Retorno do Cannes Lions: uma festa da criatividade repleta de conexões inesquecíveis

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Diário de Cannes

Retorno do Cannes Lions: uma festa da criatividade repleta de conexões inesquecíveis

Voltar do Festival de Publicidade Cannes Lions é como retornar de uma jornada em um mundo onde a criatividade, os negócios e a beleza se encontram de maneira espetacular


24 de junho de 2024 - 15h17

A cidade de Cannes, com sua deslumbrante Riviera Francesa, oferece um cenário que é, por si só, uma fonte de inspiração. Suas praias, o mar azul-turquesa e a arquitetura elegante criam um ambiente que estimula a criatividade e o pensamento colaborativo e inovador. 

Um dos grandes destaques do festival é a oportunidade de encontrar as pessoas certas nos lugares certos. Imagine discutir negócios em um iate na frente de um bom rosé ou em um restaurante bistrot à beira-mar, com uma vista deslumbrante do Mediterrâneo ao fundo. Essas interações em cenários tão inspiradores não só facilitam a troca de ideias como também fortalecem as conexões de maneira única. Encontrar decisores e influenciadores em ambientes tão descontraídos e bonitos é um privilégio que potencializa a criatividade e a colaboração. Gera algo mais importante de reuniões e briefing: gera lindas lembranças compartilhadas e essas, a diferença das primeiras, são inesquecíveis.

Este ano, o festival foi particularmente animado e repleto de boas vibrações, cada vez mais parecendo uma verdadeira celebração da vida. Querendo ou não, após os anos de isolamento da pandemia isso ainda gera um efeito comparativo. A energia vibrante e a alegria de se reencontrar pessoalmente foram palpáveis em cada canto do evento.

O festival destacou-se não somente para o prazer do reencontro entre pessoas, mas também por um retorno dele às raízes da publicidade: não apenas impactar e chamar atenção de uma ou outra parte do público, mas também vender e gerar mudanças significativas no mundo. 

Veja casos como o Grand Prix Titanium “All the ads” da W+K para Doordash, falando em retorno em vendas, ou o caso todo brasileiro da AlmapBBDO, “Instinto Paterno” para o Boticário, que ganhou um bronze no último dia na importantíssima categoria Glass, que acima de tudo deu a faísca inicial à aprovação de uma lei a favor da extensão da licença paternidade. Ou seja, fez a sua pequena/grande parte na mudança que queremos no mundo.

Esse foi um tema recorrente em muitas palestras e discussões. A publicidade está se reencontrando com seus objetivos originais, focando na criação de campanhas que realmente façam a diferença.

A criatividade brasileira brilhou intensamente no festival, vejam o exploit formidable de agências como acima mencionado, Almap e a DM9. Mencionadas várias vezes como grandes destaques do festival, as agências brasileiras mostraram ao mundo sua capacidade de inovar e criar campanhas memoráveis, reafirmando o talento e a criatividade do nosso País no cenário global.

Entre os muitos conteúdos propostos durante o evento no Palais, algumas apresentações se destacaram. Elon Musk, sempre visionário, abordou de forma direta e sem medo os impactos da Inteligência Artificial (IA) no setor publicitário, prevendo que a IA inevitavelmente substituirá muitos empregos do setor. Ele enfatizou a importância da execução sobre a criação, gerando bastante desaprovação e desconforto entre os delegados do festival, prevendo entre outras coisas, além do segmento publicitário, um futuro próximo onde todos teremos um robô pessoal em casa, e “casualmente” a Tesla já está trabalhando na primeira geração desses robôs.

Por outro lado, as apresentações do Google sobre os avanços em IA foram menos entusiasmantes, mas sempre relevantes, levantando discussões sobre o verdadeiro potencial inovador dessas tecnologias que, por enquanto, utilizam um repertório de criações já existentes.

Um tema interessante, amplamente discutido, inclusive na palestra de David Droga com a CMO do J.P. Morgan & Chase, Carla Hassan, é a incorporação do propósito dentro da própria marca, ao invés de tratá-lo como um objetivo externo. Além disso, debates como aquele referente a como gerar conteúdo memorável nos dias de hoje, deixou claro mais uma vez, que elementos como gerar emoção, escolher bem o casting, personagens e a justa música continuam sendo cruciais para a diferenciação e o sucesso das campanhas publicitárias. Com o sem IA, que seja.

Voltar do Cannes Lions é trazer na bagagem não apenas lembranças inesquecíveis, mas também uma nova perspectiva sobre o papel da publicidade no mundo atual. O festival foi uma celebração da criatividade, das conexões humanas e do poder transformador da publicidade. Ao retornar, estamos prontos para aplicar tudo o que aprendemos, a continuar negócios e parcerias, as sementes das quais foram implantadas em terras francesas e inspirar outros com nossa própria criatividade e entusiasmo renovados pelas energias e o altíssimo astral que permeia a Riviera e o festival durante toda a semana do evento. 

Até Cannes Lions 2025, não vejo a hora.

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