Tem coragem de mudar?
Eficácia e Impacto exigem algo a mais de nós como profissionais da indústria da comunicação
Eficácia e Impacto exigem algo a mais de nós como profissionais da indústria da comunicação
20 de junho de 2024 - 10h23
Esta edição de Cannes Lions parece que está com as asinhas de fora, e isso é bom demais. Para falar de sustentabilidade, uma das vozes presentes no line-up era do coletivo Clean Creatives, que no passado já esteve por aqui, mas como ativistas em pleno protesto. Para abordar a diversidade, primeiro garantiu a representatividade e reforçou as ações de inclusão (chamadas de ERA – Equidade, Representação e Acessibilidade). Até para resolver desavenças do passado com o mercado, convocou o Mark Read para pressionar Elon Musk na sessão do terceiro dia e perguntou o que ele quis dizer quando mandou todo mundo para casa do chapéu. Mas, não pára por aí não. Sobrou até para quem gerencia marketing e publicidade.
A sessão que contou com o CFO do McDonalds Ian Borden e a CMO Morgan Flatley mostrou como destravar a dualidade entre marca e resultados de negócio alinhando linguagem, indicadores e conhecimento. No dia seguinte foi a vez da Karen Crum da EY mostrar por que enxergar marca e marketing como alavancas da organização que precisam ser gerenciadas com muita matemática e estratégia. Tudo isso para gerar o resultado esperado, para criar a maquininha do crescimento. E foi isso que a CMO do Instacart Laura Jones fez, juntou todos os dados, construiu o caso e o modelo financeiro do topo ao fim do funil para então investir com propriedade na campanha e na criatividade.
No terceiro dia, quem engrossou o coro foi a Grace Kite, referência quando o assunto são os estudos de eficácia. Segundo a consultora, o investimento em publicidade e em marca é o que sustenta o super-poder do preço. Na hora que o negócio mais precisa é a hora que precisamos da coragem de investir mais.
Os relatórios e os estudos são apenas as referências para a nossa estratégia e para a otimização dela. Mas ela não evolui se as decisões não forem tomadas. Se o mix de marketing não mudar, se a campanha continuar a mesma, se não sustentarmos o preço ou a performance com a marca, o impacto pode simplesmente minguar. Assim como no tema sustentabilidade e diversidade, o resultado só vem com a mudança. Temos as métricas, temos informação, mas será que temos a coragem?
Eficácia e Impacto exigem mais do que dados, tudo isso requer ousadia pura. Talvez por isso combinam tanto com criatividade.
Compartilhe
Veja também