Gut conquista Grand Prix de Media e Brasil chega a 77 Leões
Ação “Tá na mão”, para Mercado Livre, vence disputa por prêmio principal da área e coloca Gut em quarto lugar no ranking nacional, liderado por Almap, DM9 e VML
Gut conquista Grand Prix de Media e Brasil chega a 77 Leões
BuscarAção “Tá na mão”, para Mercado Livre, vence disputa por prêmio principal da área e coloca Gut em quarto lugar no ranking nacional, liderado por Almap, DM9 e VML
Alexandre Zaghi Lemos
19 de junho de 2024 - 15h25
Apertos de mãos na tela da Globo exibidos simultaneamente com um cupom de desconto com QRCode para estimular compras da audiência durante a Black Friday de 2023. A inédita ação “Tá na mão”, desenvolvida pela Gut para Mercado Livre, marca que tem o gesto como símbolo, venceu a disputa pelo Grand Prix de Media na 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. O troféu é a principal conquista do Brasil na terceira cerimônia de entrega de prêmios do Cannes Lions 2024, realizada na noite desta quarta-feira, 19.
A área de Media é a de melhor performance do Brasil até agora nesta edição do evento, com 1 Grand Prix, 2 Leões de Ouro, 4 de Prata e 4 de Bronze – as Pratas e Bronzes estão sendo publicadas antecipadamente, veja aqui.
Os prêmios de quarta fizeram a Gut (1 Grand Prix, 4 Pratas e 2 Bronzes) avançar para o quarto lugar no ranking de agências brasileiras, liderado por AlmapBBDO (1 Grand Prix, 2 Ouros, 3 Pratas e 8 Bronzes), DM9 (2 Ouros, 4 Pratas e 8 Bronzes) e VML (3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze) – veja o ranking completo mais abaixo.
Os dois Leões de Ouro em Media foram entregues para “Patrocínio Limpo”, da DM9 para Consul, ação que tirou todos os patrocinadores da camisa do Clube Atlético Juventus; e “No Ad”, da Lew’Lara\TBWA para Pague Menos, movimento pela retirada de anúncios de vídeos publicados no Youtube com conteúdos ligados à saúde considerados urgentes.
A competição de PR também foi pródiga em Leões para o Brasil, com 1 Ouro, 2 Pratas e 3 Bronzes. O Ouro foi conquistado pela AlmapBBDO pelo case “Gerações”, desenvolvido para a comemoração dos 70 anos de Brasil da Volkswagen, que causou comoção no ano passado ao reviver Elis Regina com a ajuda de inteligência artificial. Nesta mesma área de PR o case somou ainda 1 Prata e 1 Bronze, e já havia conquistado 1 Bronze em Entertainment for Music.
O quarto Leão de Ouro do dia do Brasil veio da área de Creative B2B, com o case “Thanks for Coke-Creating”, da VML Nova York, Kansas e São Paulo para Coca-Cola. A campanha ganhou também 1 Prata nesta área de Creative B2B e já havia conquistado outros dois Ouros nos dias anteriores, um em Industry Craft e outro em Print & Publishing. O trabalho exalta interpretações não-oficiais do logo da Coca-Cola ao redor do mundo, mais especificamente reproduções feitas por estabelecimentos locais, como mercadinhos e bares de regiões periféricas.
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze
(*) A produtora brasileira, com sede em Curitiba, aparece nas inscrições da área de Film Craft como cocriadora do filme “Ashe Versus”, da TBWA\Health Collective, de Nova York, para a farmacêutica Moderna
(**) O case “Dia das Mães”, vencedor de Bronze em PR, é uma criação conjunta da BETC Havas e da Suno United Creators, portanto, esse prêmio está computado para as duas agências
Grand Prix em Media: “Tá na mão”, da Gut para Mercado Livre
Leão de Ouro em Media: “Patrocínio Limpo”, da DM9 para Consul
Leão de Ouro em Media: “No Ad”, da Lew’Lara\TBWA para Pague Menos
Leão de Ouro em PR: “Gerações”, da AlmapBBDO para Volkswagen
Leão de Ouro em Creative B2B: “Thanks for Coke-Creating”, da VML Nova York, Kansas e São Paulo para Coca-Cola
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Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus