ABP entrega o Prêmio Comunicação
Homenageado como Personalidade do Ano, Henrique Meirelles destaca importância do mercado publicitário para o crescimento do País
Homenageado como Personalidade do Ano, Henrique Meirelles destaca importância do mercado publicitário para o crescimento do País
Erica Ribeiro
10 de maio de 2011 - 7h20
A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) entregou nesta terça-feira, 10, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o Prêmio Comunicação 2010 a empresas e profissionais escolhidos como os destaques do ano pela diretoria da entidade. Nesta edição, foram contemplados o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, como Personalidade do Ano; a Editora Globo, como Veículo do Ano; a AlmapBBDO, como Agência do Ano; e o banco Santander, como Anunciante do Ano. O instituto de responsabilidade social Oi Futuro recebeu uma homenagem especial.
Meirelles destacou o fato do Brasil ser hoje o “país do presente”, que se destaca no cenário internacional, e disse que o mercado publicitário tem papel importante no processo de crescimento brasileiro. Para o presidente da ABP, Cyd Alvarez, a escolha dos homenageados tem sido do mais alto nível. Ele brincou dizendo que “o sarrafo está cada vez mais alto” e acrescentou que escolher os melhores em um ano no qual todos foram muito bem é mais difícil do que em um ano com mais dificuldades. Cyd destacou em seu discurso que o Brasil vive um momento especial e que o crescimento do país se deve ao fato de termos uma estabilidade que devolve aos brasileiros a capacidade de sonhar.
“No momento em que todos se destacam, é mais complicado escolher os melhores. O Brasil vive um momento especial, e é natural que muitos se destaquem. Foi muito difícil para os 20 diretores da ABP fazerem essa escolha e isso foi muito bom”, completou. Para ele, assim como as empresas estão crescendo, o mercado publicitário segue o mesmo curso e, no caso do Rio de Janeiro, a palavra é otimismo. “Temos um movimento de vinda de profissionais de outros estados para o Rio a fim de aproveitar as perspectivas que a cidade tem. E com relação ao crescimento do mercado, a taxa prevista para esse ano é de 10% a 12%. Crescer em cima de um ano espetacular é muito bom. Com o mercado crescendo como um todo, é natural que a concorrência aumente. E o que vai impulsionar isso é a internet, a mídia out of home, mobile, tablete”, enumera.
A homenagem especial ao instituto Oi Futuro foi prestada pelo trabalho desenvolvido em diferentes frentes, nas áreas de educação, esporte, projetos sociais e ambientais, entre outros. Wellington Silva, diretor de marketing do Oi Futuro, recebeu o prêmio e destacou que após uma década de trabalho, o instituto se orgulha de poder fazer a diferença na história de muitos jovens cidadãos.
A Editora Globo, com 14 revistas, 16 websites e presença multiplataforma foi escolhida como Veículo do Ano pela ABP. Frederic Kachar, diretor geral da empresa, afirmou que o prêmio vem consagrar um grande trabalho de reestruturação da empresa ao longo de uma década. “Estamos comemorando o resultado de uma década de trabalho, de reestruturação da empresa, que antes, enquanto trabalhava para solucionar as dividas, pensava se continuaria com todas as revistas e hoje é uma empresa multiplataforma. Somos uma empresa que sempre acreditou no país e hoje podemos dizer que temos o padrão Globo de qualidade. Queremos agradecer a todos na Editora Globo e principalmente aos 1.400 colaboradores que hoje estão comemorando lá no Jaguaré”, disse Kachar, em referência a sede da empresa, em São Paulo.
Cristiana De Angelis, gerente executiva de marketing do Santander, recebeu pelo banco o destaque como Anunciante do Ano. Ela frisou que a premiação é resultado de um longo trabalho de marca e de identificação do banco com seu público. “Nossa comunicação de construir junto vem de dentro para fora. O Rio de Janeiro é um estado importante para o Santander e aqui temos uma série de atividades junto a comunidades como o Morro do Alemão, a restauração dos Arcos da Lapa. Queremos ter conteúdos relevantes que mobilizem a sociedade. Queremos participar como banco das mudanças para melhoria do bem estar do público. As campanhas publicitárias devem refletir os conceitos do nosso negócio. E nisso a Talent é uma grande parceira, uma extensão do banco”, elogiou, referindo-se à agência que concentra a conta do Santander.
Marcello Serpa, que recebeu o prêmio de Agência do Ano pela AlmapBBDO, disse se sentir honrado pela homenagem e dedicou o prêmio a seu sócio, José Luiz Madeira, e a todos que trabalham na empresa. “Agradeço em nome da agência, do meu sócio, das equipes de criação, planejamento, atendimento, todos. A gente não é bom de fazer oba-oba, mas sempre buscamos fazer o nosso trabalho ser o melhor”, resumiu Serpa.
O prêmio de Personalidade do Ano, recebido pelo ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foi marcado por homenagens a todos do mercado publicitário. “O prêmio foi muito bem definido pelo presidente da ABP, quando ele disse que o Brasil ganhou de volta a sua capacidade de sonhar. O Brasil recuperou a capacidade de sonhar em função da estabilidade econômica e da perspectiva de que os brasileiros terão um futuro, emprego, garantias de crescimento. Fico muito gratificado com essa premiação porque todos nós temos, como cidadãos, o objetivo de dar a nossa contribuição para que todos possamos ter uma vida melhor”, disse Meirelles.
O ex-presidente do BC também comentou a relação do mercado publicitário com o crescimento do País. “É um momento privilegiado para esse mercado e agora o grande desafio é que possamos de fato aumentar a capacidade da economia de crescer de forma cada vez mais produtiva. Certamente a publicidade é parte importante disso”, destacou Meirelles.
O Prêmio Comunicação 2010 teve o patrocínio da Souza Cruz. Cerca de 200 profissionais do mercado publicitário participaram do evento.
Compartilhe
Veja também
Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online
Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple
Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades
Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano