(Geo)Location, (Geo)Location, (Geo)Location
Painéis em Cannes mostram que a relevância dos dados de geolocalização para a personalização da comunicação só aumenta, esteja você parado ou em movimento
Painéis em Cannes mostram que a relevância dos dados de geolocalização para a personalização da comunicação só aumenta, esteja você parado ou em movimento
20 de junho de 2017 - 8h59
Latitude: 43.550783. Longitude: 7.017422. Elevação: 3,93 metros. Aqui no Palais des Festivals, lugar a que correspondem essas coordenadas, já ficou claro que estamos longe, muito longe, de esgotar o assunto da geolocalização e que a relevância dessa “camada” de dados só tende a aumentar. Esteja você parado ou em movimento, a comunicação vai levar a sua localização cada vez mais em conta.
No painel “The Power of Where”, que aconteceu nesta segunda-feira, 19/6, o data scientist do Waze, Roy Timor, bateu um papo conosco sobre como padrões de comportamento humano podem ser revelados por meio de dados de localização e o poder conferido a quem detém e aplica corretamente esses padrões. Definitivamente é o caso do Waze. Utilizando dados de navegação, a empresa facilitou a fluidez do tráfego em grandes cidades, colaborou com o planejamento urbano de prefeituras e ajudou a mapear os pontos com mais acidentes. E, de acordo com Timor, o próximo passo promete ser igualmente impactante: determinar quais pessoas fazem trajetos similares no dia a dia para organizar caronas colaborativas. Isso é o que eu chamo de poder transformador dos dados!
Ainda hoje tem pelo menos mais um painel sobre o assunto, “State of Geolocation Art”, que define a geolocalização como o novo “Santo Graal” do varejo. Eu acrescentaria “e da personalização”. Além de todas as possibilidades de personalização de uma mensagem já bastante conhecidas por quem está acostumado a lidar com CXM (Customer Experience Management), apareceu, há alguns anos, o dado localização em tempo real.
Por si só, usar a localização já é personalizar. Um anúncio display para uma liquidação de uma loja de roupas pode fazer muito mais sentido se você for impactado por ele a poucos metros da porta. Ele pode ser diferente caso a loja esteja na beira da praia ou em um movimentado centro urbano. Com o cliente já dentro da loja, você pode entregar uma oferta personalizada agradecendo a visita por meio de seu app proprietário. Agora imagine tudo isso somado às inúmeras outras ferramentas de personalização que temos a partir do uso de outros dados do cliente. Pense isso dentro do contexto da jornada do cliente como um todo. As possibilidades são muitas.
Recentemente tive a oportunidade de sentir na pele o poder dos dados de localização e a diferença que eles podem fazer na vida das pessoas e das marcas com o relançamento do programa Clube Irmão Caminhoneiro Shell, que incluiu a criação de um app com diversas ferramentas de geolocalização destinadas a prestar serviços aos caminhoneiros durante seus longos trajetos. E estamos trabalhando todos os dias para incluir no programa cada vez mais soluções nesse sentido. Isso também é um exemplo do poder transformador dos dados. É tecnologia a serviço das pessoas.
Latitude: 43.550383. Longitude: 7.023267. Elevação: 4,74 metros. Vim tomar um ar no Boulevard de la Croisette antes do próximo compromisso. Hora de sacar o celular e ver como anda a geolocalização dos negócios locais.
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