Artigos
2022
-
Desconfie do futebol
Sem alarde, algumas ONGs tiveram impacto maior que empresas, jogadores e políticos para forçar o Catar a mudar para melhor nos últimos 12 anos
Comemoração precoce pega mal
É importante entender a diferença entre planos bem executados e os resultados reais atingidos
Vida longa ao “ao vivo”
Ainda que plataformas digitais sejam relevantes para amplificar comunicação das marcas, nada substitui emoção dos eventos in loco
-
O locutor é inocente
Clubismo nas transmissões é tão real quanto correto; não se trata de preferência, mas de uma questão de negócios
Sportswashing: o marketing imoral
Esporte tem sido utilizado por ditadores e líderes de regimes pouco democráticos para mudar suas imagens
Patrocinando o futuro do futebol
Liga independente, que vem sendo desejada e planejada pelos clubes brasileiros, poderá elevar a receita de todos os envolvidos
-
Quando o patrocínio não funciona
Associar uma marca a evento, pessoa ou clube de reputação questionável é garantia de impactos negativos, mas ainda há departamentos de marketing desatentos a isso
O esporte virtual
5G, transmissão em VR e óculos para a tecnologia mudarão radicalmente as experiências dos torcedores e das marcas
Olimpíadas ou Direitos Humanos?
Jogos de Inverno, em Pequim, serão desafio especial aos patrocinadores