Quase metade dos GPs do Cannes Lions têm participação de brasileiros

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17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Cannes

Quase metade dos GPs do Cannes Lions têm participação de brasileiros

Dos 34 GPs concedidos pelo festival este ano, ao menos 16 têm brasileiros envolvidos na aprovação, concepção ou produção


1 de julho de 2024 - 16h49

Colaborou Alexandre Zaghi Lemos (nota atualizada em 02/07, às 12h14)

“Doordash-all-the-ads”, GP de Titanium, tem participação de dois brasileiros: Felipe Ribeiro, COO da W+K Portland, e Rafael Segri, group creative director da Doordash (Crédito: Divulgação)

Dos 34 Grand Prix concedidos pelo Cannes Lions este ano, pelo menos 16 têm participações de brasileiros (47%) – seja na aprovação, na concepção ou produção da ideia.

Além dos dois GPs nacionais – “Errata”, da AlmapBBDO para Johnnie Walker, da Diageo, vencedor do troféu máximo da categoria Entertainment for Music, e “Tá na mão”, da Gut São Paulo para Mercado Livre –, mais 14 campanhas criadas por agências do exterior têm profissionais do País envolvidos.

Uma delas é um projeto latino. Terceira campanha mais premiada da 71ª edição, “Sightwalks”, da Circus Grey Lima para Cemento Sol, tem participação de três criativos: Gabriel Scmitt, que recém-assumiu como CCO global da Grey, Manir Fadel e André Gola, respectivamente CCO e diretor executivo de criação da Grey Brasil. O case ganhou GP de Design, além de 3 Ouros, 2 Pratas e 3 Bronzes em categorias variadas.

Já o GP de Print & Publishing, “Recycle Me”, criado pela Ogilvy Nova York, tem brasileiros na ficha técnica tanto do lado da produção, realizada pela Lobo, empresa com matriz no Brasil, quanto do lado do anunciante. Claudia Navarro, CMO da Coca-Cola para América Latina, é um dos nomes creditados ao case que encoraja a reciclagem de latas da bebida.

A presença brasileira foi fundamental inclusive no Grand Prix de Titanium, “Doordash-all-the-ads”, criado pela Wieden+Kennedy Portland para a Doordash em parceria com o Superette, estúdio criativo da marca baseado em São Francisco, nos EUA. O desenvolvimento do trabalho que culminou em um sorteio de todos os produtos anunciados no intervalo do Super Bowl foi liderado por Felipe Ribeiro, chief creative officer (CCO) da W+K Portland desde janeiro deste ano.

Anteriormente, ele comandou a criação da rede de agências na América Latina, período em que esteve diretamente envolvido com o case “Bring Home the Bud”, para Budweiser, que garantiu às operações de São Paulo e Nova York, e à Africa Creative, um dos Leões de Titanium concedidos na edição passada do festival. Além dele, o também brasileiro Rafael Segri, group creative director da Doordash, participou do projeto que abocanhou o troféu mais cobiçado da premiação.

Veja os nomes dos publicitários brasileiros envolvidos em campanhas que conquistaram Grand Prix no Cannes Lions 2024:

GP de Titanium
“Doordash-all-the-ads”, da Wieden+Kennedy Portland e Superette (Creative Studio at Doordash) São Francisco para Doordash
Felipe Ribeiro, CCO da Wieden+Kennedy Portland
Rafael Segri, group creative director da DoorDash

GP de Entertainment
“We are Ayenda”, da Creative X Palo Alto e Modern Arts Los Angeles para Whatsapp
Rodrigo Moran, head of creative family of apps da Meta
Lucas Heck, diretor de criação da Meta

GP de Health
“The last barf bag”, da FCB Chicago para Dramamine
Danilo Boer, global creative partner da FCB
Gustavo Dallegrave, senior art director da FCB Chicago
Luiz Faria, diretor de criação da FCB Chicago
Bruno Mazzotti vice-presidente sênior e diretor executivo de criação da FCB Chicago

GP de Digital Craft
“Spreadbeats”, da FCB New York para Spotify
Danilo Boer, global creative partner da FCB
Eduardo Tavares, diretor executivo de criação da FCB New York
*Pós-produção da Colossal, de Curitiba, com participação do estúdio de motion design Bogotá, de Curitiba

GP de Design
“Sightwalks”, da Circus Grey Lima para Sol Cement
Gabriel Schmitt, CCO global da Grey
Manir Fadel, CCO da Grey Latam
André Gola, diretor executivo de criação da Grey Brazil

GP de Creative B2B
“Meet Marina Prieto”, da David Madri para JCDecaux
Sylvia Panico, COO global da David
Saulo Rocha, CCO da David Madri

GP de Pharma
“Magnetic Stories”, da Area 23 Nova York para Siemens Healthineers
Danilo Boer, global creative partner da FCB
Vitor Araújo, diretora de criação da Area 23
Victor Afonso, diretor de criação da Area 23
Diego Torgo, diretor de criação da Area 23
Eduardo Tavares, diretor executivo de criação da FCB Chicago
*Produção de som da Sonido Lisboa, produtora de som que tem origem no Brasil. Aparecem na ficha:
Lucas Duque, fundador e diretor de música da Sonido
Lara Borges e Vanessa Mayrink, gerente de projetos da Sonido

GP de Outdoor
“Adoptable”, da Colenso BBDO Auckland para Pedigree
Rodrigo Alfieri, gerente de portfólio de cães da Mars Latam

Grand Prix for Good
“The First Speech”, da Innocean Berlim para Repórteres Sem Fronteiras
Gabriel Mattar, CCO
Ricardo Wolff, diretor executivo de criação
Maso Heck, head de arte
Will Cega, diretor associado de design
*Entre as produtoras envolvidas estão Stink São Paulo e Yatta Filmes, de Porto Alegre
Os filmes da campanha foram dirigidos pelo brasileiro Giordano Maestrelli
*Produção de áudio, da Satélite

GP de Print & Publishing
“Recycle Me”, da Ogilvy Nova York para a Coca-Cola
O case tem produção da Lobo Nova York, produtora que tem matriz no Brasil Estão na ficha técnica: Luis Ribeiro, managing partner da Lobo; Su Constantine, produtora executiva da Lobo; Vitor David, produtor da Lobo; Gabriel Nobrega e Mateus de Paula Santos, diretores de cena da Vetor Zero/Lobo.
Também constam na ficha os seguintes executivos da Coca-Cola:
Luciana Mendes, diretor sênior de estratégia criativa Latam
Rodrigo Mascarenhas, comunicação interna e brand PR
Carla Dart, senior director media consumer & shopper south zone Latam
Maria Luisa Kruel, senior media manager
Mariana David, marketing director e brand lead do Brasil

GP de Innovation
“Voice 2 Diabetes”, da Klick Health Toronto para KVI Brave Fund INC
Bernardo Romero, diretor de criação e diretor de arte da Klick Health Toronto

GP de Industry Craft
“The 100th Edition”, da Scholz & Friends Berlin para Frankfurter Allgemeine Zeitung
Rafael Pitanguy, deputy global CCO da VML

GP de Glass
“Transition Body Lotion”, da Ogilvy Singapura para Vaseline (inscrito pela Ogilvy Singapura, foi criado pelo hub do WPP para o atendimento da conta que inclui profissionais da Ogilvy e da VML)
Marco Versolato, CCO do WPP@UL
Pedro Pedreira, Associate Creative Director da Ogilvy Singapura

GP de Creative Effectiveness 
“It has to be Heinz”, da Rethink Toronto para Heinz
Tulio Pinto, Designer na Rethink
Cadu Rocha, Studio Artist na Rethink

GP de Entertainment for Music
“Errata”, da AlmapBBDO para Johnie Walker, da Diageo

GP de Media
“Tá na mão”, da Gut São Paulo para Mercado Livre

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