A onda do sertanejo publicitário
Cantoras do gênero se tornam as queridinhas dos anunciantes e estrelam campanhas e ações publicitárias de diferentes produtos
Cantoras do gênero se tornam as queridinhas dos anunciantes e estrelam campanhas e ações publicitárias de diferentes produtos
Bárbara Sacchitiello
24 de março de 2017 - 8h45
No ano passado, as dez músicas mais tocadas nas rádios de todo o Brasil foram sucessos sertanejos. Nos serviços de streamings, as canções de duplas e artistas-solo também dominam a preferência dos assinantes. Nos programas de auditório de TV, o gênero também é a trilha sonora que mais chama a atenção.
Não é de se estranhar que essa febre musical – que já vêm de alguns anos, com a consolidação do chamado “sertanejo universitário” – também atingisse a publicidade. Um aspecto especial, no entanto, vêm chamando a atenção nas campanhas publicitárias lançadas recentemente na mídia. As artistas do gênero vêm ganhando a preferência das marcas na hora de apresentar produtos e serviços.
Há alguns dias, os versos da música “De Tudo”, de autoria da dupla Simone & Simaria, embalam o comercial de TV da TIM. De olho no sucesso e carisma da dupla, a operadora de telefonia decidiu aproveitar o talento das artistas para conversar com os clientes dos planos pré-pago. “A TIM sempre teve uma conexão muito forte com a música e, agora, achamos que o sertanejo era o ritmo ideal para levar uma mensagem ao público. Não queríamos, no entanto, simplesmente usar a dupla como celebridades, mas sim trazê-las ao contexto da TIM. Por isso que tivemos a ideia de pedir a elas que criassem uma canção exclusiva para o comercial”, conta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Branding Management da TIM Brasil.
A escolha por Simone & Simaria é embasada em um movimento que, no universo musical ganhou o título de “feminejo”: artistas mulheres que cantam a liberdade de escolha e a autoestima feminina. “O interessante do sertanejo é que ele tem entrada em públicos de diferentes classes sociais e idade. Estamos muito felizes com o resultado da campanha. Ficamos sabendo, inclusive, que a Simone e a Simaria incluirão a canção no repertório de seus shows”, comemora Ana. Veja o clipe:
A nova dupla de Naiara
A febre do “feminejo” entre o público nacional também despertou a atenção da Propeg e da Caixa Econômica. Para lançar a campanha de sua loteria, a Dupla de Páscoa, a agência também recorreu a um talento do gênero: a cantora Naiara Azevedo.
Para a Propeg, no entanto, a simples utilização da cantora do hit “50 reais” na campanha não era o bastante para transmitir a mensagem desejada. “Colocamos a Naiara em uma situação condizente com o produto. Como o objetivo era apresentar a Dupla de Páscoa, fizemos com que ela postasse em suas redes sociais a notícia de que, em breve, anunciaria o nome de alguém com que formaria uma dupla. Isso agitou muito os fãs e gerou buzz”, conta Emerson Braga, CCO da Propeg.
Na opinião do criativo, o carisma da cantora ajudou a marca a alcançar o resultado esperado. “Quando revelamos que a dupla de Naiara era a Caixa, os fãs ficaram felizes, pois souberam que ela continuaria em sua carreira solo normalmente. Quando associamos o carisma e a popularidade do artista a uma boa ideia, o resultado sempre é positivo”, analisa. Veja o clipe da campanha da Caixa com Naiara Azevedo:
https://www.youtube.com/watch?v=WP3MJzoe5_4
As cantoras Maiara & Maraísa, outra dupla de sucesso do sertanejo atual, também estão em alta no universo publicitário. As artistas, atualmente, estão no ar para apresentar a linha de produtos para o corpo Encanto Surpreendente, da Avon, para a qual fizeram uma versão de um de seus sucessos, com versos sobre a autoestima, e também para a Niely, mostrando a linha Cor & Ton Mega Colors. Para esse anunciante, a dupla, inclusive, entrou para o time de embaixadores, com um proposta de reforçar o empoderamento e a autoestima femininas. A campanha da Niely é assinada pela Artplan. Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=7vbpX9eRWM4
Desgaste
Na opinião do chief creative officer da Propeg, o uso de artistas do mesmo segmento em diversas campanhas publicitárias pode trazer um desgaste ao público. “Quando algum gênero ou artista está em alta é natural que ele seja muito utilizado na publicidade, o que pode cansar um pouco a imagem. Mas, para evitar isso, é necessário sempre inovar e ser o mais criativo possível nas campanhas. Quando a marca consegue encaixar o gênero do momento com sua proposta, o bom resultado é garantido”, aposta.
Para a diretora da TIM, é certeza de que a música continuará sendo um dos alicerces de comunicação da marca. Se o sertanejo seguirá nessa posição de destaque, no entanto, ainda é difícil prever. “Nosso planejamento contempla diferentes estilos musicais e muitos artistas. Como a campanha foi lançada recentemente, ainda estamos aguardando os resultados para saber de que forma daremos continuidade. Mas já a consideramos um sucesso. Aqui, na TIM, ninguém para de cantar a música da Simone & Simaria”, brinca Ana.
Compartilhe
Veja também
Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton
Fotógrafo italiano, que morreu nesta segunda-feira, 13, alçou a Benetton ao mainstream com cliques polêmicos e de cunho progressista
Kimberly-Clark separa criatividade e mídia entre quatro holdings
Após concorrência global, anunciante divide verba publicitária entre WPP, Omnicom, Publicis e IPG