Assinar

Alcir Gomes Leite assume LDC

Buscar
Publicidade
Comunicação

Alcir Gomes Leite assume LDC

Ketzer e Chalfon deixam agência do Grupo ABC que atende Santander e Nextel


22 de dezembro de 2016 - 10h39

A LDC, agência do Grupo ABC que até o ano passado se chamava Loducca e que atende contas como as de Santander e Nextel, começará 2017 sob nova administração. Alcir Gomes Leite deixa a copresidência da DM9DDB, conforme Meio & Mensagem noticiou em novembro, para assumir o comando da LDC. Paralelamente, saem da agência o CEO Guga Ketzer e o vice-presidente de mídia, Daniel Chalfon, que também é presidente do Grupo de Mídia de São Paulo. Ketzer e Chalfon foram sócios da agência, mas, desde a saída do fundador Celso Loducca, no ano passado, não se entenderam com os líderes do ABC, o CEO Guga Valente e o chairman Nizan Guanaes. A LDC tem um terceiro ex-sócio, o vice-presidente de planejamento Ken Fujioka, cujo futuro na holding ainda não está definido.

Nova administração ou fusão?
Desde janeiro de 2013, Alcir dividia a presidência da DM9DDB com Paulo César Queiroz, que agora segue como único CEO. Alcir, que estava na DM9 há 21 anos, chega à LDC em um momento de grandes mudanças, sendo a principal delas a venda do Grupo ABC para o Omnicom, no final do ano passado. A primeira consequência em termos de consolidação de agências ocorreu em março, com a incorporação da Pereira & O’Dell Brasil pela LCD. Nos últimos meses, foi muito comentada no mercado a possibilidade de incorporação da LDC pela DM9DDB, mas há contas conflitantes, como a do Santanter na LDC com a do Itaú na DM9. O Grupo ABC deve confirmar as mudanças na LDC e apresentar seus planos para o futuro da agência no início de janeiro.

Perdas e incertezas
Entre as principais agências do Grupo ABC, a LDC foi justamente a que passou por maiores mudanças desde o ano passado. Em agosto de 2015 foi anunciada a saída do fundador Celso Loducca. Como ele é o dono da marca, a agência começou 2016 com o nome LDC. Mas em fevereiro perdeu outra liderança importante: depois de 11 anos de casa, o vice-presidente de operações André Paes de Barros deixou a agência para assumir a presidência da Ampfy. Em março, ocorreu a incorporação da Pereira & O’Dell Brasil, com algumas contas e profissionais migrando para a LDC, como o caso de Márcio Callage, que, até então, comandava a POD Brasil sob supervisão de Alcir Gomes Leite. Entretanto, em novembro, a Vulcabrás Azaleia, maior conta da POD herdada pela LDC, mudou-se para a J. Walter Thompson.

Futura Loducca
Em agosto, em entrevista ao Meio & Mensagem, Celso Loducca confirmou a intenção de voltar ao mercado, podendo, inclusive, lançar uma nova Loducca – já que a marca lhe pertence. “Eu vendi a agência em julho do ano passado, fiquei até dezembro e achei que em março eu estaria de volta ao mercado. Existiam algumas contas, alguns investidores e alguns grupos que gostariam que eu abrisse uma agência – ou me ligasse à alguma já existente. Não há nenhum impedimento legal para mim. No acordo que assinei no ano passado, o nome do meu avô saiu comigo e eu posso abrir uma nova Loducca. O que eu teria de impedimento é não pegar contas nem funcionários da LDC até o final de 2016”, disse, na ocasião.

Alcir, 21 anos de DM9
Alcir Gomes Leite começou na DM9DDB em 1995, como diretor-geral de atendimento, e foi promovido a vice-presidente executivo em 2000. Em janeiro de 2013, após saída de Sergio Valente (hoje na Rede Globo), assumiu a copresidência ao lado de Paulo César Queiroz. A partir de 2012, Alcir foi o responsável pela expansão da marca DM9, que abriu operações no Rio de Janeiro (DM9Rio) e em Porto Alegre (DM9Sul). No ano passado, o escritório carioca foi absorvido pela Africa e o do Sul fundido com a POD Brasil, agência que, por sua vez, foi incorporada pela LDC neste ano. Nesses 21 anos de casa, Alcir participou de momentos importantes da DM9DDB, como a conquista de três troféus de Agency of the Year no Festival de Cannes (1998, 1999 e 2009), além do de Cyber Agency of the Year (2005).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Hering traz Bruna Marquezine, Sasha e suas mães para retratar conexão

    Hering traz Bruna Marquezine, Sasha e suas mães para retratar conexão

    Juntamente com suas mães, Xuxa e Neide Maia, atrizes celebram as relações de afeto, confiança e troca em campanha de Dia das Mães

  • Como as agências vêm ampliando os cargos de direção executiva de IA

    Como as agências vêm ampliando os cargos de direção executiva de IA

    Como os novos cargos de liderança voltados para IA têm chegado ao mercado, e o que isso significa para o futuro do trabalho?