14 de junho de 2017 - 16h00
O Festival de Cannes aproxima-se rápido das nossas agendas e é inevitável a ansiedade por viajar até lá e conferir as maiores novidades, tendências, pensamentos e pessoas que marcam nossa indústria. O superevento da comunicação, que só fez crescer nas últimas décadas, conta com cerca de 90 países, 35 a 40 mil inscrições e talvez 19 mil delegados. Isso, apesar das notícias recentemente divulgadas pelo Wall Street Journal de que as holdings WPP, Dentsu Aegis e Interpublic planejam reduzir seus investimentos no Festival deste ano. Essa possível redução de investimentos em Cannes aparentemente não interferiu na venda de patrocínios, pois o Festival apresenta em seu site 88 patrocinadores, desde empresas de mídia, empresas de tecnologia, grupos de comunicação e até mesmo gigantes da indústria de consumo como a Unilever.
Espera-se, ainda este ano, um aumento da participação de empresas da Ásia, bem como um crescente interesse das consultorias, como Accenture e Deloitte, que entraram forte no mercado de agências, comprando empresas, contratando executivos e buscando uma nova faixa de mercado que revigore seu combalido modelo de serviços.
Naturalmente, é das agências de propaganda que se espera o show de criatividade e inovação, com resultados comprovados de vendas e construção de marca.
Neste complexo cenário, acompanhar o Festival de Cannes é uma tarefa empolgante e difícil, pois são muitos eventos e palestras simultâneas, tudo ocorre ao mesmo tempo. Mesmo que você não possa comparecer pessoalmente ao Festival, existem muitas formas de acompanhar as tendências por meio da mídia especializada de todo o mundo da Propaganda e do Marketing. Aqui no Diário de Cannes, nos veremos a cada 1 ou 2 dias, com as novidades do Festival, espero que com muitos Leões para o Brasil. Até lá.