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Comunicação

Engajamento digital em debate

Case União Light ilustra painel do ProXXIma 2011 sobre como as estratégias digitais devem ser contempladas nas campanhas de marketing


4 de maio de 2011 - 3h27

Um dos cases apresentados nesta quarta-feira 4 no ProXXIma 2011 foi o de União Light. Após exibição conduzida por Fabiana Bruno, head of digital da PeraltaStrawberryFrog, o moderador Wagner Brenner, do Update or Die, fez um convite a reflexão sobre como agências e anunciantes devem encarar o uso de mídias digitais e redes sociais na construção dos briefings. Também participavam do painel Andréa Alvares, da PepsiCo, e Humberto Andrade, da Pirelli.

Para Fabiana, cabe à agência fazer o anunciante entender todas as ferramentas e ações digitais que uma campanha de comunicação integrada contempla. A executiva ressalta que mesmo que a campanha tenha uma data final, a interação com o usuário não deve ser interrompido.

De acordo com Andréa Alvares, os anunciantes estão em busca de ideias que sejam completas, sem distinção de mídias. A executiva ressalta que as estratégias digitais já estão recebendo mais atenção no planejamento de ações dentro da companhia e acredita que esse caminho se deve aos fatores agilidade e custos. Ela destaca que o profissional que trabalha com essas ferramentas deve ser um usuário ativo das redes sociais.

Humberto Andrade conta que a Pirelli está fazendo uma releitura interna na empresa, para que conheçam as possibilidades que o digital pode ter, antes de ir até a agência com o briefing. Ele ressalta que quanto mais rápido o anunciante tiver uma área especializada em digital e redes sociais dentro da empresa, mais fácil será o trabalho quando uma campanha exigir o engajamento dos consumidores.

Para relançar o produto União Light que já existia no mercado, a PeraltaStrawberryFrog decidiu convdari as pessoas a experimentarem o sabor do produto, por meio de vales-doce. Funcionava da seguinte maneira: a marca foi até docerias em São Paulo e levou seu produto para ocupar o lugar do açúcar normal na preparação de doces. Após os consumidores terminarem, uma pessoa perguntavam se elas haviam sentido diferença no gosto. A maioria respondeu que não.

O vídeo com o o experimento foi veiculado na TV aberta e internet. Os usuários eram convidados a ir até a fanpage da União, clicar em "like", e em seguida eram redirecionados para preencher um cadastro e ganhar um voucher com um doce de presente. O resultado foi o crescimento de mais 1000% no número de seguidores, 100% de crescimento de venda do produto e mais de 15 mil amostras entregues. Toda a estratégia online foi amparada por trabalho de relações públicas e material de ponto de venda.

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