IA – Ignorância Artificial?
Uma das coisas que sempre procuro no Festival de Cannes são as próximas tendências, porém elas nem sempre se concretizam no tempo que imaginamos
Uma das coisas que sempre procuro no Festival de Cannes são as próximas tendências, porém elas nem sempre se concretizam no tempo que imaginamos
18 de junho de 2018 - 10h51
E aí Siri, quem vai ganhar o GP de Titânio esse ano?
SIRI – Aqui está o que eu encontrei na internet sobre ganhar o GPS, dê uma olhada… …
E aí Siri, Você vai na palestra do David Droga amanhã?
SIRI – Eu não tenho permissão para fazer isso, Filipe.
Será que ela somente escutou “droga”? Sei-lá.
E aí Siri, você pode escrever um artigo para o Diário de Cannes do Jornal Meio&Mensagem?
SIRI – Para quem você deseja enviar essa mensagem?
Ahhhhhh!?!?!? Mensagem?????
Eita Ignorância Artificial.
Uma das coisas que sempre procuro no Festival de Cannes são as próximas tendências. Como a IA – Inteligência Artificial por exemplo.
Porém tendências nem sempre se concretizam no tempo que imaginamos. E muitas vezes nem se mostram tendências de fato.
Há 3 anos atrás já se começou a falar bastante em VR.
Essa foi uma tecnologia que de fato aconteceu. Hoje ela existe ao alcance de qualquer mortal, porém ainda não explodiu como imaginávamos. Ninguém usa um VR durante o dia-a-dia. Para a maioria, ainda parece algo experimental.
Já a Inteligência Artificial, como algo vindo da ficção científica, continua sendo como tendência ano após ano. Não é à toa que muitas empresas estão investindo cada vez mais nessa área. Além da Siri, temos a Alexa, o Watson e por aí vai. É aquele tipo de tendência que não tem prazo para se concretizar. Está evoluindo bastante, mas ainda não é algo 100 % realidade. Assim como demonstrei com a minha Siri, não que ela seja o que há de melhor em Inteligência Artificial, IA ainda não é perfeita.
Outro dia vi uma palestra interessantíssima do Google, onde através do Google Duplex, a Inteligência Artificial consegue marcar um corte de cabelo simplesmente, como se isso fosse simples, fazendo
uma ligação para um humano do outro lado da linha.
Em outro exemplo, o IA do Google tenta reservar uma mesa em um pequeno restaurante.
Dêem uma olhada:
Google Duplex: A.I. Assistant Calls Local Businesses To Make Appointments
Fiquei extremamente encantado e curioso pra saber se funciona mesmo.
Queria saber se a IA do Google poderia pedir minha pizza de Aliche sem queijo com belas azeitonas chilenas cortadas na transversal.
Mas infelizmente ainda deve demorar um pouco mais para chegar na minha casa.
De fato, a Inteligência Artificial ainda é uma tendência latente para virar realidade. Nesse e mais Festivais de Cannes ainda ouviremos falar bastante dela. Hoje mesmo, irei ver a Palestra da Dentsu Inc. sobre “Androids, AI and the Future of Human Creativity” onde estarão Kyoko Yonesawa, Creative Technologist da Dentsu, Kei Wakabayashi, Editor da Blkswn e Hiroshi Ishiguro professor da University de Osaka. Ishiguro san inclusive já esteve aqui em Cannes com o seu Android Matsuko-Roid em 2015.
Vamos ver o quanto a IA está evoluindo e para onde esta tendência está indo. Por enquanto só sei que ainda não posso confiar 100% na minha Siri. Ou melhor, posso sim:
E aí Siri, me indique um bom restaurante aqui em Cannes?
SIRI – Filipe, o mais bem avaliado é La Table du Chef, em “Rue Jean Daumas”, e este lugar tem uma avaliação média de 4.1/2 estrelas.
Obrigado Siri.
Compartilhe
Veja também