Quais são os cases globais com mais chances de emplacar Leões?
Dez profissionais consultados pela reportagem de Meio & Mensagem apontam quais cases internacionais devem se destacar nesta edição do festival
Quais são os cases globais com mais chances de emplacar Leões?
BuscarDez profissionais consultados pela reportagem de Meio & Mensagem apontam quais cases internacionais devem se destacar nesta edição do festival
Isabella Lessa
12 de junho de 2024 - 16h11
Todos os anos, a reportagem de Meio & Mensagem consulta profissionais de criação brasileiros para saber quais são suas apostas para o Cannes Lions – mais especificamente, são questionados sobre quais são as campanhas internacionais que, segundo eles, devem ganhar mais Leões no festival.
Dessa vez, dez executivos de criação enviaram seus palpites. Dois deles são presidentes de júri do júri de Brand Experience & Activation e Innovation, respectivamente: Anselmo Ramos, cofundador e chairman da Gut, e e Diego Machado, CCO global da AKQA. Também participaram Anna Martha Silveira, diretora executiva de criação e chief culture officer da FCB Brasil, Bianca Guimarães, sócia e diretora executiva de criação da Mischief @ No Address, Joana Plautz, diretora de criação da David Miami, Keka Morelle, CCO da Ogilvy Latam, PJ Pereira, creative chairman da Pereira O’Dell, Rafael Pitanguy, deputy global CCO da VML, e Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa Creative.
Dos cinco cases selecionados pelos profissionais, o campeão de votos, com oito indicações, é “WoMen’s Football”, campanha criada pela Marcel para Orange. Patrocinadora da Federação de Futebol da França (FFF), a empresa de telecomunicações francesa se posicionou em favor do futebol feminino durante a Copa do Mundo Feminina de 2023.
A Marcel, agência do Publicis Groupe, vasculhou mais de 80 filmagens de arquivo da FFF e utilizou deepfake para colocar rostos de futebolistas como Kylian Mbappé no corpo de algumas das jogadoras do Bleues, nos melhores momentos dos jogos. Na metade do filme, a tecnologia é removida e a real identidade das atletas é revelada.
O case também foi destaque em três premiações de cratividade.
No Clio Awards, conquistou 4 Grand Clios, consagrando-se como o trabalho mais premiado do festival norte-americano. No One Show, outra celebração da criatividade realizada nos EUA, recebeu o reconhecimento máximo, o troféu Best of Show. Já no D&AD, foi uma das quatro campanhas que ganhou Black Pencil, o principal troféu do evento britânico.
Confira os cases apontados pelos criativos:
“Women’s football”, da Marcel Paris para Orange — 8 votos
“Coors Lights Out”, da Rethink para Coors Light — 7 votos
“Michael Cera-CeraVe”, da Ogilvy PR North America para CeraVe, da L’Oréal — 6 votos
“All The Ads”, da Wieden+Kennedy Portland para DoorDash — 4 votos
“Banned Book Club”, da FCB Chicago para Digital Public Library of America — 3 votos
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus