Assinar

Nostalgia, sustentabilidade e crossover na estreia dos games

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Nostalgia, sustentabilidade e crossover na estreia dos games

Novata Entertainment for Gaming concede Grand Prix para “Clash from the Past” e mostra oportunidades para marcas lidarem com todo o ecossistema em torno dos jogos


21 de junho de 2023 - 6h00

O Grand Prix, prêmio máximo da categoria, ficou com a campanha “Clash from the Past”, da Wieden+Kennedy Portland em parceria com a Spark & Riot para o Clash of Clans (Crédito: Reprodução)

Já há alguns anos campanhas envolvendo games são destaque no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Em 2022, por exemplo, o júri destacou como a ideia mais inovadora do ano a campanha “Long Live the Prince”, criado pela Engine, de Londres,  para a Kyan Prince Foundation

A ação colocou, dentro do Fifa 21, Kiyan Josiah Prince talento do esporte que foi assassinado aos 15 anos, em 2006. O avatar foi criado a partir de um estudo aprofundado sobre seus movimentos, corpo e estilo de jogo. Foi a proeminência de ações, como essa, e a relevância do setor enquanto vertical de receita que levou os games a terem uma categoria própria em 2022

Na noite desta terça-feira, 20, o Entertainment for Gaming teve os seus primeiros premiados. O Grand Prix, prêmio máximo da categoria, ficou com a campanha “Clash from the Past”, da Wieden+Kennedy Portland em parceria com a Spark & Riot para o Clash of Clans. A ação, que marca o décimo ano do jogo, comemorou um aniversário falso de 40 anos para que os usuários de um jogo de celular pudessem experimentar os cartuchos e jogos de fliperama. 

A iniciativa envolveu uma nova animação, parceria com marcas e um minidocumentário.

https://www.youtube.com/watch?v=ZO_Hs2nDpT8

O brasileiro “Los Santos +3º”, da VMLY&R para o Greenpeace, que já havia arrecadado 2 Ouros e 2 Bronzes em 2022, levou Ouro para casa agora na categoria de Gaming. Los Santos +3º mostra como a cidade do GTA RP ficaria sob os efeitos da crise climática. 

A categoria premiou outros 2 Ouros. Um para “Fighting to Remember”, da McCann Tel Aviv para Zikaraon Basalon , uma organização dedicada a manter vivas as histórias de sobreviventes do holocausto. A ação uniu jogadores de Call of Duty World War II e sobreviventes para aumentar a consciência das gerações mais jovens sobre o holocausto. 

O outro ouro ficou com “Fifa 23 X Ted Lasso”, da EA Sports Fifa e Apple Cupertino. A campanha transformou o time AFC Richmond e seu treinador, Ted Lasso – da série homônima – em personagens jogáveis no Fifa 23. 

Outras brasileiras figuram na lista como “The Gaming Cap”, da VMLY&R para a Dell, com Prata. “Mission: Whopper”, dividida entre David São Paulo e Buenos Aires para Burger King; “Burger Glitch” da David São Paulo para o Burger King; e “Game-Her” da Soko para Guaraná Antárctica ficaram com Bronze. 

Francine Li, head de marketing global da Riot e presidente do júri, de Entertainment for Gaming, afirmou estar animada com a pluralidade apresentada na categoria esse ano. “Nós vimos trabalhos de empresas de jogos e de marcas que não estavam neles. Vimos trabalhos de todo o mundo e que representam as diferentes partes do ecossistema de jogos”, afirma. 

Para ela, o caminho para as marcas é justamente explorar essas possibilidades. “Muitas marcas que querem descobrir como fazer jogos pensam, muitas vezes, apenas no jogo em si. Como posso me integrar ao jogo? E, claro, Los Santos é um exemplo muito bom de quando as pessoas mudam o jogo, mas há muitas oportunidades in gaming para lidar com todo o ecossistema em torno dos jogos”, aponta a presidente do júri. 

Publicidade

Compartilhe