?1984? ? O Grand Prix de Steve Jobs
Comercial da Chiat Day para Apple segue sendo cultuado mesmo 27 anos após sua exibição única na televisão
Comercial da Chiat Day para Apple segue sendo cultuado mesmo 27 anos após sua exibição única na televisão
Felipe Turlao
25 de agosto de 2011 - 11h36
O comercial vencedor do Festival de Cannes em 1984 foi eleito por unanimidade e aplaudido de pé pelos jurados. No ano anterior, causou furor na plateia quando apresentado pela primeira vez por um jovem Steve Jobs. E ele foi também o assunto mais comentado após o Super Bowl de 1983 – mais até do que o jogo disputado entre o Los Angeles Raiders e o Washington Redskins.
Nestes três momentos-chave, “1984”, uma criação da dupla Lee Clow e Steve Hayden, da então Chiat Day – hoje parte da rede TBWA – mostrou que quem estava certo mais uma vez era Steve Jobs. O fundador da Apple enfrentou a diretoria da empresa para levar adiante a arriscada ideia de usar a ficção científica inspirada no livro 1984 de George Orwell e uma linguagem revolucionária sem sequer mostrar o produto para apresentar o não menos revolucionário MacIntosh. O computador que chegaria às casas das pessoas e não ficaria mais restrito às empresas, em um mercado então dominado pela IBM.
Há dois anos, Lee Clow falou à Revista da Criação sobre “1984”. Entre outras curiosidades, ele revelou que a exibição única no Super Bowl não era a ideia inicial, mas a única barreira que a Jobs e a agência conseguiram quebrar diante de uma diretoria que simplesmente odiou o filme.
“Estávamos vivendo um momento muito especial, não porque estivéssemos fazendo um bom comercial, mas porque estávamos lançando um produto que iria transformar o mundo. Nós usamos um diretor conhecido (Ridley Scott) de uma forma bastante inovadora. Usarmos o Super Bowl, que é um palco bastante especial. Todas essas coisas combinadas terminaram por resultar em um comercial bastante especial”, afirmou Clow. “Mas é exatamente assim que nascem as grandes obras. Fruto de uma conjunção de fatores”, completa.
Justamente por isso, a aquisição deste espaço de um minuto talvez tenha sido a decisão mais feliz da história da publicidade mundial. E mais uma mostra de que Steve Jobs tinha uma visão muito especial sobre determinadas coisas. Levar “1984” ao ar foi uma atitude justificada por uma de suas citações favoritas: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a ela”.
Confira o comercial (com legendas em português) e, logo mais abaixo, um vídeo histórico selecionado pelo Advertising Age em que Steve Jobs apresenta a peça pela primeira vez:
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