Alexandre Zaghi Lemos
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Artigos
2021
2021 se despede provando que indústria brasileira de comunicação, marketing e mídia é forte e resiliente, especialmente para empresas, marcas e profissionais que se portam como eternos aprendizes
Mesmo preservando sua estrutura seletiva original, Caboré expressa mudança da indústria em questões como equidade de gênero, diversidade e inclusão racial
Proliferação de startups muda o mundo corporativo, alimenta a engrenagem das fusões e aquisições e gera demanda por executivos de marketing
Desacordo sobre ter ou não um modelo comercial autorregulado torna ainda mais desafiadora a busca por consenso entre anunciantes, agências e veículos, num momento em que o setor volta a sofrer efeitos da inflação de mídia
Num cotidiano inundado por dados e fartura de informações, é preciso valorizar ainda mais o componente humano da comunicação e o talento de decodificar o que realmente importa
Com maioria da população imunizada contra a Covid-19, Brasil caminha para ano eleitoral muito polarizado com a esperança de ter superado o pior momento tanto para a pandemia quanto para a economia
Marcas são incitadas a sair das promessas e agirem no enfrentamento de demandas urgentes da sociedade, como a responsabilidade frente às mudanças climáticas, a execução de políticas inclusivas e o combate ao racismo estrutural
Com suporte das plataformas e dos dados, marketing de influência evolui da mera exibição elogiosa de marca ou produto por alguém que coleciona seguidores nas redes sociais para ações muito mais estratégicas e cirúrgicas
Evolução de posturas e narrativas das indústrias fashion e de beleza reflete menor tolerância da sociedade com abordagens excludentes
Effie Brasil incita amadurecimento de agências e anunciantes na construção de cases reais e bem-sucedidos, muda relação do mercado com premiações e se estabelece como principal troféu concedido a campanhas publicitárias no País
Inclusivo, diverso e reflexivo, Maximídia 2021 abre frentes de diálogo em temas nos quais a indústria de comunicação, marketing e mídia precisa se aprofundar para evoluir de forma sustentável
Plataformas sociais nativas, os games fazem as marcas aprimorarem suas ativações online, buscarem fluência com as narrativas dos jogos e proporem experiências não invasivas
Publicidade é ingrediente decisivo na dinâmica do consumo, que mantém vivos inúmeros outros setores, e à maior competitividade, que sustenta a evolução das empresas e a corrida por inovação
Propulsores de transformações da indústria, jovens talentos da lista 30 Under 30 têm espírito empreendedor, são ativistas da diversidade e encaram o trabalho como meio de causar impacto positivo na sociedade
Na ausência de outros palcos, interditados pela pandemia, músicos, atores e influenciadores direcionam energias para negócios digitais e abrem agências próprias, que atraem marcas em busca de diálogos mais autênticos com o público
Hábitos básicos da sobrevivência humana tiveram seu curso habitual modificado pela pandemia, que impôs altos e baixos aos negócios e provocou transformações que impactam da produção de insumos à comunicação das marcas
Binômio guia a indústria automotiva rumo ao futuro, que exige comodidade com sustentabilidade como base para a recuperação dos negócios abalados pela pandemia
Mercados de TV paga e educação enfrentam crises de evasão em cenários adversos, que incluem pirataria e concorrência das gigantes do streaming, no primeiro caso, e ampliação de desigualdades entre o público e o privado, no segundo
Boas perspectivas para os meses finais de 2021 animam empresas, marcas e executivos, mas incertezas ainda rondam o planejamento futuro
Pandemia faz pessoas e empresas repensarem ocupação dos locais de residência e trabalho, e, assim, aquece o mercado imobiliário
Jogos Olímpicos são base de impulsão para carreiras midiáticas de atletas capazes de engajar público mais amplo, com autenticidade e conteúdos de entretenimento que vão além das especificidades dos esportes por eles praticados
Ao se aprofundar em temas como nuvem pública, conectividade global e exclusão digital, MWC debate implicações do avanço tecnológico nas relações humanas
Mesmo restrito para adequar-se ao formado online, Cannes manteve-se como palco de debates para empresas e marcas que tentam demonstrar sintonia com ideias para um mundo melhor e mais igualitário
Atitude inesperada de um ídolo global contra uma das marcas mais lembradas e vendidas do mundo suscita debate sobre direitos de patrocinadores, impactos no valor das ações e repercussões nas escolhas dos consumidores
Desafiado a preservar a atratividade dos Leões sem o glamour do tapete vermelho da Riviera Francesa, Festival de Cannes mantém linha ativista no conteúdo e no direcionamento aos prêmios principais
Turbulência paradoxal provocada pela pandemia na indústria da música afasta artistas dos palcos e plateias, mas impulsiona mercado fonográfico embalado pelos streamings e por novas vitrines, como o TikTok e os games
Diversidade geracional, que soma atitudes mais guiadas pela crença em propósitos das novas gerações com experiência e equilíbrio de profissionais maduros, produz ganhos a empresas e marcas
Assunto proibido ou velado por décadas nos ambientes de negócios do setor, os birôs de mídia alimentam nova transformação nas agências de publicidade brasileiras
No caminho de busca pela maturidade, entre o feeling e a comprovação de resultados, as martechs injetam exatidão e credibilidade no marketing de influência
Encarando a marca que representam como sobrenome, CMOs enfrentam o desafio do diálogo direto e constante com o público nas redes sociais, procurando equilíbrio entre a vaidade dos midiáticos e a inaptidão dos retraídos
Caminho para reação da indústria de comunicação é pavimentado por dinâmicas colaborativas, processos mais horizontais e maior conexão com os anseios sociais, econômicos e culturais
Diante da pior crise humanitária do nosso tempo, política do retrocesso gasta tempo e dinheiro público em devaneios como o dos deputados paulistas que tentam criar Lei contra a diversidade na publicidade
Não basta reconhecer que o cliente deve estar no centro das decisões; é preciso evidenciar isso na prática, em todos os movimentos da marca e seus profissionais
Líder da mídia brasileira coloca seu conteúdo na nuvem da gigante global e avança na publicidade programática para entregar mensagens customizadas aos espectadores
Crueza da Covid-19 impulsiona lideranças mais empáticas com promessas de abandono dos estrelismos que marcaram a atividade publicitária no País
Ao descer do pedestal do quase monopólio da TV brasileira para entrar na inóspita arena global de media tech, a Globo precisou aprender a jogar sob novas regras
Movimentos recentes opõem o Cenp, apoiado pelas agências de publicidade e pela mídia tradicional, e a ABA, amparada pelo IAB e pelas plataformas digitais; no centro, a modernização da autorregulação da publicidade brasileira
Em processo acelerado de transformação digital, grandes eventos globais encaram desafio de manterem-se relevantes sem o networking presencial e sob o abalo da fuga de receitas, que também impacta suas cidades-sedes
Com modo home office completando um ano, confinamento caseiro gera percepção de ganho de liberdade nas relações de trabalho e aguça debate da responsabilidade corporativa sobre a saúde mental e a produtividade das equipes
Tradicional equação do mundo corporativo ganha novos contornos na pandemia e impacta as perspectivas da indústria da comunicação, os rumos de seus investimentos e suas relações de trabalho
Ambiente hostil para os negócios, instabilidade política e imprevisibilidade imposta pela pandemia afetam a indústria da comunicação, justamente no momento que sofre a maior ruptura nos parâmetros de autorregulação comercial
Ao iluminarem caminhos de tolerância, empatia e humildade, a vacina e Joe Biden serão suficientes para vencer a desesperança e a desinformação, e reestabelecer o diálogo como via de entendimento e paz?
Com menos contatos presenciais, gerar novos negócios tornou-se desafio ainda maior para agências, que lidam com relações mais flexíveis, remuneração por jobs e avanço de houses
Embora a mudança no calendário não seja capaz de amenizar as mazelas do mundo, a vacina é a esperança atual que aponta um futuro viável e pode, inclusive, imunizar a saúde dos negócios