Grand Rapids: uma cidade que não morre
População se mobiliza contra Newsweek e mostra em viral que cidade está mais viva do que nunca
População se mobiliza contra Newsweek e mostra em viral que cidade está mais viva do que nunca
Felipe Turlao
31 de maio de 2011 - 3h11
A cidade de Grand Rapids, no estado norte-americano do Michigan, foi apontada recentemente pela revista semanal Newsweek como uma das 10 “cidades à beira da morte” nos Estados Unidos, ao lado de nomes como Pittsburgh, Cleveland, Rochester, Nova Orleans e Detroit.
Dentre os critérios estão o tamanho da população, a variação populacional nos últimos 10 anos e a proporção de pessoas com menos de 18 anos.
Mas a cidade decidiu reagir. A iniciativa de alguns cidadãos reuniu cerca de 5 mil pessoas para gravar um “video-resposta” à Newsweek.
Ao som de “American Pie”, uma canção que fala de morte, uma câmera percorreu diversos pontos da cidade mostrando a alegria da população. O vídeo de nove minutos se tornou viral e já ultrapassou a barreira de 1 milhão de visualizações.
Para se ter uma ideia de quanto isso representou para o orgulho de Grand Rapids, a população total da cidade beira os 200 mil. Ou seja, uma a cada 40 pessoas participou da ação. É como se 250 mil pessoas que vivem em São Paulo (sem considerar a região metropolitana) decidissem fazer o mesmo.
Compartilhe
Veja também
Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online
Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple
Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades
Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano