Alexandre Zaghi Lemos
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Artigos
2020
Com recorde de mulheres premiadas, Caboré avança no reconhecimento à pluralidade, mesmo mantendo sua característica original de conceder poucas corujas
Com empresas lidando com planejamentos de contingências e tratamentos paliativos para traumas de 2020, fica a dúvida de qual será o real espaço para a inovação em 2021
Dinâmico, em marcha de profissionalização e com crescimento exponencial, mercado de creators e influencers tenta fugir da superficialidade e provar sua relevância para a conexão entre marcas e consumidores dos mais variados estilos de vida
A dez semanas do fim, 2020 pode parecer um ano perdido, mas também de ensinamentos que irão nortear nossa vida daqui em diante
À frente das estratégias de grandes empresas ou com atuação temporária externa, executivos de marketing enfrentam desafio de construir marcas no curto prazo em que ficam na função
Discussão sobre o potencial viciante das redes sociais e a conduta ética das plataformas globais envolve da geopolítica ao marketing e impacta toda a sociedade
Não dá para esperar que apenas inspirações pessoais de boas lideranças abram caminhos para mudanças em práticas viciadas e não inclusivas. É preciso agir — e as Women to Watch estão fazendo isso
Nova jornada de aprendizagem remota aprofunda desigualdades do País e testa limites de escolas, professores, alunos e famílias
Em nítido esforço de expurgar maus hábitos do passado, holdings, redes e agências tentam se adaptar a um ambiente redimensionado
Big techs são questionadas por práticas anticompetitivas, se mostram imunes à crise e servem de espelho para negócios digitais evoluírem em diversos setores da economia
Com recordes em adeptos e faturamento, os games são a nova geração das mídias sociais e representam um vasto campo para ativação de marcas
Agilidade na adaptação a circunstâncias inóspitas e melhor entendimento de mudanças nos canais de compra e ocasiões de consumo ajudam marcas locais na batalha pela preferência dos brasileiros
Criativos com abstinência de festivais e torcedores órfãos do esporte ao vivo são exemplos do hiato de emoções que impacta os negócios da indústria da comunicação
CMOs que acompanharem as velozes mudanças culturais e comportamentais impostas pela pandemia podem ganhar valor na liderança das empresas
Aumentam a cobrança da sociedade e a preocupação dos executivos de marketing em relação ao conteúdo dos ambientes onde as marcas veiculam sua publicidade
Isolamento social aquece alimentação dentro de casa, mas aumenta número de famílias dependentes de benefícios emergenciais para que os pratos não fiquem vazios
Tradicionalmente distantes do glamour do mercado publicitário, agências de health ganham protagonismo com a valorização da saúde, bem-estar e qualidade de vida
Trabalhando remotamente há cerca de um mês, indústria de comunicação vê disparar a audiência da mídia, mas ainda se ressente com queda nas verbas de marketing
Crise une concorrentes, questiona pertinência do marketing, impõe prova de fogo à criatividade e exige novas habilidades das equipes comerciais
Para navegar no mar de incertezas de uma crise sem precedentes para o nosso tempo é preciso pragmatismo e sensibilidade
Medo não detém proliferação do novo coronavírus, mas abala planos de empresas e marcas, compromete o sucesso de grandes eventos e alimenta indústria das fake news
Avanços nos projetos de smart cities dependem de relações mais transparentes e colaborativas entre governos e empresas, e podem parecer utopia para muitas cidades brasileiras, que ainda padecem com a falta de serviços como os de saneamento básico
Apesar da efervescência no setor e do surgimento de novos modelos operacionais, grandes agências continuam sobrevivendo da remuneração atrelada à compra de mídia
Analisar as razões possíveis da segunda saída do criativo da agência que ajudou a construir pode ser útil na busca de caminhos para um dos problemas do mercado publicitário: a atração e manutenção de talentos
Temporada 2020 do projeto 100 Dias de Inovação e ranking de melhores agências em novos negócios têm ingredientes que nutrem a ambição do que muitos profissionais e empresas querem atingir no exercício que começa
Com sentimentos de esperança e otimismo, incerteza e ansiedade, profissionais jovens e seniores encaram o futuro do trabalho cientes de que haverá menos estabilidade e mais concorrência