Acusada de erotizar crianças em campanha, Balenciaga enfrenta crise
Marca de luxo removeu todas as postagens de seu Instagram e corre o risco de perder a parceria da empresária e influenciadora Kim Kardashian
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Meio & Mensagem
29 de novembro de 2022 - 7h27
Com informações do Ad Age
A marca de luxo Balenciaga enfrenta uma forte crise de imagem. Após a empresa ter sido amplamente criticada por, supostamente, sexualizar a imagem de crianças em uma campanha publicitária, a influenciadora e empresária Kim Kardashian relatou que está, como mãe, está “abalada com as imagens perturbadoras” e que irá reconsiderar sua parceria com a grife de luxo.
“Atualmente estou reavaliando meu relacionamento com a marca, baseada em sua disposição de aceitar a responsabilidade por algo que nunca deveria ter acontecido – e com base nas ações que espero vê-los tomar para proteger as criações”, declarou Kardashian no Twitter.
I have been quiet for the past few days, not because I haven’t been disgusted and outraged by the recent Balenciaga campaigns, but because I wanted an opportunity to speak to their team to understand for myself how this could have happened.
— Kim Kardashian (@KimKardashian) November 27, 2022
A estrela do reality show televisivo e fundadora da marca de roupas Skims mantém uma parceria com a Balenciaga nos últimos dois anos.
No centro dessa controvérsia está uma série de imagens publicadas no site e nas redes sociais da marca nos últimos dias, que mostravam crianças posando com bolsas em forma de ursos de pelúcia, que carregavam acessórios como algemas e outros elementos, que foram interpretados como característicos de práticas de BDSM (sigla para bondage, disciplina, dominação-submissão e sado-masoquismo).
A sessão de fotos feita pelo fotógrafo Gabriele Galimberti – que chegou a fazer uma declaração dizendo que não tinha controle a respeito dos modelos ou do cenário escolhido pela Balenciaga – continha também outros elementos e tinha a intenção de mostrar as sugestões de presentes da marca para o feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos.
Diante de uma forte crítica do público, a grife de moda francesa, que pertence ao grupo Kering, rapidamente apagou as imagens de seus canais digitais e pediu desculpas por meio de um comunicado no qual diz que sua “bolsa em forma de urso de pelúcia não deveria ter sido apresentada com crianças nessa campanha.” A marca fez um longo texto, dizendo que condena qualquer tipo de abuso infantil e prometendo revisar suas estratégias e trabalhos. Veja:
Já nessa segunda-feira, 28, a Balenciaga ocultou todas as demais postagens já feitas em seu Instagram, deixando apenas o texto do comunicado.
“Agradeço pela remoção da campanha e pelas desculpas da Balenciaga”, escreveu Kim Kardashian em outro tuíte, postado no último dia 26. “Conversando com eles, acredito que entenderam a seriedade da questão e que tomarão as providências necessárias para que isso nunca mais aconteça”
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