Ambev é hexacampeã no ranking de anunciantes mais premiados do País
Fabricante de bebidas mantém primeiro lugar, seguida por Mercado Livre, que subiu da terceira para a segunda colocação, e pelo Grupo Boticário
Ambev é hexacampeã no ranking de anunciantes mais premiados do País
BuscarAmbev é hexacampeã no ranking de anunciantes mais premiados do País
BuscarFabricante de bebidas mantém primeiro lugar, seguida por Mercado Livre, que subiu da terceira para a segunda colocação, e pelo Grupo Boticário
Alexandre Zaghi Lemos
30 de janeiro de 2025 - 6h00
Enquanto no ranking de agências mais premiadas de 2024 há uma novidade, com a AlmapBBDO retomando a liderança e superando a Africa Creative, na lista de anunciantes a Ambev mantém o primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo.
É o que revela o Ranking Meio & Mensagem, única iniciativa no mercado brasileiro que consolida o desempenho das empresas atuantes no País nos principais festivais globais, regionais e nacionais.
Somando 81 troféus nos 14 festivais nacionais e internacionais monitorados pelo levantamento, a Ambev lidera o ranking de anunciantes, desta vez, desta vez, seguida por Mercado Livre, que subiu da terceira para a segunda colocação, e pelo Grupo Boticário, que na edição anterior não aparecia na lista.
Posição | Anunciantes | Pontuação* | Quantidade de prêmios | |||
GPs | Ouros | Pratas | Bronzes | |||
1ª | Ambev | 4.070 | 2 | 12 | 33 | 34 |
2ª | Mercado Livre | 3.070 | 1 | 10 | 15 | 10 |
2ª | Grupo Boticário | 3.025 | 1 | 10 | 17 | 20 |
4ª | Volkswagen | 2.710 | 4 | 11 | 5 | 7 |
5ª | The Coca-Cola Company | 2.675 | 2 | 10 | 11 | 16 |
6ª | Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia | 2.035 | 2 | 6 | 5 | 6 |
7ª | Samsung | 1.955 | 2 | 10 | 8 | 7 |
8ª | Burger King | 1.755 | 7 | 7 | 10 | |
9ª | Whirlpool | 1.695 | 2 | 8 | 2 | 3 |
10ª | Unilever | 1.650 | 7 | 6 | 16 | |
11ª | Eurofarma | 1.500 | 1 | 4 | 6 | 6 |
12ª | Leica Fotoglobal | 1.360 | 1 | 4 | 3 | 5 |
13ª | Diageo | 1.155 | 1 | 4 | 7 | 1 |
14ª | Netflix | 1.130 | 1 | 1 | 7 | 11 |
15ª | Grupo Heineken | 1.105 | 4 | 5 | 5 |
*Os pontos atribuídos a cada troféu são diferentes nos diversos festivais considerados, conforme metodologia publicada nesta reportagem
Publicado pelo 17o ano consecutivo, o Ranking Meio & Mensagem tem o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do resultado brasileiro nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais. As listas anuais desta edição apontam os anunciantes e agências instalados no Brasil mais premiados, assim como as campanhas por ela criadas que tiveram as melhores performances nos festivais considerados.
A metodologia usada para a construção dessas listas considera os pontos dados a cada troféu pelo Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que, por sua influência e importância, acaba por balizar os demais. Ou seja, cada Grand Prix conta 30 pontos; cada Ouro, 15 pontos; cada Prata, 7 pontos; e cada Bronze, 3 pontos.
Observando a dinâmica dessas premiações e consultando os líderes das empresas que mais participam desses eventos, são definidos pesos específicos para cada festival considerado. Para isso, leva-se em conta a abrangência dos eventos, o prestígio de que desfrutam entre os profissionais de criação e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.
Desta forma, o Ranking Meio & Mensagem divide os festivais em três grupos. O primeiro, com peso 15, inclui os resultados do Cannes Lions, D&AD e Effie Worldwide. No segundo grupo, com peso 10, estão The One Show, Clio Awards (incluindo suas divisões Entertainment, Health, Music e Sports, sendo que essa última divulgou resultado neste mês), ADC Awards, Effie Awards Latin America e Effie Awards Brasil. Com peso 5, estão considerados New York Festivals Advertising Awards (NYF), London International Awards (LIA), El Ojo de Iberoamérica, Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano (da Globo) e Melhor Comercial do Brasil (do SBT).
Para viabilizar a consolidação de todos os prêmios com um critério único, o Ranking Meio & Mensagem faz algumas adaptações. O troféu de Titanium, do Cannes Lions, e o Global Best of the Best, do Global Effie Awards, são considerados como Ouros, ambos com peso 15. No grupo dos festivais com peso 5, os vencedores nacionais do Profissionais do Ano e o ganhador do Melhor Comercial do Brasil computam os pontos de Grand Prix. Já os premiados regionais do Profissionais do Ano somam os pontos de Ouros. Nos casos destes dois prêmios, isso ocorre porque eles têm apenas um premiado por categoria, sem a divisão de Ouros, Pratas e Bronzes.
Em todos os eventos monitorados, não são considerados prêmios especiais como os de agências e anunciantes do ano, concedidos pela somatória de pontos nos respectivos eventos ou por decisão de seus organizadores. São monitoradas somente as áreas dos festivais destinadas a publicidade profissional, ou seja, não estão incluídos prêmios voltados para estudantes ou desafios criativos promovidos durante os eventos.
No mês que vem, serão publicados os rankings de produtoras de imagem e áudio instaladas no Brasil, que têm metodologias diferentes, pois incluem também peças produzidas para agências e anunciantes do exterior.
Compartilhe
Veja também
AKQA Américas reestrutura lideranças
Diego Machado, cofundador da AKQA Casa, continua a responder como CCO global da rede e terá missão de integrar operação aos demais escritórios das Américas
PremieRpet escolhe Euphoria Creative
Agência assume comunicação da empresa e das marcas que compõem o portfólio: PremieR, GoldeN e VittA