Artigos
2016
-
Tenha paciência
Em meio à correria cotidiana, na busca pelas metas do dia a dia, no anseio de querer sempre render mais, sempre acertar, esquecemos de que o processo pode e deve ser o grande barato. É preciso aprender a apreciar o caminho, não só o destino
Noite de glória, dias de luta
Se há um setor com flexibilidade, autonomia e capacidade para criar soluções tanto para os clientes quanto para o próprio negócio, nas situações mais adversas, é o da comunicação
Guardiões do Limiar
Como os arquétipos de Christopher Vogler, nossos representantes executivos e legislativos insistem em complicar o avanço do País rumo a etapas mais nobres do desenvolvimento como nação e sociedade
-
Vai para rua
Não há como compreender, analisar e projetar cenários a partir de motivações cujas premissas fundamentais desconhecemos e tampouco nos dispomos a investigar in loco
A voz do varejo
A relação pessoal com os clientes será o diferencial do setor na disputa com a indústria por um convite direto para entrar na casa dos consumidores
Virando a página
É um alento escutar grandes anunciantes reconhecerem que a dinâmica predatória estabelecida no relacionamento com as agências parece estar se voltando contra eles
-
Fogo Cruzado
Seja qual for, resultado da eleição nos Estados Unidos deixará ainda mais exaltados os ânimos no país — e com reflexos globais
Faltou combinar com os russos
Nos negócios e no marketing, assim como nas relações humanas sob a perspectiva sartriana, o inferno também são os outros
Longa vida, cauda longa?
A fragmentação da produção e do consumo é uma dinâmica inegável, mas sua intensidade quanto à força e ao ritmo ainda estão sendo provadas
-
Com a palavra, os CEOs
Dois mil e dezessete apresentará aos presidentes das empresas líderes de seus setores um desafio ímpar: ninguém tem fôlego para mais um ano somente na defensiva, com o objetivo único de apanhar o menos possível
Tudo junto e misturado
O que há em comum entre a investida da AT&T em conteúdo, a entrada do Netflix nas salas de cinema, a IPO do Snapchat e a loja do Google
Na ordem do dia
Remuneração, transparência e equidade de gêneros no ambiente de trabalho esquentam debates sobre a indústria da comunicação no Brasil e nos EUA
-
O show não pode parar
Processo de sofisticação do consumo será retomado com força uma vez que as condições econômicas voltem a ser minimamente favoráveis
Da porta para dentro
A mudança estratégica na atuação do planejamento é apenas a ponta do iceberg na reorganização interna das agências de publicidade
Nem oito nem oitenta
Não se faz amigos nem se influencia pessoas sob a premissa da intransigência ou na base da pancada
-
Todos os olhos no Rio
Até potenciais vilões dos Jogos Olímpicos estão sendo encarados como geradores de interesse para o evento
Os enigmas do fantasma
A ausência de métricas elaboradas é preponderante para que, neste momento, haja muito mais perguntas do que respostas sobre o Snapchat
Dicotomia Olímpica
Não custa sonhar que, no futuro, a Olimpíada possa ser vista como marco inicial de uma retomada para o País
-
Faço o que eu falo
Mais eficaz do que ficar questionando o viés patrulheiro e politicamente correto, vigente nos dias de hoje, é compreender que diálogo horizontal com o público e prática alinhada ao posicionamento são requisitos básicos para não cair em um obsoletismo cultural
A repórter e os CMOs
Os bastidores das entrevistas exclusivas com os executivos-chefes de marketing da Johnson & Johnson, P&G e Unilever
Na alegria e na tristeza
Relações de confiança são essenciais na vida e nos negócios, mas envolvem altas doses de comprometimento e sacrifício
-
Mudou Cannes ou mudamos nós?
Ideias fora de sintonia com valores contemporâneos levam invariavelmente a dois tipos de trabalhos: os irrelevantes ou, nos piores casos, os ofensivos
Socialmente original
Lembram-se quando especulávamos o dia em que o digital deixaria de ser uma alternativa e se tornaria mainstream? Então, foi ontem
Os meus, os seus, os nossos problemas
Quanto mais complexo um ambiente de negócios, maior a oportunidade de diferenciação pela simplificação
-
A busca da oferta perfeita
Para a maioria dos mercados e segmentos, as premissas e regras continuam basicamente as mesmas, mas o jogo, definitivamente, mudou de campo
A reação do Leão
A expansão de temas, prêmios e público do Festival de Cannes obviamente obedece a uma lógica comercial, mas também reflete fielmente o desenvolvimento e as simbioses da indústria da comunicação
O futuro, além dos fatos
Números, por si só, não são o bastante para avaliar as forças a influenciar as mudanças de comportamento e dos cenários de mercado, especialmente nestes tempos de transformação
-
Primeiros passos
A reconfiguração de um ambiente propício para negócios não trará como bênção o resgate de todos os setores que estão sofrendo com a crise
Vamos falar de negócios?
Não é de hoje que players de diferentes origens têm avançado sobre o território das agências de publicidade oferecendo-se como uma alternativa mais eficiente e precisa em relação a retorno sobre investimento
A força do atacarejo na crise
Seria a tempestade perfeita que abala a economia nacional, contraditoriamente, uma espécie de céu de brigadeiro para os atacarejos?