Assinar

Personalidades do entretenimento e da indústria passarão pelo Palais

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Personalidades do entretenimento e da indústria passarão pelo Palais

Spike Lee, Jon Batiste, Halle Berry, Michael Johnson, Will.i.am e Kevin Hart estão entre destaques dos mais de 400 palestrantes que irão compor a programação de seminários da 70a edição do evento


14 de junho de 2023 - 16h14

O cineasta Spike Lee, que será homenageado como “Creative Maker of the Year” (Crédito: Elijah Nouvelage-for-The-Post-GettyImages)

Menos estrelado que em anos anteriores, em termos de atrações da cultura pop estreando nos palcos do Palais des Festivals, o Cannes Lions 2023, ainda assim trará ao evento personalidades do cinema e da música (confira agenda ao final desta nota). Mais de 400 palestrantes passarão pelo evento, tratando principalmente de temas ligados a diversidade e tecnologia, sendo a IA generativa a bola da vez.

O maior destaque do meio cultural será o cineasta Spike Lee, homenageado como “Creative Maker of The Year”. Diretor de cinema e televisão premiado — já recebeu Oscars, da academia norte-americana, e o Bafta, da britânica —, recentemente tornou-se parceiro da Netflix, onde dirigiu e participou do roteiro de Da 5 Bloods e criou, escreveu e dirigiu a série She’s Gotta Have It. Hoje, também dirige um documentário para a ESPN Films sobre o ex-jogador de futebol americano e ativista pela igualdade racial Colin Kaepernick. Em sua carreira, Spike Lee também tem documentários para a HBO, como o NYC EPICENTERS 9/11 2021½ e American Utopia. Já entre os longas que marcaram sua carreira, estão Do the Right Thing, Malcolm X e BlacKkKlansman.

A atriz Halle Berry, que também já esteve no festival, volta ao sul da França, destacada como alguém que luta para criar oportunidades a cineastas e roteiristas marginalizados, dando mais visibilidade a eles no mundo do entretenimento. Ela também trabalha no apoio a organizações que ajudam vítimas de violência doméstica. Em 2020, criou a Re-Spin, uma comunidade focada em saúde, bem-estar e espiritualidade.

Também do mundo do audiovisual, Kevin Hart, fundador da Hartbeat, será outro homenageado do festival, mas como “Entertainment Person of the Year”. O ator, comediante, rapper e roteirista já recebeu nomeações ao Emmy e ao Grammy. Fenômeno de Hollywood, onze de seus filmes atingiram primeiro lugar e arrecadando mais de US$ 4,23 bilhões em receita global. Hoje, a plataforma multimídia une os melhores recursos de produção de TV e cinema da Hartbeat Productions à ampla rede de distribuição da Laugh Out Loud, juntamente com seus recursos de marketing, vendas, experiência, conteúdo de marca, digital e social. Hart tem desenvolvido filmes, programas de TV e podcasts para parceiros como Netflix, Peacock, Sirius XM e Audible.  Eclético, Kevin Hart também é cofundador da Gran Coramino, uma marca premium de tequila e tem um restaurante “plant based” chamado Hart House.

 

Da música à tecnologia

Do vídeo ao áudio, outro habitué do Cannes Lions é o rapper Will.i.am, que nos anos 1990, era destaque no grupo Black Eyed Peas e em sua carreira musical já levou nove Grammys. Muitas águas passadas de lá para cá, ele se apresenta, no entanto, como CEO da FYI.AI, uma ferramenta de mensagens via IA para Web 3, e empreendedor em tecnologia associada ao trabalho como filantropo. Isso porque ele contribui para incentivar jovens em vulnerabilidade social a se prepararem para um futuro marcado por IA, ferramentas e produtos autônomos e robótica. Wil.i.am também é consultor criativo e futurista, ou seja, alguém sem fronteiras entre diferentes disciplinas.

E entre as novidades no festival, o cantor Jonathan Michael Batiste — nome artístico Jon Batiste — é descrito como um dos mais prolíficos e versáteis músicos de sua geração. Com apenas 36 anos, ele é o segundo compositor negro na história, depois do ícone do jazz Herbie Hancock, a vencer um Oscar por composição. O feito foi em 2020, pela trilha da animação Soul. No ano seguinte, ele conquistou cinco prêmios Grammy. Jon Batiste pertence a uma família de músicos profissionais de New Orleans e frequentou a renomada Juilliard School, de Nova York. Seu último álbum, We Are, de 2021, foi aclamado pela crítica de veículos como Rolling Stone e Billboard.

 

Estrelas do meio

Entre as personalidades da indústria que novamente estarão no festival este ano estão os CMOs de duas das maiores empresas de bens de consumo do mundo, Marc Pritchard e Conny Braams, respectivamente, CBO da P&G e CDCO da Unilever.

O brasileiro Marcel Marcondes, CMO da AB Inbev, abre a programação de seminários, na 2ª-feira, 19, ao falar como Anunciante do Ano. Além dele, estão na programação Celso Athayde, presidente da Central Única das Favelas; Gilson Rodrígues, do G10 Favelas, além de Fernando Machado, agora CMO da NotCo, e PJ Pereira, fundador da Pereira & O’Dell.

E no que diz respeito às agências, os destaques começam pela homenagem a Susan Hoffman, CCO da Wieden+Kennedy, que receberá o Leão de São Marcos, pelo conjunto de sua trajetória na indústria. Outros figurões do mercado serão John Hegarty, David Droga e Martin Sorrell — este, inclusive, que antes da pandemia, chegou a sugerir a realização do “Cannes” Lions em Nova York, mas, mesmo a contragosto, sempre marca presença na Riviera Francesa.

Publicidade

Compartilhe