Alexandre Zaghi Lemos
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Artigos
2022
Em ano vitorioso na evolução da curadoria de conteúdo, retomada vigorosa dos eventos e recordes em premiações, Meio & Mensagem amplia liderança como principal fonte de informação da indústria
Ao se reafirmar como prêmio mais desejado da indústria, Caboré reforça tendências dos últimos anos de manter porta aberta para a renovação e microfone ligado a vozes que ressoam pela equidade, diversidade e inclusão
Ao driblar crises e polêmicas, Copa do Qatar comprova o poder mobilizador do futebol como paixão que gera engajamento, ativa o consumo e alerta para questões sociais e políticas
Mais do que definir um modelo vencedor, o redesign do trabalho imposto pela pandemia mantém a exigência de aprendizado constante e a inclusão pelo propósito, mesmo de jovens que não sabem bem o que querem
Pré-temporada do governo Lula 3 retoma agenda climática e ambiental sintonizada com o mundo, mas escorrega na conquista de confiança de que será capaz de orquestrar a conjunção de interesses fiscais e sociais
Copa do Mundo do Catar expõe choques culturais, gera tensão nos comitês de crises das marcas aliadas ao evento e abre possibilidade de ressignificação na relação dos brasileiros com os símbolos nacionais
Web Summit reafirma a importância do envolvimento da sociedade nos ambientes de transformação impulsionados pela tecnologia
Para se contrapor em ambientes de alta voltagem de desinformação e engajar o público nas redes sociais, marcas e executivos recorrem à criatividade, parcerias com agências e estratégias mais bem estruturadas
Ânimo dos executivos de marketing no Brasil com posições que ocupam supera — em muito — a média global e sustenta perfil de profissionais conectados com novas tecnologias e de grande capacidade de adaptação
Antes do prêmio, cases ganhadores do Effie aumentaram vendas, melhoraram a imagem e o posicionamento das marcas e geraram engajamento a causas que impactam a sociedade
Maximídia confirma sua vocação como espaço de networking e palco de debates essenciais para balizar o planejamento de carreiras e estratégias de negócios
Plural e seletivo, Caboré abraça a amplitude da indústria de comunicação, marketing e mídia, ao mesmo tempo em que responde e estimula as demandas de equidade, diversidade e inclusão
Remuneração e práticas que impedem negócios sustentáveis levam agências ao extremo de tomar a iniciativa e romper relações com clientes, invertendo a lógica natural da indústria
Em meio à sopa de métricas, mercado ambiciona metodologias que tornem comparável o retorno do investimento em todos os canais e que partam da jornada de consumo e não de cada mídia, isoladamente
Ambiente das martechs aponta caminhos para a indústria, mostra maturidade das startups e atrai gigantes interessados em acelerar a transformação digital e cultural
Envolto em um emaranhado de dúvidas geradas pela corrida eleitoral, Brasil sairá das urnas direto para um contexto comercial inédito, que embola o fim de ano: a sobreposição de Copa do Mundo, Black Friday e Natal
Protagonistas na disputa por votos nas eleições, redes sociais são palco do eterno enxuga gelo do combate à desinformação, a 40 dias do primeiro turno
Ensanduichada por Black Friday e Natal, Copa no Catar após eleições presidenciais ameniza uso político do evento, mas muda dinâmica dos planos e ações das marcas e da mídia
Crise econômica global diminui tolerância dos investidores ao risco e assusta as startups que surgiram ou cresceram agarradas à bandeira da inovação e, agora, sofrem maior cobrança por monetização mais veloz
Modalidade de assinatura usada há dez anos no Brasil, o paywall é a porta de entrada para a diversificação nos formatos de pagamento por conteúdo que impulsiona uma nova relação com leitores e anunciantes de jornais
Effie Report lista entre as práticas que ajudam as campanhas publicitárias a gerar melhores resultados os castings diversos, o tom leve e bem-humorado, o foco em menos objetivos e a fala mais ampla dirigida ao público massivo
Agências investem para aumentar escopo de serviços e estabelecer atuação mais inovadora, mas, quando perguntados sobre como inovam, líderes olham mais para a tecnologia e se esquecem dos aspectos humanos
Estafa no modelo de gestão financista das grandes holdings globais da publicidade fortalece agências independentes e abre espaços nos grandes grupos para negócios e arranjos societários alternativos
Mesmo mais comedido, Cannes Lions distribui centenas de troféus em suas quase 30 competições, o que suscita a questão: o que, de fato, é duradouro e aponta caminhos para o futuro da indústria?
Após perda de 12% no volume de inscrições, Festival de Cannes corta em 16% a distribuição de prêmios e enfrenta, ao lado da indústria publicitária, cobranças por posturas mais firmes em prol da sustentabilidade do planeta
Cannes começa com protocolos sanitários mais brandos, disputa de espaços pelas big techs e demandas por diversidade, equidade e inclusão mantendo presença no centro da agenda de seminários e premiações
Luta contra a inércia demanda coragem, desgaste e paciência, mas é essencial para gerar impacto cultural, instigar a modernização dos ambientes corporativos e impulsionar as transformações e inovações na indústria
ProXXIma 2022 coloca conectividade, atração de talentos e transformação humanizada dos negócios no centro dos debates sobre a inovação que move a indústria de comunicação, marketing e mídia ao futuro
Meio & Mensagem lança dois estudos proprietários, realizados em parceria com Kantar Ibope Media e KPMG, para monitorar a previsão de direcionamento das verbas de mídia pelos anunciantes e debater o futuro das agências
Improvisação criativa, feita com jogo de cintura que expressa o poder de adaptação e flexibilidade, é uma das características brasileiras, que se torna ainda mais vital em ambientes de escassez de recursos e incentivos
Com processos de construção de ideias menos isolados e mais horizontais, áreas de criação abrem as portas para a busca interna de mais diversidade, diálogo multidisciplinar e dinâmicas de trabalho mais flexíveis
Mesmo gerando potências criativas, periferias brasileiras ainda enfrentam preconceitos nos processos de seleção e promoção de talentos na indústria de comunicação
Boa fase dos negócios no mercado de agências reflete alta nos investimentos em publicidade e influencia o valor das marcas que expressam conexão com as transformações nos hábitos de consumo
Resistindo à pandemia e a seus efeitos há mais de dois anos, indústria atravessa período que mudou a história da humanidade e transforma o olhar para o futuro do consumo, do trabalho, do conteúdo e da publicidade
Eventos como o Women to Watch Summit, que aconteceu na semana passada, ajudam o mercado a suprir demanda reprimida, revalorizam os encontros profissionais e fortificam elos afrouxados nos últimos anos
Agilidade e eficiência na logística de entregas do varejo online e dos negócios direct-to-consumer ganham protagonismo na pandemia e aquecem mercado de startups focadas em quick commerce
Lei das Fake News tenta costurar adesões para barrar o avanço da desinformação que compromete o financiamento do jornalismo profissional e afeta a sociedade em pontos sensíveis, como a saúde pública
Evasão de profissionais, também motivada pelo esgotamento físico e mental, com rotinas exaustivas, desafia a indústria criativa a repensar seus métodos de trabalho e processos para atrair, engajar e reter talentos
Quem esteve em Austin, no SXSW, ou seguiu o evento à distância, tem agora que lutar para tentar pôr em prática os aprendizados adquiridos e os insights gerados nesses dez dias de experiências provocadoras
Publicação mais valorizada da América Latina pelo mercado de comunicação e marketing, Meio & Mensagem estreia marca, posicionamento e atualização gráfica que reforçam seu valor histórico de credibilidade
Contenção à pandemia estabelece novo patamar de circulação, convivência e abre espaço para retomada de grandes eventos globais, muitos deles redimensionados
Gigante e popular, indústria de games tem imenso campo para crescer no vácuo do 5G, impulsionar jogos via streaming, modelos por assinaturas e vida em ambientes virtuais
Altas nas receitas das holdings de agências e no faturamento das big techs com anúncios expressam maior disposição das marcas para o investimento em comunicação
Ano eleitoral gera apreensão no mercado de comunicação e de mídia, pois os governos seguem sendo anunciantes muito relevantes
Redimensionados e mais afeitos à realidade mercadológica, festivais de publicidade mantêm funções de definir critérios de excelência, estimular a competitividade e moldar reputações de empresas, marcas e profissionais
Maior uso de influenciadores e da cocriação gera questionamentos sobre terceirização de responsabilidades pela comunicação das marcas, especialmente quando algo dá errado
Flexibilização nas práticas contratuais entre anunciantes e agências viabiliza novos modelos de remuneração e transforma o atendimento ocasional a projetos para marcas que não são clientes fixas em estratégia de prospecção
Relatórios de tendências para 2022 na indústria de comunicação, marketing e mídia estão repletos de desafios já inaugurados, mas que ainda esperam as melhores respostas