O marketing de influência chega à fase adulta

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Diário de Cannes

O marketing de influência chega à fase adulta

O festival  anunciou o lançamento do Lions Creators, uma nova programação para criadores, o que demonstra a maior visibilidade do assunto no evento em 2024


13 de junho de 2024 - 14h47

São claros os estágios do desenvolvimento humano, bem como os passos trilhados até chegar na vida adulta, ou melhor, na maturidade. A infância é um período de aprendizagem, de descobrir o mundo à sua volta e as relações entre as pessoas; vêm a fala, o andar e geralmente iniciamos os estudos, aprendendo regras e limites. Depois chega a temida adolescência, onde ocorrem muitas transformações no corpo e na mente.

A revolucionária e transformadora época da faculdade, e também do início da vida afetiva. Ao chegarmos na etapa adulta as mudanças se estabilizam e as responsabilidades aumentam. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta financeiramente estável, de forma completa ou parcial, por meio dos êxitos no trabalho. Aqui traço um paralelo dessa evolução com o marketing de influência!

Assim como um indivíduo que nasce, cresce e se desenvolve ao longo do tempo, essa área também tem passado por processos semelhantes de crescimento, adaptação e, naturalmente, de maturação. E diante deste cenário, sem dúvida podemos afirmar que atualmente ela está chegando à sua maioridade.

O Festival Internacional de Cannes Lions, que acontece de 17 a 21 de junho de 2024, anunciou o lançamento do LIONS Creators: uma nova programação selecionada para criadores e profissionais específicos da indústria. O evento oferecerá um fórum dedicado ao assunto com experiências exclusivas de aprendizado e networking, para criadores e para os que trabalham na Creator Economy em geral. As atividades incluem uma série de mesas redondas exclusivas do LIONS x Change, filmadas diante de um público ao vivo de delegados do LIONS Creators. O Creator Day inaugural também incorporará o Social & Influencer Lions Awards Show, na quarta-feira do evento.

O fato do tema ganhar tanta visibilidade dentro do evento em 2024 demonstra o caminho de evolução. A nova iniciativa abraça o crescimento consistente como um pilar crítico para os profissionais de marketing no evento. Não se trata apenas de uma mudança muito importante para o Cannes Lions — referência global para a indústria de publicidade e comunicação criativa — mas sim para o segmento de marketing como um todo, à medida que os holofotes se voltam para os creators e sua crescente importância no futuro da publicidade.

Para Thea Skelton, vice-presidente de eventos do LIONS, “os criadores são uma parte cada vez mais importante do mix de marketing e sua presença no Cannes Lions tem crescido à medida que testemunhamos a ascensão da economia dos criadores”, disse. “Reconhecemos que a criatividade pode assumir diferentes formas e queremos inspirar-nos num espectro mais amplo e diversificado de disciplinas criativas que ajudarão a inspirar excelentes trabalhos”.

Porém, junto desse amadurecimento vem todas as responsabilidades de uma vida adulta, digamos assim. É preciso, portanto, estar atento a todos os desafios desta indústria, como o combate constante das fake news, por exemplo, e sempre desenvolver novas ferramentas e processos que tragam mais segurança nas escolhas dos influenciadores. Outra dor importante de ser endereçada é a de como melhorar as mensurações nos reports pos-buying.

Será necessário, cada vez mais, usar dados nas construções de projetos de comunicação, mensurar KPIs e, principalmente, estabelecer uma disciplina que, de fato, possa contribuir para o negócio das marcas e seus mais diversos objetivos – sejam eles de awareness, de consideração e até de conversão.

A fase adulta chegou e o amadurecimento é saudável para todos os integrantes da cadeia de comunicação. Que venha a fase madura!

 

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