Assinar

Ambev é hexacampeã no ranking de anunciantes mais premiados do País

Buscar

Ambev é hexacampeã no ranking de anunciantes mais premiados do País

Buscar
Publicidade
Comunicação

Ambev é hexacampeã no ranking de anunciantes mais premiados do País

Fabricante de bebidas mantém primeiro lugar, seguida por Mercado Livre, que subiu da terceira para a segunda colocação, e pelo Grupo Boticário


30 de janeiro de 2025 - 6h00

“UninterruptAds”, da Africa Creative para Budweiser, foi a campanha mais premiada da Ambev em 2024

Enquanto no ranking de agências mais premiadas de 2024 há uma novidade, com a AlmapBBDO retomando a liderança e superando a Africa Creative, na lista de anunciantes a Ambev mantém o primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo.

É o que revela o Ranking Meio & Mensagem, única iniciativa no mercado brasileiro que consolida o desempenho das empresas atuantes no País nos principais festivais globais, regionais e nacionais. 

Somando 81 troféus nos 14 festivais nacionais e internacionais monitorados pelo levantamento, a Ambev lidera o ranking de anunciantes, desta vez, desta vez, seguida por Mercado Livre, que subiu da terceira para a segunda colocação, e pelo Grupo Boticário, que na edição anterior não aparecia na lista.

Confira o Ranking Meio & Mensagem de anunciantes mais premiados de 2024:

PosiçãoAnunciantesPontuação*Quantidade de prêmios 
 GPsOurosPratasBronzes
1ªAmbev4.0702123334
2ªMercado Livre3.0701101510
2ªGrupo Boticário3.0251101720
4ªVolkswagen2.71041157
5ªThe Coca-Cola Company2.6752101116
6ªSociedade Franco-Brasileira de Oncologia2.0352656
7ªSamsung1.95521087
8ªBurger King1.755 7710
9ªWhirlpool1.6952823
10ªUnilever1.650 7616
11ªEurofarma1.5001466
12ªLeica Fotoglobal1.3601435
13ªDiageo1.1551471
14ªNetflix1.13011711
15ªGrupo Heineken1.105 455

*Os pontos atribuídos a cada troféu são diferentes nos diversos festivais considerados, conforme metodologia publicada nesta reportagem

Como é feito o Ranking Meio & Mensagem

Publicado pelo 17o ano consecutivo, o Ranking Meio & Mensagem tem o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do resultado brasileiro nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais. As listas anuais desta edição apontam os anunciantes e agências instalados no Brasil mais premiados, assim como as campanhas por ela criadas que tiveram as melhores performances nos festivais considerados.

A metodologia usada para a construção dessas listas considera os pontos dados a cada troféu pelo Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que, por sua influência e importância, acaba por balizar os demais. Ou seja, cada Grand Prix conta 30 pontos; cada Ouro, 15 pontos; cada Prata, 7 pontos; e cada Bronze, 3 pontos.

Observando a dinâmica dessas premiações e consultando os líderes das empresas que mais participam desses eventos, são definidos pesos específicos para cada festival considerado. Para isso, leva-se em conta a abrangência dos eventos, o prestígio de que desfrutam entre os profissionais de criação e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.

Desta forma, o Ranking Meio & Mensagem divide os festivais em três grupos. O primeiro, com peso 15, inclui os resultados do Cannes Lions, D&AD e Effie Worldwide. No segundo grupo, com peso 10, estão The One Show, Clio Awards (incluindo suas divisões Entertainment, Health, Music e Sports, sendo que essa última divulgou resultado neste mês), ADC Awards, Effie Awards Latin America e Effie Awards Brasil. Com peso 5, estão considerados New York Festivals Advertising Awards (NYF), London International Awards (LIA), El Ojo de Iberoamérica, Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano (da Globo) e Melhor Comercial do Brasil (do SBT).

Para viabilizar a consolidação de todos os prêmios com um critério único, o Ranking Meio & Mensagem faz algumas adaptações. O troféu de Titanium, do Cannes Lions, e o Global Best of the Best, do Global Effie Awards, são considerados como Ouros, ambos com peso 15. No grupo dos festivais com peso 5, os vencedores nacionais do Profissionais do Ano e o ganhador do Melhor Comercial do Brasil computam os pontos de Grand Prix. Já os premiados regionais do Profissionais do Ano somam os pontos de Ouros. Nos casos destes dois prêmios, isso ocorre porque eles têm apenas um premiado por categoria, sem a divisão de Ouros, Pratas e Bronzes.

Em todos os eventos monitorados, não são considerados prêmios especiais como os de agências e anunciantes do ano, concedidos pela somatória de pontos nos respectivos eventos ou por decisão de seus organizadores. São monitoradas somente as áreas dos festivais destinadas a publicidade profissional, ou seja, não estão incluídos prêmios voltados para estudantes ou desafios criativos promovidos durante os eventos.

No mês que vem, serão publicados os rankings de produtoras de imagem e áudio instaladas no Brasil, que têm metodologias diferentes, pois incluem também peças produzidas para agências e anunciantes do exterior.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • AKQA Américas reestrutura lideranças

    AKQA Américas reestrutura lideranças

    Diego Machado, cofundador da AKQA Casa, continua a responder como CCO global da rede e terá missão de integrar operação aos demais escritórios das Américas

  • PremieRpet escolhe Euphoria Creative

    PremieRpet escolhe Euphoria Creative

    Agência assume comunicação da empresa e das marcas que compõem o portfólio: PremieR, GoldeN e VittA