Kombi vira laboratório ambulante
Casa7, especializada em comportamento de consumo, cria novo método de abordagem
Casa7, especializada em comportamento de consumo, cria novo método de abordagem
Erica Ribeiro
18 de abril de 2011 - 2h18
A Casa7, empresa de pesquisa especializada em comportamento de consumo no Brasil e América Latina, decidiu inovar nos seus métodos de entrevistas. A abordagem ao público pode agora ser feita em uma Kombi, ano 1972, customizada para receber os entrevistados. O veículo está equipado com ar condicionado, gerador, televisão de 21 polegadas e frigobar. O objetivo da empresa com a sua “Kombi de pesquisas” é ficar mais próximo dos consumidores. A iniciativa segue o mesmo conceito dos espaços pop ups, já usados em outros países.
“A Casa7 está sempre atenta aos movimentos comportamentais contemporâneos e, diante disso, desenvolveu a Pop-up Research. Nela, a empresa vai em busca do consumidor e não o inverso. Assim, o abordamos em seu habitat”, destaca Adriana Hack, sócia diretora da Casa7.
A nova proposta, não substitui as já conhecidas e tradicionais técnicas de pesquisa. O grande diferencial da Kombi é a força do auto recrutamento. De acordo com o perfil do estudo, a empresa visita locais normalmente frequentados pelo público desejado. Um teste para a marca Kuat, por exemplo, tinha como alvo os universitários. “Fomos a seis faculdades no Rio de Janeiro em horários diversos. Chegávamos de Kombi e oferecíamos brindes e refrigerantes para aqueles que respondessem nosso roteiro. Realizamos mini grupos no interior da Kombi, totalizando 140 participantes, uma amostra bem interessante para um estudo qualitativo – e o que foi melhor, todos se auto recrutaram. A gente apenas abria a porta da Kombi e eles vinham nos abordar”, conta Gustavo Souza, sócio da Casa7.
Segundo ele, a Kombi oferece mais agilidade e custos menores. “Precisamos adequar as técnicas de coleta de dados de acordo com o ritmo e perfil de nossos entrevistados. Desenvolver formas contemporâneas de horizontalizar o diálogo entre pesquisador e pesquisado é o grande desafio dos institutos nessa era digital. Pensamos em um ambiente aspiracional, onde os próprios entrevistados viriam participar das dinâmicas, estimulando um processo de auto recrutamento”, frisa Souza.
Coca-Cola, L’Oréal, Oi, GSK – GlaxoSmithKline e algumas agências como NBS e Quê, são algumas das que integram a carteira de clientes da Casa7.
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