ainda são coisas antagônicas?

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17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Diário de Cannes

Financeiro x Marketing: ainda são coisas antagônicas?

Quando um CFO diz que marketing não é apenas um gasto, mas sim um investimento para bater metas de negócio, podemos dizer que avançamos


17 de junho de 2024 - 16h18

Na (grande) maioria das vezes, nós, que trabalhamos com publicidade, precisamos travar batalhas e quebrar barreiras para convencer diversos profissionais de que o que fazemos não é um gasto, mas sim um investimento estratégico. 

Ao longo dos anos, tenho observado e participado dessas mudanças de percepção. E posso dizer que fiquei bastante feliz e surpresa com a palestra “Convince Your C-Suite: The Real Impact of Creativity” no primeiro dia do Cannes Lions, que contou com a participação de Ian Borden e Morgan Flatley, respectivamente CFO e CMO globais do McDonald’s.

Durante 30 minutos, Ian trouxe uma perspectiva extremamente interessante sobre a importância da criatividade e do apoio ao time de marketing para conseguir bater metas de negócio. Por meio de números e exemplos, o executivo mostrou que os recursos aplicados em campanhas publicitárias resultam em aumentos significativos nas vendas, no market share e entre outros dados relevantes para qualquer empresa.

Foi muito satisfatório ouvir um chefe financeiro falar sobre isso, destacando a necessidade de criar campanhas e estratégias que se conectem com a cultura das novas gerações. Ian afirmou que o orçamento de comunicação do McDonald’s é um dos mais robustos da empresa, mas ele vê isso como um investimento crucial para atingir suas metas de negócio.

Não querendo generalizar, mas sua fala de empoderar a criatividade nem parecia de um CFO. Essa visão diferenciada fez com que Ian fosse eleito um dos CFOs mais criativos do mundo pelo Wall Street Journal.

Claro que houve todo um trabalho de educação realizado pela CMO da marca nos últimos anos, mas graças a isso, outros profissionais começaram a mudar sua percepção, deixando de ver o marketing como algo nebuloso e passando a considerá-lo um fator essencial para a conquista de metas de negócios.

No fim, não posso deixar de concordar com a mediadora da palestra: que nos próximos anos a gente consiga ser, ter e ver mais CFOs com esta mentalidade, reconhecendo a criatividade e o marketing não apenas como uma despesa, mas como impulsionadores chave para o crescimento da empresa.

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