Alexandre Zaghi Lemos
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Artigos
2024
Avanço da inteligência artificial encoraja multinacionais a mudarem políticas de remuneração de agências, mas adoção de success fee esbarra na falta de métricas e na baixa transparência das relações comerciais
Compra do controle acionário da Eletromidia pela Globo reforça o melhor momento da história para o mercado de out-of-home, com maior atração de verbas publicitárias e oferta de conteúdo mais relevante ao público
Uma das principais conjunturas de transformação do Brasil, crescimento dos evangélicos influencia a política e o consumo, e exige atenção e representatividade nas estratégias de marketing e de comunicação das marcas
Envolvendo número recorde de canais, corrida para atrair anunciantes para os pacotes das transmissões do futebol 2025, que estão entre os mais valorizados da mídia brasileira, gera atritos em relação a dados de audiência
Washington Olivetto foi mestre na arte de agregar, misturou referências, bebeu nas melhores fontes, liderou a criação da publicidade popular brasileira e encabeçou o movimento que a globalizou
Marcas de casas de apostas virtuais irrigam mídia e patrocínios esportivos, mas avanço da regulamentação promete tirar a maioria das empresas do mercado e deixar claro que jogo é entretenimento, e não investimento
Para reforçar vocação de principal fórum de debates do País entre lideranças da indústria, Maximídia investe em curadoria de conteúdo com foco na agenda futura do mercado, pluralidade de opiniões e diversidade de temas
Prêmio chega à 45ª edição mantendo constância e estabilidade raras, preservando estrutura seletiva original, mas investindo na renovação para refletir o momento atual da indústria e, ao mesmo tempo, apontar para sua evolução
Mercado brasileiro fechará 2024 com movimentações geradas por três grandes concorrências do setor financeiro, promovidas por Banco do Brasil, Bradesco e Santander, que estão entre os maiores compradores de mídia do País
Enquanto idealizam clientes ousados, inovadores e praticantes de remuneração justa, agências de publicidade convivem com – e aceitam – a mesma prática que mais condenam: as concorrências predatórias
Embora o modelo híbrido tenha se transformado em padrão, grandes agências de publicidade ampliam dias de ida obrigatória aos escritórios e estão menos maleáveis em relação ao livre-arbítrio dos funcionários
Após recorde no faturamento publicitário da mídia brasileira no início do ano, executivos de marketing planejam crescer ainda mais a presença de suas marcas nos espaços comerciais dos veículos nos meses finais de 2024
Histórias de Silvio Santos e Roberto Medina são exemplos de perseverança e resiliência que ajudaram amudar o panorama da indústria brasileira de entretenimento, comunicação, marketing e mídia
O equilíbrio entre produtividade que impulsione negócios, ambiente que estimule a atração, evolução e retenção de talentos e contribuição para uma sociedade mais justa é, quase sempre, uma equação complexa
Talento humano e competências criativas tratados com perseverança e ambição garantem a força mobilizadora do esporte e apontam caminhos de diferenciação para a publicidade na absorção dos impactos da GenAI
Aquisição pelo Publicis Groupe da norte-americana Influential, maior agência de marketing de influência do mundo, prova que as holdings globais não abrem mão do segmento para o qual as marcas canalizam verbas crescentes
Prioridade a ações de curto prazo e medo de serem acusados de maquiar a realidade, por falta de lastro interno nas companhias, distanciam CMOs de mergulho mais efetivo na agenda ambiental, social e de governança
Humor volta à cena como ingrediente fundamental da publicidade e ocupa espaços dominados nos últimos anos pelo ativismo, pelas estratégias de engajamento com causas e seus manifestos e documentários
Cannes Lions atrai grande presença e investimento brasileiros, aglutina novas tribos ao point global da criatividade e desperta atenção com atrações que vão de Elon Musk à tocha olímpica
Cannes Lions chega à 71ª edição atraindo a atenção da indústria criativa e demandando altos investimentosno envio de peças e profissionais e em experiências que ativam a presença das marcas patrocinadoras
Alta recorde no faturamento publicitário da mídia brasileira no primeiro trimestre e bons desempenhos de veículos líderes impulsionam perspectivas positivas em relação aos resultados de 2024
Mês mais nervoso da publicidade começa com apostas nos cases favoritos a conquistarem Leões em Cannes e aquecimento nos debates que cercam o festival, como a questão de equidade e inclusão, ainda longe do ideal
Procura por ambientes qualificados de ampliação e fortalecimento das redes de relacionamentos profissionais, potencializados por oferta de informação e inspiração, move sucesso dos eventos para conexões entre lideranças
Em acirrada disputa de mercado, e enfrentando a aproximação das marcas chinesas, as duas gigantes norte-americana e sul-coreana levam o embate para o ringue criativo da publicidade
Atuação de agências de mídia na compra de espaços nos veículos para revenda aos seus clientes, com margens de lucro, provoca controvérsia nos EUA e alerta em mercados onde a prática não está instalada, como o Brasil
Executivos chefes de marketing ganham terreno com a ampliação em seus escopos de trabalho, mas ainda sofrem com a pressão de lidar com a perspectiva de curta permanência nos cargos
Chegada das agências de mídia ao topo do ranking das maiores do Brasil encerra ciclo de instalação das redes globais no País e desafia mercado a lutar para manter características que sustentam força da publicidade local
Ambiente estressado pela pulverização de opções de mídia e pelas mudanças de comportamento da audiência valoriza os profissionais especialistas na atividade, mas exige desempenhos mais fundamentados
Com tanto dinheiro na busca por cognição próxima à humana, a inteligência artificial irá além de pescar dados do passado para oferecer uma nova colcha de retalhos? O planejamento e a criação de algo original serão possíveis?
Convivência de gerações com ambições distintas impõe desafios à gestão de pessoas, em uma indústria dependente da criatividade humana e da diversidade cultural e social dos talentos que instigam sua evolução
Avanços conquistados nos últimos tempos e maior ocupação de espaços por grupos minorizados servem de álibi para o argumento de que já se avançou o possível e para sustentar cortes em iniciativas corporativas de DE&I
Com publicidade brasileira avançando acima da média global, líderes de agências expressam otimismo e projetam manutenção de crescimento para as verbas de mídia e novos negócios aliados à tecnologia
Como é impossível aplicar todas as ideias e insights colhidos em eventos como o SXSW, há de se priorizar em quais batalhas entrar, avaliar espaços para ousadia e experimentação e ter forças para navegar contracorrente
Desejo coletivo de enriquecer vivências individuais através de emoções, experiências e conexões mantém efervescência dos eventos ao vivo e prova que o anseio por interações humanas mais autênticas está latente
Com crescentes investimentos que alimentam o avanço da GenAI, como será possível manter o caráter humano na comunicação, se o cérebro artificial, além de mais ágil, for mais convincente e, até mesmo, mais atraente?
Grandes holdings da publicidade correm para contrapor a tese de que a inteligência artificial aumentará a capacidade das empresas anunciantes resolverem em casa as demandas até então delegadas às agências
Maior disposição das empresas anunciantes em internalizar tarefas da publicidade e serviços de marketing muda relação com as agências e reforça a importância de elas ocuparem os espaços de estratégia e criatividade
Em evento de Meio & Mensagem, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, traça perspectivas otimistas para a economia nacional e valoriza a transformação digital que gerou o Pix, o Drex e o projeto de open finance
CMOs entram em 2024 com perspectivas de manejarem orçamentos superiores aos investidos pelas marcas no ano passado — o que é um alento para enfrentarem cenários inóspitos e cobranças por imediatismo
Auras de inovação e ousadia, que normalmente acompanham as conquistas em festivais publicitários, são valorizadas no mundo corporativo, mantendo a atratividade dos eventos que avaliam criatividade e eficácia
Retail’s Big Show, da NRF, reflete a velocidade das transformações e a busca pela geração de negócios no curto prazo, típicas do pragmatismo do varejo, mas deixa rastros de reflexão e conhecimento para o futuro da atividade
Jogo de cooperação entre agências integrantes das grandes holdings de publicidade muda da antiga busca pelo mero alinhamento global de contas para prospecções com ofertas mais integradas e complexas
Evolução da inteligência artificial generativa (GenAI) impactará capacidades intelectuais e emocionais das pessoas, mudando jornadas de consumo, ambientes de trabalho e processos criativos