Alexandre Zaghi Lemos
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Artigos
2019
Em meio à emoção dos vencedores e ao reconhecimento ao trabalho de profissionais e marcas indicados, Caboré reforça movimentos inexoráveis para futuro da indústria
Três anos e meio é a média de permanência nos cargos dos principais CMOs de marcas de consumo nos Estados Unidos. Que males alimentam um turnover tão veloz?
Unificação das marcas da Globo no Brasil e convergência de telecomunicações com mídia nos Estados Unidos respondem ao avanço de serviços como Netflix e WhatsApp
Políticas restritivas e critério hierárquico das empresas deixam limitado e homogêneo o hall de porta-vozes da indústria
Além da indiscutível relevância para a economia global, o entretenimento tem papel social ainda maior, ao estimular a engrenagem que impulsiona a inovação
Prêmio mantém reputação no reconhecimento de trajetórias sólidas que contribuem para a comunicação mercadológica capaz de influenciar o desempenho de grandes marcas e impactar o consumo e os hábitos do público
Perspectiva histórica da pesquisa de melhores diretores e produtoras, feita três vezes desde 2011, aponta renovação constante no mercado audiovisual
Meio & Mensagem publica neste último quadrimestre de 2019 quatro projetos editoriais com reportagens nas edições semanais, debates em podcasts e séries em vídeo
Referências criativas históricas reclamam da falta de craques e de campanhas empolgantes, mas líderes em ascensão descrevem mercado efervescente
Proliferação de novos serviços de streaming de vídeos por assinatura põe em dúvida a capacidade do público arcar com custos crescentes e aumenta o debate sobre necessidade de composição com a inserção de publicidade
Marketing de influência busca maturidade, métricas mais eficientes e tenta se desvencilhar da indústria do jabá
Os riscos de a marca se distrair com o idealismo de causas que melhoram o mundo e perder o foco no giro comercial dos seus produtos e serviços
Terminada a edição de 2019 do principal evento da indústria criativa, é hora de fazer as contas de retorno do investimento para marcas, empresas, profissionais e carreiras
Se a análise das transformações da indústria leva à ponderação de que o festival já teve mais peso, a apuração jornalística nos permite dizer: o mercado ama Cannes
Com mais dinheiro e acesso a melhores interlocutores nas empresas clientes, as consultorias chegam fortes ao mercado de agências. Mas a ofensiva das holdings de publicidade instala um cenário acirrado, de páreo sem favoritos
Com o avanço das conexões e da tecnologia, protagonismo humano dá novo valor a simplicidade, privacidade e criatividade
Embora sejam maioria na ocupação de postos de trabalho nas áreas de marketing de grandes anunciantes, mulheres ainda têm mais dificuldades para ascensão nos organogramas do setor
Qual é o espaço real para a ousadia e a experimentação em sua marca ou de seus clientes na disputa por investimentos travada com o dominante território ocupado pela zona de conforto?
Interatividade ampliada pela voz humana, publicidade ainda mais personalizada e novas oportunidades para a mídia estão no horizonte da conectividade inteligente, todas cercadas pela preocupação com a proteção à privacidade dos dados
Publicidade massiva contribui com trajetória ascendente das startups, ao mesmo tempo que cresce a receita com veiculação de anúncios nas gigantes globais de tecnologia e mídia digital
Nova força de trabalho da indústria, geração Z demanda feedback e treinamento, é questionadora, pragmática, inclusiva e atenta ao equilíbrio de vida pessoal e profissional