Assinar
Edu Simon

Edu Simon

Formado em Marketing e pós-graduado em Administração de empresas, em 2015, foi escolhido para liderar uma das maiores e mais bem-sucedidas fusões da história da publicidade brasileira: as agências DPZ e a Taterka (na qual era sócio e COO), dando origem a DPZ&T.

Nos anos seguintes, arquitetou um agressivo turn around na DPZ&T, levando-a de 17ª no ranking para uma das 3 maiores agências brasileiras. O resultado financeiro da operação cresceu em 500% nesta trajetória, e a agência atuou para clientes icônicos, como: McDonald’s, Renault, Itaú, Vivo, Natura, Perdigão, Petrobras, RedBull, Mentos, Fruitella, Personnalité, Polenghi e Electrolux, entre outros.

Dois anos após ser escolhido como líder da operação, a DPZ&T passou a colecionar prêmios em série no mercado, sendo primeiramente eleita a agência do ano pelo maior prêmio da publicidade brasileira, o Caboré. Em 2019, a agência conquistou novamente o título de agência do ano, dessa vez pelo Effie Awards, premiação internacional que consagra grandes ideias de estratégias de marketing e comunicação. Na última pesquisa Scopen (que avalia, através da opinião dos clientes, a performance das principais agências do país) a DPZ&T foi reconhecida como a melhor agência do Brasil em cinco atributos: entendimento do negócio do cliente, capacidade estratégica, capacidade de agregar valor, cuidado com produção e bom uso de analytics, medição e ROI. Nessa pesquisa, Edu Simon foi eleito o profissional mais admirado pelo mercado brasileiro (anunciantes e agências). Logo, a DPZ&T se tornaria o maior negócio da Publicis no Brasil (52% do resultado financeiro do grupo no país) e o mais digital (60% de seu faturamento, proveniente de negócios digitais).

Em 2021, Eduardo Simon decide desafiar a lógica de um mercado altamente concentrado em multinacionais, deixando a sociedade e a liderança da DPZ&T para fundar a @GALERIA.ag. A nova empresa de comunicação nasce em setembro de 2021 com clientes como, Itaú, McDonald’s e Natura. Nos meses seguintes, a @GALERIA.ag conquista marcas como, Vivo, Seara, TikTok, Kavak, Enjoei e Swile, tornando-se, segundo o jornal Meio & Mensagem, a mais bem-sucedida startup de comunicação da Publicidade Brasileira. A @GALERIA.ag baseia-se na crença de que para criar engajamento, a comunicação deve entreter e não ser intrusiva, e que se aliada à tecnologia, dados e criatividade, pode transformar grandes negócios.

Em 2022, em pesquisa também realizada pelo jornal Meio & Mensagem, Eduardo Simon foi escolhido como um dos “Game Changers” no Brasil: “um dos líderes da indústria que, com suas ações e atitudes, está ajudando o mercado a mudar o jogo a partir do impacto que causam no negócio”. Durante sua trajetória profissional, o executivo foi indicado cinco vezes como Profissional do Ano pelo Prêmio Caboré, conquistou o prêmio de Agência do Ano na 43ª edição do Caboré, e foi eleito o Dirigente do Ano pela Associação Brasileira de Propaganda.

Além de CEO e sócio-fundador da @GALERIA.ag, Eduardo Simon é vice-presidente do Conar – organização da sociedade civil que atua para defender a liberdade de expressão comercial e busca fiscalizar publicidades enganosas ou abusivas que causem constrangimento ao consumidor -, conselheiro do CENP, Vice-presidente da ABAP e investidor em startups (VC).

Artigos

2019