No último dia, Brasil ganha somente 2 Leões de Bronze e zera em Film
Conquistas de Bronzes são de AlmapBBDO, em Glass, e Africa, em Sustainable Development Goals; ausência de Leão em Film é inédita na história da participação do País no festival
No último dia, Brasil ganha somente 2 Leões de Bronze e zera em Film
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Alexandre Zaghi Lemos
21 de junho de 2024 - 9h29
“Instinto Paterno”, da AlmapBBDO para O Boticário conquista Leão de Bronze em Glass (crédito: reprodução)
Embora tenha encerrado sua participação nas 30 competições do Cannes Lions 2024 com boa performance, totalizando 92 Leões, o Brasil vive um anticlímax neste último dia de festival. Além de ter saído sem nenhum prêmio nas duas áreas mais aguardadas do evento, Film e Titanium, o País conquistou apenas dois Leões de Bronze nas premiações que entregam troféus nesta sexta-feira, dia 21. A ausência de Leão em Film é inédita, na história da participação do Brasil no festival.
Em Glass, a AlmapBBDO e O Boticário ganharam Bronze por “Instinto Paterno”. Essa é uma das áreas em que os finalistas são apresentados ao vivo por executivos das agências e dos anunciantes ao júri, em uma das salas do Palais des Festivals, com presença de público. A diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário, Marcela de Masi, participou da apresentação do case brasileiro e contou sua experiência no blog coletivo Diário de Cannes. O resultado de 1 Bronze em Glass é igual ao alcançado pelo mercado brasileiro no ano passado.
Já na competição de Sustainable Development Goals, o desempenho piorou de 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze em 2023 para apenas 1 Bronze em 2024 para o case “Reviews”, da Africa Creative para Heinz.
As áreas de Film e Titanium se comprovaram como duas das mais difíceis para a publicidade brasileira. Em Titanium, o Brasil só conseguiu ser premiado duas vezes: no ano passado, com “Bring home the bud”, desenvolvido pelos escritórios da Wieden + Kennedy de Nova York e São Paulo e pela Africa Creative; e em 2013, quando o País recebeu o Grand Prix da área, com “Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy para Dove, da Unilever – até hoje a ação brasileira mais premiada da história do festival, com 18 troféus. Em 2024, três cases brasileiros foram finalistas em Titanium.
Na competição de Film, que deu origem ao Cannes Lions, o Brasil sai com gosto amargo da edição deste ano: desde que começou a participar do evento, em 1971, é a primeira vez que o País sai sem nenhum Leão. Embora a performance do Brasil tenha caído nas últimas edições, houve as conquistas de 1 Prata em 2023, 2 Bronzes em 2022 e 1 Prata e 5 Bronzes em 2021. O último Leão de Ouro da publicidade brasileira em Film é de 2019. Em 2014, dois filmes nacionais estiveram entre os finalistas.
Leão de Bronze em Glass: “Instinto Paterno”, da AlmapBBDO para O Boticário
Leão de Bronze em Sustainable Development Goals: “Reviews”, da Africa Creative para Heinz
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