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Comunicação

Momentum Sports une McCann e Fittipaldi

Associação entre a rede global e o ex-piloto brasileiro comprova que o marketing esportivo e o promocional andam de mãos dadas


5 de setembro de 2011 - 9h25

O aquecido mercado de marketing esportivo no Brasil, que vem aproximando sua atuação do mercado promocional, acaba de ganhar mais um player de peso. A Momentum, rede global de marketing promocional do McCann Worldgroup, firmou sociedade com Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1. Ele torna-se sócio do escritório brasileiro da Momentum Sports, nova unidade de marketing esportivo que irá disputar as oportunidades de negócios que serão geradas ao longo dos próximos cinco anos com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.

Com a proposta de “transformar fãs do esporte em fãs de marcas”, a Momentum Sports terá atividade independente da Momentum, mas responderá ao presidente da rede no País, Marcos Lacerda. Fittipaldi fará parte do conselho administrativo da Momentum Sports que terá também Washington Olivetto, chairman da WMcCann, e Kevin McNulty, chief marketing officer da Momentum Worldwide e presidente mundial da Momentum Sports.

No Brasil, a empresa já procura um executivo para a função de diretor geral da operação esportiva, que terá como principais ofertas de serviços a consultoria estratégica em esporte, a ativação de patrocínios e a gestão de carreira para atletas.

Lacerda conta que a Momentum Sports foi lançada nos Estados Unidos pouco antes das Olimpíadas de 2008, com o objetivo de ser uma unidade temporária para atender os interesses de seus clientes em ações visando os jogos na China. No entanto, o envolvimento da Momentum com projetos olímpicos data desde 1996 nos jogos realizados em Atlanta (EUA). A McCann Erickson, por sua vez, detém a conta publicitária dos Jogos de Londres 2012.

“A partir de agora, porém, teremos uma rede que terá no Brasil sua primeira filial”, conta Lacerda. As próximas filiais a serem lançadas pela Momentum Sports serão em Londres e Pequim, mas também há planos para montar operações nos Estados Unidos e no Japão, onde Fittipaldi também deve colaborar por conta de sua experiência internacional no ramo do marketing.

Todas as unidades da Momentum Sports atuarão subordinadas aos comandos locais da Momentum, afirma Lacerda, com o objetivo de coordenar inteligência promocional com o know how específico das ações esportivas. “Isso facilitará inclusive um eventual alinhamento de clientes da Momentum, que terão a nova unidade de esportes à sua disposição”, frisa ele.

Com a sociedade firmada entre sua empresa, a EF Marketing, e a Momentum, Fittipaldi conta que também está delegando ao novo empreendimento a tarefa de gerenciar a sua própria carreira de garoto propaganda. “Sou sócio e também cliente”, diz. O ex-piloto conta que a aproximação com a Momentum aconteceu com a intermediação de Washington Olivetto, amigo de longa data e também parceiro em algumas campanhas publicitárias, com a desenvolvida no final do ano passado pela WMCann para a Braskem tendo Fittipaldi como garoto-propaganda. Com a Momentum, o ex-piloto desenvolve um projeto com exposições para comemorar os 40 anos de sua primeira vitória na Fórmula 1, conquistada em 1970, e seu primeiro título, dois anos depois.

Indagado sobre o papel efetivo que terá na Momentum Sports, Fittipaldi lembra que seus mais de 40 anos de trânsito na condição de ídolo no circuito mundial de automobilismo lhe conferem uma experiência diferenciada no mundo dos negócios do esporte. “O automobilismo é o esporte pioneiro em termos de aproximação com o marketing. O Emerson, por sua vez, também é um dos pioneiros no Brasil nesse ramo”, afirma Olivetto. “Sempre lidei com os principais executivos de montadoras e de empresas que patrocinam os esportes a motor”, emenda o bicampeão da F1.

Outro trunfo foi a sua inclusão na Laurus World Sports Academy, uma associação que reúne 47 dos maiores ícones do esporte mundial em prol de projetos sociais em todo mundo – Franz Beckenbauer, Nadia Comanec, Mark Spitz e John McEnroe, entre outros –, dentre os quais Fittipaldi é o único representante brasileiro. O projeto apoia 84 projetos sociais em todo mundo graças aos 40 milhões de euros arrecadados com a ajuda dos ídolos. “A proximidade com esses ídolos também pode abrir muitas portas”, acredita Fittipaldi.

Lacerda acrescenta que cultivar a proximidade com as principais confederações esportivas do Brasil e do mundo também será uma das atribuições do empreendimento. Para tirar o melhor proveito das leis de incentivo ao esporte foi contratado o escritório Peixoto & Curi, para prestará consultoria jurídica a Momentum Sports. Os nomes confirmados até o momento na equipe da agência são as executivas de conta Vanessa Braga e Bruna Iglesias, além do executivo de negócios Bruno Mendonça.
 

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