Artigos
2017
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Demorou, 2018
Por mais difícil que siga a vida, a poucos dias de se fecharem as cortinas para 2017, já é seguro cravar que o ambiente para negócios no País melhorou
Simples assim
Em meio ao aumento da complexidade, ser percebido pelos clientes como uma única organização é o desejo comum dos grandes grupos e redes
O olho do dono
Para vencer neste 2018 que bate à porta, sentir constantemente a pulsação das ruas será obrigatório na calibragem em tempo real das estratégias
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Direitos e deveres
É legítimo que cada um busque para si um melhor pedaço, mas defender a relevância e a reputação do marketing é responsabilidade de todo o mercado
O silêncio do Sir
À primeira vista, Cannes parece ter agradado a criativos e executivos com as mudanças anunciadas para o festival em 2018. Mas ainda falta uma bênção
Aperto de mãos
A reaproximação entre ABA e Abap não significa que não há mais arestas a serem aparadas. Mas o espírito agora é outro
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Terra de gigantes
Velocidade de conexão, conteúdo e força da marca serão fatores preponderantes de decisão no novo ambiente de negócios que se forma para as teles
Dois é bom, pouco ou demais?
Entidade intrínseca à história da publicidade, as duplas passaram a dividir os holofotes com outros modelos criativos – mas sem perder a ternura
Duas realidades, uma experiência
Avanço da Amazon alerta mercados tão díspares em relação ao ambiente de negócios quanto Brasil e Austrália
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São tantas emoções
O prêmio Nobel dado a Richard Thaler por seus estudos para prever comportamentos humanos que a lógica econômica preferia não ter de explicar confere maiores responsabilidades aos profissionais de marketing
Olho no olho
Para a própria evolução do mercado, discussões desconfortáveis são inevitáveis
Possível parceiro, provável concorrente
As linhas que separam os players na indústria da comunicação estão cada vez mais tênues
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O fator humano
Ainda que diante de certos cenários as chances de sucesso sejam de uma em um milhão, há situações em que desistir não é opção
Sob pressão
Setembro nem chegou ao fim, mas o Facebook esteve na berlinda por diversas vezes na primeira metade deste mês
É o que tem pra hoje
A pequena melhora no cenário econômico deve ser o bastante para aquecer os negócios da indústria da comunicação na reta final do ano
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No devido lugar
Desdobramentos recentes no embate com as consultorias servem como injeção de confiança para as agências
Para ficar de olho e aplaudir de pé
Women to Watch reconhece os talentos cujo impacto do trabalho será fundamental na construção de ambientes corporativos ricos em diversidade e justos em oportunidades
Sem meios termos
A reação de Donald Trump ao atentado racista nos EUA obrigou as empresas a se posicionarem publicamente — mas também é preciso atuar da porta para dentro
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Os muros da mídia
Quem vive de conteúdo jornalístico precisa de marcas que sejam não só respeitadas, mas também desejadas
Segura aí
Mercado financeiro coloca sob observação a capacidade das grandes holdings manterem suas margens de lucro
Qual é o propósito?
Causas superam produtos no protagonismo de campanhas premiadas — mas pergunte à Pepsi as consequências de recorrer ao ativismo sem lastro
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Homem versus Máquina
Debate quanto ao suposto antagonismo entre criatividade e plataformas tecnológicas volta à tona, mas não é novidade
Quem ruge mais alto?
Encerrada a 64ª edição do Festival Internacional de Criatividade, o evento precisa discutir a relação com todas as pontas que compõem a sua força
O resgate do Uber
Nova executiva-chefe de marca da companhia terá papel fundamental na promoção de mudanças que podem tirar o serviço de transporte da contramão dos nossos tempos
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A equação de Cannes
Em sua 64ª edição, o festival precisa ganhar ares contemporâneos e frescos, sem deixar de ser mainstream; falar mais de negócios, sem perder o glamour; e seduzir novos públicos, sem afastar os criativos
Faça você mesmo
Princípios éticos corporativos e individuais não devem ser regidos por decisões políticas como a de Donald Trump, ao abandonar o Acordo de Paris
Mãos à obra
A vida do maestro e pianista João Carlos Martins ensina que sempre é possível mudarmos os rumos da própria história
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Para boi dormir
Não acredite que a corrupção é o único caminho possível para o progresso neste País
Terceira força
Parcela cada vez maior de analistas aposta na Amazon como futura desafiante de Google e Facebook
Éramos três
Por mais tentador que seja determinar o fim de uma era para o começo de outra, a evolução do mercado não segue uma lógica de substituição imediata
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Conquistando Cannes
Responsável por resgatar o brilho da marca Burger King, o brasileiro Fernando Machado tem seduzido o Festival Internacional de Criatividade pela ousadia e consistência de seus trabalhos
Criar para quê?
Nada mais contraditório que a criatividade, tão celebrada atualmente nas grandes indústrias globais, esteja em xeque justo na publicidade
As estrelas são indiferentes à astronomia
É da aridez do território escasso em recursos que muitas vezes brota a solução mais criativa e eficiente, sob o signo da otimização
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Do blefe às cartas na mesa
Consultorias ampliam capacidade criativa e soluções em comunicação em meio à crise de confiança no mercado
Vinte anos, vinte dias
Ao mesmo tempo que empresas e marcas são cobradas para tomar posições nas mais diversas questões, nunca foi tão arriscado assumir tais posicionamentos
No escuro
Em um momento tão sensível e crítico para o desenvolvimento do País, é para se lamentar o fato de o mercado publicitário não ter um indicador confiável da variação de sua atividade econômica
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O tom de Trump
O potencial do novo presidente dos EUA para polarizar e dividir o público é tão grande que os anunciantes preferem simplesmente manter distância
Meio cheio
A matéria de capa desta edição de Meio & Mensagem é a melhor prova de que é possível ser bem-sucedido mesmo sob as condições mais adversas
Fatos e versões
Para a distinção e a geração de valor, o caminho da transparência absoluta apresenta-se como o antídoto mais indicado para a tal da pós-verdade