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Yanomamis e Princesa Tiana ganham leões em Cannes Lions

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Yanomamis e Princesa Tiana ganham leões em Cannes Lions

As campanhas HUTUKARA e a Princesa e a Coroa conquistam Leões de Bronze em Entretenimento abordando causas sociais de grande impacto para o nosso país


21 de junho de 2024 - 10h59

A primeira campanha é a HUTUKARA criada pela DM9 São Paulo para Salgueiro em parceria com a ONG Urihi Yanomami. Ela recebeu um Leão de Bronze na subcategoria Live Entertainment. A ideia de dar luz ao genocídio indígena em um dos nossos eventos de maior audiência ao vivo e relevância cultural (que transborda a cobertura nacional, inclusive) merece ser aplaudida.

O musical Hutukara, apresentado durante o Carnaval do Rio de Janeiro, no desfile do Acadêmicos do Salgueiro é um nova forma de protesto cultural e usa do Entretenimento para chamar atenção do público contra o garimpo ilegal e o desmatamento da Amazônia. Essa nova abordagem para protestar não foi exclusividade do case brasileiro, o case americano “The Monopoly” – um protesto contra o monopólio da Ticketmaster nos Estados Unidos – pode servir de parâmetro para o quanto o Entretenimento tem sido uma força de conscientização, engajamento e transformação.

Mas voltando ao Hutukara, foi desafiador traduzir para os jurados de outros continentes o tamanho do nosso Carnaval e do impacto da Escola de Samba. Com 3 mil participantes, 6 carros alegóricos e diante de um público de 100 mil pessoas, o espetáculo contou a história deste povo, desde sua origem até os desafios enfrentados atualmente. A apresentação foi um verdadeiro sucesso nas mídias e redes sociais, causando impacto e reflexões sobre conscientização e despertando apoio à causa. Hutukara emocionou o público ao destacar a importância de preservar as tradições indígenas, por meio de uma narrativa poderosa e comovente. Isso não resolve as dores do povo indígena, mas amplia o nosso conhecimento e reflexão sobre o tema.

Hutukara

Outra ação que ganhou destaque é THE PRINCESS AND THE CROWN, desenvolvida pela SOKO São Paulo para Sunsilk, a marca Seda no Brasil, que também ganhou um Leão de Bronze na subcategoria Brand Partnerships, Sponsorships & Collaborations. Em uma parceria altamente assertiva, Disney e Seda, apresentaram a Princesa Tiana com seus cabelos naturais, gerando um impacto cultural e promovendo mudanças significativas na Disney, como a criação de uma nova boneca e a presença da Princesa Tiana com seus cachos durante as atrações do parque. Mas por quê isso é premiável? Uma das poucas princesas negras da Disney nunca tinha seus cabelos expostos. Estavam sempre presos. Enquanto as princesas brancas e loiras que foram a representação “ideal de beleza” para meninas e mulheres ao redor do mundo por décadas, sempre tiveram suas madeixas livres, leves e soltas. Pode parecer uma sutileza, mas crianças entendem nuances muito bem e essas refletem significativamente em sua autoestima. Palavra de quem já foi uma criança negra um dia.

No Brasil, aproximadamente 56% da população considera-se negra, e existe pouca representação para o público infantil. O objetivo deste projeto é justamente trazer essa representatividade e alavancar expressivamente o empoderamento feminino, ao quebrar estereótipos e promover a diversidade. Ao criar um diálogo sobre autoaceitação, a campanha não só gerou buzz, mas também promoveu a inclusão, gerando uma conexão profunda com o público e inspirando novos padrões de beleza.

The Princess and the Crown

Olhando para o Futuro

O Festival de Cannes é o palco das mentes mais brilhantes e criativas, reconhecendo o que existe de mais extraordinário no marketing. A jornada aqui em Cannes está perto do fim na França, mas está apenas começando para o mundo, uma vez que essas campanhas tornam-se um modelo inspirador para os próximos anos da publicidade.

Precisamos falar mais sobre Entretenimento.

É importante destacar que o Brasil historicamente enfrenta dificuldades em alcançar o reconhecimento merecido na categoria de Entretenimento. Há muitos obstáculos, de compreensão da importância do branding ao entendimento da categoria em si. Apesar da criatividade e potencial das agências brasileiras, é preciso mais esforços para superar uma presença ainda tímida na categoria.

É essencial continuar aprendendo com os melhores cases do mundo e adaptando essas inspirações à nossa realidade. Com parcerias estratégicas e dedicação, o Brasil possui o potencial de não apenas participar e angariar Leões, mas de se destacar e revolucionar o entretenimento no cenário global.

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