A ousada proposta do Banco Original
Com investimento de R$ 600 milhões, instituição financeira e Fischer propõem relação bancária 100% digital
Com investimento de R$ 600 milhões, instituição financeira e Fischer propõem relação bancária 100% digital
Bárbara Sacchitiello
12 de abril de 2016 - 10h11
O homem mais rápido do mundo foi o escolhido para apresentar às pessoas uma nova modalidade de relacionamento com as instituições financeiras. Há alguns dias, o atleta Usain Bolt vem aparecendo em chamadas na TV e em vídeos no YouTube, ressaltando suas características originais (como maior altura em relação à média dos corredores) que o levaram a ser um dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos.
A escolha de Bolt foi a maneira que a holding J&F e a agência de publicidade Fischer encontraram para convidar o público a conhecer o novo serviço do Banco Original, empresa da companhia voltada à área de agronegócio e que, agora, lança uma modalidade bancária 100% estruturada no ambiente online, voltada à pessoa física. O projeto de construção da marca, desenvolvimento da tecnologia e as estratégias de comunicação demandaram um investimento de mais de R$ 600 milhões. Assista ao comercial:
https://www.youtube.com/watch?v=NhaRfQia8IQ
A proposta do Original foi criada há mais de um ano pelo ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. “O modelo obedece a transição pela qual as pessoas passam em seu dia a dia e o crescimento da interatividade e de suas experiências digitais. O Henrique idealizou esse projeto e, quando conseguimos estruturar uma tecnologia condizente com ele, foi possível coloca-lo em prática”, conta Marcos Lacerda, diretor de comunicação e marketing do Banco Original.
Ex-presidente da Momentum e com grande experiência na indústria de comunicação, Lacerda ajudou a desenhar, junto à Fischer, uma estratégia de comunicação que contempla três fases. A primeira delas é a campanha com Usain Bolt – que já está no ar na TV aberta e paga, internet, jornais, revistas e mídia exterior – visa apresentar o Banco Original ao público. A segunda etapa, segundo ele, reforçará a credibilidade da instituição. “Sabemos o quão importante é confiança e a segurança quando falamos em relações financeiras e é muito bom ter alguém como o Henrique Meirelles liderando a operação, pois ele é uma pessoa de altíssima credibilidade, o que contribui muito para a aceitação da marca”, explica o diretor de marketing. Posteriormente, a campanha começará a detalhar as modalidades de conta e de atendimento do banco, que não possui agências físicas, mas que conta com uma equipe de gerentes para prestar atendimento online e telefônico. Para alguns casos, o Banco Original criou uma estrutura física para realizar reuniões e acordos com clientes, em São Paulo.
“Para nós, o desafio maior não era simplesmente de lançar uma campanha, mas um novo banco no mercado do varejo, movimento que não ocorre há mais de 15 anos e com o diferencial de ser 100% digital”, disse Eduardo Fischer, presidente da agência. Obedecendo o DNA digital do Original, as primeiras ações foram feitas em parceria com o Google e, depois, começaram a ganhar as outras mídias. O plano de comunicação também contempla ativações e uma participação especial na Globo. O Banco Original tornou-se o patrocinador oficial do Jornal da Globo.
Com todo esse investimento, o Banco Original espera conquistar cem mil clientes nos próximos doze meses e, dentro de dez anos, construir uma carteira de mais de 2 milhões de pessoas. “Nossos pilares estão calcados em inovação, simplicidade e transparência. As pessoas já se relacionam com os bancos via aplicativos e nada melhor do que fazer isso em uma instituição que já nasce totalmente nesse ambiente digital”, finaliza Lacerda.
Compartilhe
Veja também
Chief Vibes Officer: a escolha de Troye Sivan para o novo cargo da Smirnoff
Cargo fictício indica que o cantor australiano será um dos rostos de ações de marketing da marca de bebidas
Leo Burnett fechará escritório de Detroit após perder General Motors
Mudança ocorre depois que a agência do Publicis Groupe perdeu as contas criativas da Cadillac, Buick e GMC, da General Motors