Alexandre Zaghi Lemos
18 de junho de 2024 - 10h28
Projeto de transmissão de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino pelo app de entregas iFood dá Leão de Prata para a DM9 em Entertainment for Sport (Crédito: Reprodução)
No segundo dia de premiações do Cannes Lions 2024, as agências brasileiras já garantiram mais 15 Leões para o País, sendo 4 de Prata e 11 de Bronze. Os Grand Prix e Ouros também já foram informados para a imprensa, mas sob embargo até o momento da entrega dos prêmios na cerimônia de hoje à noite.
A DM9 conquistou 1 Prata e 4 Bronzes, com destaque para o case “Hutukara”, para Salgueiro e Urihi Yanomami, vencedor de Bronzes em Entertainment, Entertainment for Music e Industry Craft. Também foram premiadas: Le Pub (1 Prata e 1 Bronze), Artplan (1 Prata), Gut (1 Prata), AlmapBBDO (2 Bronzes), Galeria, Isla, Soko e The Youth (todas com 1 Bronze cada).
A organização do festival mudou este ano a sua política de divulgação, passando a liberar a publicação antecipada dos vencedores de Pratas e Bronzes, mas mantendo o embargo à imprensa para Ouros e Grand Prix, até que sejam entregues nas cerimônias do Palais des Festivals todas as noites.
Esperando Grand Prix
Enquanto aguarda a entrega do Grand Prix de Entertainment for Music, a AlmapBBDO comemora o primeiro Leão para a sua campanha “Gerações”, desenvolvido para a ação que comemorou os 70 anos de Brasil da Volkswagen, e causou comoção no ano passado ao reviver Elis Regina com a ajuda de inteligência artificial, vencedor de Bronze. Nesta mesma competição de Entertainment for Music, a Gut conquistou Prata com “The Forbidden Gift Shop”, para Mercado Livre; e a DM9, Bronze para “Hutukara”, para Salgueiro e Urihi Yanomami.
Nas outras três competições de Entertainment, o Brasil não conquistou Ouros, portanto, não chegou a concorrer a Grand Prix. Em Entertainment for Sport, o País somou 1 Prata e 2 Bronzes. A DM9 ganhou Prata por “Audience Delivery”, o projeto de transmissão de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino pelo app de entregas iFood. Os Bronzes foram para “The Sweat Side of Sponsorship”, da Isla para Gatorade, e “Imaginary Squads”, da Galeria para Itaú.
Em Entertainment Lions for Gaming, houve 1 Prata e 1 Bronze para “The Gaming Fridge”, cocriação entre os escritórios da Le Pub de Milão e de São Paulo para a Heineken. E, em Entertainment, dois Bronzes para “Hutukara”, para Salgueiro e Urihi Yanomami, e “The Princess and The Crown”, da Soko para Sunsilk.
Design, Film Craft e Industry Craft: esperando Ouros
As concorrentes brasileiras ainda receberão, na cerimônia de hoje à noite, mais três Ouros, nas áreas de Design, Film Craft e Induztry Craft. Em Design, houve também 1 Leão de Prata, para “Atacama Fashion Week”, da Artplan para Desierto Vestido & Fashion Revolution; e 1 Leão de Bronze, para “Blood Aid”, da DM9 para Dasa.
Em Film Craft, enquanto aguarda a entrega de Ouro na cerimônia da noite, a produtora The Youth, que tem sede em Curitiba, já comemora 1 Leão de Bronze pelo filme “Ashe Versus”, creditado pelo festival ao Brasil e aos Estados Unidos. O trabalho foi criado pela TBWA\Health Collective de Nova York, agência onde há vários brasileiros atuando, como os criativos Bruno Bomediano, Victor Toyofuku e Tiago Pinheiro e o head de estratégia planejador Rogério Colantuono.
O Brasil soma, ainda, outros dois Bronzes em Industry Craft, para “Hutukara”, para Salgueiro e Urihi Yanomami, e “Luzes Negras”, da AlmapBBDO para Bradesco Seguros, Goma, Empregue Afro e Museu Afro-UFBA.
Das categorias reveladas nesta terça-feira, dia 18, a única que não teve nenhum premiado brasileiro foi Digital Craft.