Artigos
2018
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Na paralela
A indústria automobilística vive um dilema comum a outros grandes setores sob o risco de disrupção: é preciso sustentar a operação dentro da realidade atual e investir para ter a oferta certa quando o que hoje é tendência virar mainstream
Encontrando Bogusky
Assim como seu filho predileto dos anos 2000 e agora engenheiro-chefe de criação da CP+B, a própria publicidade também se lançou em uma viagem de ressignificação ao longo da última década
Tomando o pulso
O recebimento do 13º, as promoções da Black Friday e as festas de fim de ano compõem um cenário interessante para a observação do comportamento do consumidor e seu nível de otimismo quanto aos dias que virão
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Cada um, cada um
As holdings estão aprendendo que não há mais um modelo de negócios que sirva a todos — e que ser maior nem sempre é uma vantagem
A apatia não será perdoada
Mudanças comportamentais não são ditadas por governos, mas pelo avanço da sociedade ao longo dos anos
Planejar é preciso
Mais próximo da execução e do negócio dos clientes, o planejamento embarcou numa nova jornada que remete a sua origem, há 50 anos, quando assumiu a missão de elevar a influência dos números e do comportamento humano no ofício da comunicação
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No divã
Passadas as eleições, alguns atores da sociedade, como a imprensa, precisarão de uma reflexão mais profunda do seu papel nesse cenário em que tecnologia, democracia e empatia parecem não compor uma sentença harmônica
O que uma startup faria?
Organização para correr riscos em cenários instáveis e rapidez para o reconhecimento de erros e mudanças na direção dos negócios são o sonho de consumo dos gestores de grandes companhias
Sim, haverá futuro
Historicamente, ciclos econômicos influenciam mais o ritmo de crescimento brasileiro do que resultados de eleições
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Viva e deixe morrer
Martin Sorrell pode ser dramático e ainda está ressentido pela forma como deixou o WPP. Mas não leva jeito para rasgar dinheiro
Novos barões
Para a garantia de independência editorial, é melhor que empresas jornalísticas sejam abertas ou tenham apenas um dono?
Pagando para ver
Ao colocar à prova sua trajetória ascendente de valor de mercado, a Nike fez uma aposta ousada para demonstrar capacidade de interpretar a cultura do seu tempo em prol dos negócios
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A missão de Mark
Novo CEO do WPP parece a pessoa certa no lugar certo. Mas seria a hora certa?
Sinfonia do eu correto
Em tempos de hiperindividualização, estresse e uma sociedade polarizada, comunicar é um desafio cada vez maior para as marcas — e este ano ainda tem eleição
Junte-se a elas
Quantas potenciais líderes deixaram empresas ou mesmo suas carreiras desestimuladas pela falta de representatividade feminina e de oportunidades em cargos executivos?
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Dois lados da moeda
Modelo de negócio segue um desafio para produtores de conteúdo, como mostram os casos do Grupo Abril e do Esporte Interativo
Novos tempos, novos negócios
Busca por maior transparência e soluções para conteúdo pelas marcas faz disparar índice global de conquistas de contas
Ficou fake
A jornada de recuperação da imagem de Neymar será muito mais longa do que os 90 segundos de um comercial
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Sentados e observando
Estejam as condições favoráveis ou não, uma hora será inevitável se jogar de volta ao mar
Educação e soft power
Disciplina, eficiência e tecnologia foram os cartões de visita da Coreia do Sul para o mundo. Agora é a vez da cultura e das marcas
Melhores brinquedos
Marcas mal começaram a explorar o verdadeiro potencial da revolução tecnológica
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O julgamento de Cannes
Festival Internacional de Criatividade segue como o lugar onde sonhos são realizados e reputações construídas, mas perda de identidade apontada por criativos e protagonistas da história do evento o mantém na berlinda
As marcas da Copa
Mesmo com tantas variáveis incontroláveis envolvidas e o mantra do “brand safety” ressoando nas áreas de marketing de qualquer empresa, um Mundial da Fifa é uma oportunidade grande demais para não se permitir assumir os riscos envolvidos
A nova cara de Cannes
Depois das mudanças promovidas pela organização, o festival parece sintonizado com a vanguarda da indústria da comunicação
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Sacode a poeira
Fica difícil não sucumbir ao desânimo, após acumulados dias de tensão e a promessa de outros tantos, mas oportunidades não respeitam o mantra de terra arrasada das crises
Conexão Rio–Cannes
Proximidade com o Festival Internacional de Criatividade aumenta a expectativa de vencedores do Wave Festival quanto a bons resultados na França
Da Europa, com rigor
Nova regulação para coleta e uso de dados no Velho Continente impactará empresas do mundo todo
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Nós somos os robôs
Já não basta a automação programada: queremos que as máquinas aprendam a pensar por conta própria, para tomar decisões independentes, mais rápidas e mais precisas – enfim, melhores – do que as que temos sido capazes de tomar
Daqui pra frente
Pela primeira vez, consultorias ocupam metade dos lugares no ranking dos dez maiores grupos globais do setor, publicado anualmente pelo AdAge
Mudando a conversa
É preciso acertar o mindset para a criação de serviços que possam estabelecer novos parâmetros de valor para o trabalho das agências
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Os sinais de Sorrell
Assim como o bom repórter está sempre próximo das notícias quentes, as notícias quentes sempre rondam o bom repórter — até mesmo quando ainda estão por acontecer
Meios e mensagens
Mudam os formatos, as linguagens e os canais, mas o estado da arte na comunicação mantém seus fundamentos originais
Uma nobre missão
Quarenta anos após sua fundação, Meio & Mensagem segue fiel ao propósito original de gerar e compartilhar conhecimento para o desenvolvimento da indústria da comunicação
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Temporada de caça
É impossível projetar o quanto o Facebook estará modificado quando do cessar-fogo ao qual agora está exposto
Sem unanimidade
A capacidade de unir tamanha amplitude de pensamento, em tempos de polarização extrema, talvez seja o grande valor da peregrinação anual para Austin, em março
SXSW para quê?
O evento realizado anualmente em Austin é uma rede, que deve ser construída e alimentada por seus participantes, e da qual só conseguem tirar o máximo aqueles com generosidade para compartilhar e curiosidade para se misturar à multidão na busca do novo
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Todos por um
As consolidações não chegaram ainda às grandes marcas globais de publicidade. Com a atual movimentação das holdings, não é um absurdo perguntar até quando
Sigam o Post
A jornada da centenária marca de mídia é emblemática, ao desvendar caminhos interessantes para grandes marcas tradicionais do jornalismo
A campanha de P&G e Unilever
Cobrança por maior transparência e controle de veiculação nas plataformas sociais une as duas concorrentes globais
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Sem mais do mesmo
Assim como obriga gigantes como a Nestlé a revisitarem seu próprio propósito de existência, o consumidor também determina os rumos da indústria da comunicação
Feliz cliente novo
Levantamento anual sobre as melhores agências em novos negócios registra número recorde de movimentações de contas no mercado nacional
Só falta combinar com os russos
Ano de Copa do Mundo e eleição presidencial sempre promete fortes emoções, mas este 2018 ainda em seus primeiros dias deve nos surpreender de maneira positiva