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Agências de publicidade sinalizam otimismo para os negócios em 2023

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Comunicação

Agências de publicidade sinalizam otimismo para os negócios em 2023

Nova edição da pesquisa VanPro, feita pelo sistema Fenapro/Sinapro, aponta que 65% das agências projeta ter receitas maiores neste ano


9 de maio de 2023 - 13h01

(Crédito: Shutterstock)

Os dirigentes de agências de publicidade do Brasil estão otimistas em relação aos negócios neste ano de 2023. Para 65% deles, as perspectivas para os próximos meses são boas, como sinaliza a mais recente edição da pesquisa VanPro.

Realizada pelo sistema Sinapro/Fenapro, entidades que representam as agências de publicidade no Brasil, o estudo foi feito em março deste ano e coletou as opiniões dos representantes das agências a respeito do desempenho do setor no ano passado e sobre as expectativas para 2023.

Enquanto a maior parte dos entrevistados sinalizou otimismo a respeito dos negócios neste ano, cerca de 25% acreditam que o faturamento e o desempenho de seu segmento devem manter-se no patamar de 2022.

Entre os entrevistados, 7% preveem um ano pior, em termos de resultados, do que 2022. Embora seja a menor fatia, o índice dos pessimistas cresceu um pouco em relação à última edição da VanPro, quando somente 5% projetavam um futuro mais difícil. A pesquisa, ainda, apontou que 3% não sabem o que esperar do ano.

Melhora dos negócios de publicidade em 2022

O otimismo da maior parte dos representantes de agências de publicidade para os negócios do setor em 2023 deve-se, em parte, aos resultados mais positivos que essas empresas viram no ano passado.

A pesquisa VanPro apontou que metade dos respondentes disseram que a receita de suas agências em 2022 foi superior do que a de 2021.

Desse total de agências que registraram aumento no faturamento, 30% declararam que essa alta na receita foi superior a 20%.

Já 32% dos respondentes apontaram que seu faturamento em 2022 foi praticamente o mesmo do ano anterior.

Entre as agências que apresentaram um faturamento pior em 2022 do que no ano anterior, 8% declararam que a perda de receita foi superior a 30%.

De acordo com Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, a pesquisa consolida o ano de 2022 como um período de recuperação e avanço do setor com a retomada pós-pandemia praticamente consolidada.

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