A pedido de Bolsonaro, Banco do Brasil tira campanha do ar
Rubem Novaes, presidente do banco, em decisão tomada em comum acordo com Jair Bolsonaro, exonera Delano Valentim, diretor de comunicação e marketing
A pedido de Bolsonaro, Banco do Brasil tira campanha do ar
BuscarA pedido de Bolsonaro, Banco do Brasil tira campanha do ar
BuscarRubem Novaes, presidente do banco, em decisão tomada em comum acordo com Jair Bolsonaro, exonera Delano Valentim, diretor de comunicação e marketing
Atualizada em 26/04/19, às 17:37
Lançada em 31 de março, a campanha do Banco do Brasil que convidava o público a abrir uma conta pelo app da instituição, foi tirada do ar a pedido do presidente Jair Bolsonaro. Após assistir o comercial na TV, Bolsonaro entrou em contato com Rubem Novaes, presidente do banco, para reclamar do filme, repleto de termos populares na internet e com jovens negros e brancos tirando selfies.
O descontentamento do presidente da república com a campanha causou ainda a exoneração do diretor de comunicação e marketing do Banco do Brasil, Delano Valentim, responsável pela aprovação das peças publicitárias. “O presidente Bolsonaro e eu concordamos que o filme deveria ser recolhido. A saída do diretor é uma decisão de consenso, inclusive com aceitação do próprio”, disse Novaes ao blog do jornalista Lauro Jardim, de O Globo. A função de Valentim passa a ser exercida, temporariamente, pelo diretor de estratégia e organização Alexandre Alves de Souza.
Criada pela WMcCann, a campanha também incluiu ações para o digital com influenciadores como Hugo Gloss e Cellbit, e previa ainda um esquete do Porta dos Fundos, “Manda foto, Bebê”. No ano passado, durante o Governo Temer, a WMcCann ganhou uma licitação pública para administrar a verba publicitária do Banco do Brasil, responsabilidade que divide com a Lew’Lara\TBWA.
Segundo reportagem da rádio CBN, o Palácio do Planalto também pediu mudanças em outra peça publicitária do Bando do Brasil, ainda em produção. A comunicação com foco no Dia das Mães teria entre seus protagonistas a youtuber Ellen Ramos, do canal Hel Mother, mas ela foi vetada por ter se posicionado contra Bolsonaro no ano passado, durante o período eleitoral.
Veja, a seguir, o filme tirado do ar, que foi criado pela WMcCann, com produção da Yourmama, direção de cena de Cassu e trilha da Jamute.
Compartilhe
Veja também
Por dentro da redução dos cargos de diretor de diversidade nas agências
Ad Age explora por que as agências estão demitindo executivos de DE&I, enquanto alguns temem que os cortes só aumentem sob Trump
Burger King envia Pix a consumidores para divulgar promoção de Black Friday
Membros do Clube BK estão recebendo transferências de R$ 0,01, junto à anúncio de oferta da rede