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Comunicação

Digital atinge status de ferramenta padrão nos EUA

Agências de publicidade dos EUA já têm 28% de suas receitas vindas do digital e mercado já aponta que tudo o que não for digital perderá importância


25 de abril de 2011 - 5h43

Os serviços digitais representam US$ 8,5 bilhões do bolo de US$ 30,4 bilhões gerados em 2010 pelas 900 maiores agências de publicidade e marketing dos Estados Unidos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Agency Report 2011, o ranking divulgado anualmente pelo Advertising Age.

Isso significa que 28% dos dólares investidos na publicidade daquele mercado em 2010 foram colocados no online. O número representa uma alta em relação aos 25,8% de 2009. O dado bate com o que dizem dois grandes grupos, o WPP e o Publicis, que afirmam que suas receitas com digital são de 29% e 28%, respectivamente.

Ficou claro neste ano que o digital se tornou uma ferramenta padrão entre todas as disciplinas das agências. Seis em cada 10 dólares investidos no digital – ou US$ 5,1 bilhões – foram para agências especializadas, como Digitas e SapientNitro. A segunda maior porção – US$ 2 bilhões – foram para agências cujo core business é marketing direto ou CRM. O AdAge estima que as agências desses segmentos 42% das receitas nos Estados Unidos em serviços digitais no ano passado (as distinções entre agências digitais como Digitas e forças do direct/CRM, como Wunderman, a rigor, estão caindo por terra).

O resto das receitas – US$ 1,4 bilhão, foi investido em agências focadas em disciplinas como publicidade, promoção, healthcare e RP.

Sem surpresa, startups tendem a ter um foco mais digital. A Pereira&O´Dell, de San Francisco (e do Grupo ABC), gerou 55% de suas receitas do digital no ano passado. Mas as grandes também estão na mistura. A Leo Burnett Worlwide/Arc, agência de publicidade e serviços de marketing do grupo Publicis, contratou mais experts em digital do que qualquer outra agência digital.

Em geral, o digital é mais presente nas agências. Na McGarryBowen, da Dentsu, o digital representa 24% das receitas em 2010, contra 20% em 2009. Na Carlson Marketing, do grupo Aeroplan, gerou gerou no ano passado 33% de receita no setor, contra 25% de 2009.

As empresas de RP (relações públicas) têm se movimentado mais agressivamente em direção às redes sociais. A Edelman, maior empresa de RP do mundo, afirmou que suas receitas com digital duplicaram em 2010.

Um resumo de todos esses dados foi dado recentemente pelo presidente do grupo Omnicom, John Wren. “Fundamentalmente, acredito que tudo o que não for digital em breve será. Ou então, será muito desimportante”, diz.

Do Advertising Age.
 

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