O epicentro da criatividade também precisa transbordar diversidade
Espero, em 2024, um Palais mais plural e preparado para conversas importantes sobre metas alcançadas de diversidade na indústria da comunicação e marketing
O epicentro da criatividade também precisa transbordar diversidade
BuscarEspero, em 2024, um Palais mais plural e preparado para conversas importantes sobre metas alcançadas de diversidade na indústria da comunicação e marketing
17 de junho de 2024 - 9h36
Em poucos dias, os tapetes vermelhos serão estendidos para o maior festival de criatividade do mundo. Debates sobre o futuro da comunicação, provocações sobre inovação e reflexões sobre a chegada de vez da Inteligência Artificial terão início, isso sem contar as expectativas sobre as premiações e o que elas contarão sobre a nossa indústria que estará presente somente ao respirar o ar de Cannes, nos próximos dias.
Para mim, o grande destaque de 2024 deve ser a diversidade. Como experts em comunicação e marketing, carregamos a responsabilidade de transformar estereótipos, questionar padrões e trazer um reflexo fiel da pluralidade que faz parte do nosso mundo e traz inovação e resultados de negócios às mesas. É certo que essa transformação não acontecerá sozinha, e que ainda temos um grande trabalho a ser feito, mas sem criarmos os precedentes dentro da própria indústria, o caminho fica mais longo.
Enquanto o Brasil dá passos largos ao retrocesso, sendo o último deles o PL 1.904/24, que equipara aborto ao crime de homicídio simples, minha expectativa pra Cannes é exatamente o oposto. Eu espero estar cara a cara com a evolução da agenda de diversidade e inclusão, seja no perfil dos palestrantes e atendentes, com um palco refletindo a multiplicidade de vozes na nossa indústria, seja com um olhar diferenciado sobre a criatividade, com iniciativas como o See It Be It, programa de aceleração de carreira de mulheres e pessoas não-binárias do qual faço parte, indicando uma abertura maior para o tema, seja no papel da inteligência artificial para a criação de esforços inclusivos na nossa indústria.
A publicidade precisa ser feita de mais mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e de diferentes origens sociais e culturais, compartilhando suas histórias e ideias. Chego ao Cannes Lions 2024 com a certeza de que esse é o momento de cobrarmos metas atingidas e planos de ação para continuarmos no caminho da evolução, sempre galgando alguns passos a mais em direção à diversidade.
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