Alexandre Zaghi Lemos
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Artigos
2023
Fim de ano mescla reconhecimentos a bons desempenhos de 2023, apesar da aridez no ambiente de negócios, e projeções equilibradas da indústria de comunicação para 2024, com aceleração de investimentos em retail media
Diante de insulto de Elon Musk aos que boicotam o X, anunciantes avaliam riscos de se afastarem da rede social ou manterem ativas as conexões com os usuários, independentemente da postura — ou falta de — de seu proprietário
Política de otimização de recursos das holdings de agências acelera fusões, agrupamentos de empresas em imóveis compartilhados e centralização da operação de serviços, como execução de mídia e tarefas financeiras
Contexto econômico mais favorável que o do fim do ano passado impulsiona expectativas de marcas e empresas com Black Friday e Natal, e embasa estratégias de marketing e comunicação que aliam vendas e entretenimento
Entretenimento, mobilização social e impacto via relações públicas estão entre os caminhos que levam a comunicação comercial à eficácia, com resultados comprováveis para as marcas
Com efeitos colaterais incertos e controversos, a inteligência artificial generativa pode impulsionar uma “era da criatividade”, mas há riscos como o aumento no desgaste às políticas de diversidade, equidade e inclusão
Conflitos globais concomitantes impactam comportamento e confiança de cidadãos e consumidores, e causam medo e ansiedade nas novas gerações que chegam ao mercado de trabalho
Megafusão entre Wunderman Thompson e VMLY&R prova que ainda há espaços para consolidações na indústria, motivadas por objetivos estratégicos, mas que não fogem da necessidade de rentabilizar as operações
Grandes anunciantes globais expressam desejo de simplificar relacionamento com agências, diminuindo número de interlocutores e concentrando esforços em empresas capazes de os ajudar a desbloquear agilidade e talento
No palco, na plateia presencial, nas rodas de networking do evento e na repercussão das transmissões online, conteúdo do Maximídia estimula lideranças a refletirem sobre o valor da indústria, seus impactos e seu futuro
No Caboré, o período entre indicação e revelação de vencedores é o melhor para os indicados desfrutarem o reconhecimento do mercado e, em muitos casos, mudarem suas trajetórias, impulsionados por estarem na lista
A despeito do seu potencial de consumo, há muitas estratégias de comunicação, produtos e serviços alheios ao mercado maduros, especialmente às mulheres, que são o maior contingente e sofrem mais com o etarismo
Nova edição da pesquisa Melhores da Produção Publicitária mostra o efeito positivo de movimentos como o Free The Work, que luta por mais espaço para as mulheres no mercado de produção publicitária
Caminho que pode levar os profissionais de marketing ao topo da carreira não é linear e está pavimentado com formação acadêmica, experiências práticas e habilidades que mudam com a rapidez da transformação digital
Vício em promover concorrências por contas publicitárias causa prejuízos financeiros às agências, mas também aos anunciantes. Entretanto, esgotamento e desgaste nas relações dos envolvidos pode ser ainda pior
Mercado publicitário cresce puxado pela mídia digital e por estratégias que combinam formatos e plataformas, e conseguem, mesmo neste cenário pulverizado, extrair bons resultados em cada um dos canais utilizados
Maior pluralidade nas narrativas publicitárias contribui para elencos mais diversos, aumenta relevância estratégica da seleção de casting, mas gera questionamentos sobre cachês defasados e invasão de influenciadores
Na jornada de consumo acelerada pela digitalização, a precificação dinâmica influencia o comportamento das pessoas, impacta o posicionamento das marcas e exige mais velocidade das estratégias de marketing
Quedas na inflação, no desemprego e nos juros impactam positivamente a confiança para o consumo, a disposição para os investimentos e pavimentam com ânimo a temporada de planejamentos para 2024
Nascidos em nichos de interesse específico nas redes sociais, criadores de conteúdo e influenciadores estouram suas bolhas, diversificam produções, engajam públicos maiores e atraem mais investimentos das marcas
Total de CEOs brancos em agências norte-americanas sobe de 73% para 90% em um ano, prova de que o pé no freio da transformação gera o risco do mercado andar para trás
Velocidade com a qual avançam as aplicações da inteligência artificial assusta parte da indústria, mas há marcas e agências "encantadas com a nova invenção", abrindo caminhos nessa jornada de desdobramentos imprevisíveis
Na era da cocriação, o sucesso de um projeto aumenta quando é gerado em processos que rompem fronteiras e unem equipes mais diversas, nas quais o coletivo se sobrepõe ao individual
Predomínio em festivais de campanhas que usam o poder da comunicação para ajudar a transformar a sociedade não pode inibir a publicidade de recorrer a um de seus recursos mais efetivos: o humor
Com uma fórmula de sucesso que levou o evento a completar 70 edições neste ano, é nos movimentos que reforçam ou abrem espaços de renovação que o Cannes Lions se mostra mais vibrante
Em meio à angústia de criativos e executivos pela conquista de prêmios, o Brasil surge como protagonista no movimento que empurra o Cannes Lions a avançar mais rapidamente em diversidade, inclusão e equidade
Festival Internacional de Criatividade chega à septuagésima edição mantendo o poder de mudar reputações criativas e o posto de principal encontro global de lideranças de marketing, publicidade, mídia e tecnologia
Relação indissociável entre as transformações sociais provocadas pelas alterações no comportamento humano e a evolução dos negócios impactados pela adoção de novas tecnologias dá o tom aos debates do ProXXIma 2023
Áreas de marketing investem em inteligência artificial para multiplicar a velocidade da análise de dados que influenciam as estratégias de comunicação e melhorar o retorno sobre o investimento na compra de mídia
Nova vice-líder no ranking global de holdings, Accenture Song é exemplo mais emblemático de que as consultorias conquistaram espaço no mercado de comunicação e podem ganhar reputação inclusive no campo criativo
Em lados opostos na batalha do PL das Fake News, plataformas digitais e produtores de conteúdo jornalístico vivem em codependência nos ambientes onde as pessoas mais se relacionam, se informam e consomem
Mudanças na lista de maiores agências do País retrata novas configurações do mercado brasileiro, como o porte das operações ligadas às redes de mídia e o aumento na relevância das verbas de performance
Se não há organização, mobilização e, até mesmo, alguma dose de enfrentamento, os modelos vigentes não mudam e a indústria mantém o passo lento nas questões de equidade, diversidade e inclusão
Fórum de Autorregulamentação enfrentará difícil missão de buscar convergências entre anunciantes, agências, veículos e plataformas digitais, mudar práticas estabelecidas e melhorar o ambiente de negócios da indústria
Nascidas de necessidades urgentes e iniciativas pessoais de inconformismo, mobilizações coletivas por inclusão e diversidade geram resultados louváveis, mas em uma velocidade muito menor que a necessária para vencer as desigualdades contra as quais lutam
Mistura atrativa de cultura, política, comportamento, marketing, inovação e música, South by Southwest provoca experiências que vão do entusiasmo à estafa, e confunde para abrir caminhos
No momento em que a TV aberta atinge seu menor share na história da divisão do bolo publicitário brasileiro, Globo entra como acionista minoritária na Eletromida, líder do setor de OOH, o meio que mais cresceu em 2022
Teles e big techs discutem financiamento da infraestrutura que suportará o crescimento exponencial do tráfego de dados no mundo, puxado por streamings de vídeo, mídias sociais e games
Performance das holdings de agências supera expectativas e dá fôlego no esforço de convencer os anunciantes de que elas são aliadas indispensáveis no enfrentamento dos desafios impostos pela economia global
Avanço dos algoritmos de compra programática incita anunciantes a internalizarem tarefas antes feitas por parceiras externas na busca pela aplicação mais inteligente dos recursos e melhora no alcance das campanhas
Valor do capital humano é posto à prova com avanço no uso de ferramentas de inteligência artificial, que ganham impulso com a popularidade do ChatGPT e o fôlego da Microsoft na disputa de mercado com o Google
Apesar do atropelo da transformação digital sobre muitas práticas das agências, a preservação da criatividade como principal pilar sustenta a indústria de prêmios como referência para reputações de empresas e profissionais
Além de responder à cobrança dos CEOs por comprovação dos efeitos do marketing nos resultados de negócios, CMOs entram em 2023 preocupados com a economia e em melhorar as experiências dos consumidores
Macroeconomia impactada por Covid, guerra e crise climática impõe desafio de inovar e crescer com menos recursos e mais otimização — seja para o varejo global ou para a Americanas em recuperação judicial no Brasil
Principal financiadora da imprensa e do jornalismo profissional, indústria de comunicação e marketing tem enorme responsabilidade no combate à desinformação – e, para agir, precisa de empresas, negócios e relações saudáveis
Meio & Mensagem abre 2023 com projeto 100 Dias de Inovação, jornada de conhecimento que, neste ano, tem ênfase em três áreas de desenvolvimento cruciais para a indústria de comunicação, marketing e mídia