A partir de Gramado, setor de eventos quer redescobrir Brasil
Reconhecida como exemplo em gestão de turismo e eventos, município gaúcho receberá, em 2020, a primeira edição do Live Fórum
A partir de Gramado, setor de eventos quer redescobrir Brasil
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BuscarReconhecida como exemplo em gestão de turismo e eventos, município gaúcho receberá, em 2020, a primeira edição do Live Fórum
Bárbara Sacchitiello
12 de novembro de 2019 - 7h34
Em maio deste ano, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, recebeu o título de “Cidade Incentivadora do Live Marketing do Brasil”. Com menos de 40 mil habitantes, o município recebe, a cada ano, uma média de 6 milhões de turistas interessados em aproveitar bem mais do que o clima frio da região. De acordo com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o pequeno município gaúcho conseguiu construir um calendário de eventos que, ao lado do turismo, consegue ser responsável por 90% da renda da cidade, algo considerado um exemplo de trabalho do potencial de turismo e experiências de uma região.
“Muitas pessoas pensam que Gramado é uma cidade para curtir o frio, mas vai muito além disso. Há anos a cidade começou a desenvolver um calendário de eventos que permeia todos os meses do ano e faz com que a região receba bem mais turistas do que boa parte das grandes cidades brasileiras. O Natal Luz, que acontece nos últimos meses do ano e o Festival de Cinema, que é o maior do Brasil, são exemplos de eventos que atraem milhões de pessoas e que, por isso, conseguem também gerar interesse das marcas que queiram se conectar com elas. É esse modelo de gestão que queremos levar para outras regiões do País que tem um enorme potencial para, também, serem grandes polos de turismo e de eventos”, disse Wilson Ferreira Junior, presidente da Ampro, durante o Live Experience – 4o Congresso Brasileiro de Live Marketing, realizado nessa segunda-feira, 11, em São Paulo.
A cidade de Gramado foi um dos exemplos citados em um dos painéis da programação, que destacou justamente as diversas oportunidades de ativações, patrocínios e exposições que as marcas possuem em diversos locais do Brasil e que, em sua maioria, ainda não são aproveitadas. Virna Miranda, head de planejamento da agência CDN, levou ao debate alguns exemplos de festas regionais que, embora tenham grandes dimensões e atraiam um público digno de festival, ainda não recebem a atenção de grandes marcas e nem da mídia. “Todo mundo certamente já ouviu falar da festa de Parintins, realizada no Amazonas. É um evento gigante, com presença de marcas gigantes também. Mas quase ninguém sabe que, no Pará, em Santarém, acontece a Festa do Sairé, um festival bem parecido, que dura cinco dias, e reúne mais de 100 mil pessoas. A diferença é que, enquanto Parintins celebra o boi, a Festa do Sairé homenageia o boto. E não há nenhuma ativação ou participação de uma marca de grande porte em um evento como esse. Assim como há diversos exemplos em outras regiões do País. Gostaria que o mercado de live marketing enxergasse o Brasil com olhos diferentes e descobrisse as diferentes oportunidades que temos aqui, criando um novo calendário para as marcas”, provocou a profissional.
Ampro Live Fórum
Para estimular as marcas a aproveitarem essas oportunidades regionais, a Ampro anunciou, para o próximo ano, a primeira edição do Live Fórum, novo evento que passa a fazer parte de seu calendário. O road show acontecerá a cada ano em uma localidade, reunindo profissionais de agências e anunciantes a discutirem as oportunidades de eventos, ativações e experiências regionais. “Levaremos decisores para debaterem importantes questões do mercado, em sessões abertas e fechadas. E a primeira cidade que receberá o Ampro Live Fórum será Gramado”, anunciou o presidente da Ampro. A primeira edição do Live Fórum deve acontecer, segundo a associação, em outubro de 2020.
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