Assinar

Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

Buscar

Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

Buscar
Publicidade
Comunicação

Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação


22 de novembro de 2024 - 17h32

Americanas concorrência

(Crédito: Reprodução/Facebook)

Atualizada Às 17h48

Parceira da WMcCann desde 2018, a Americanas está promovendo uma concorrência para selecionar uma nova agência de publicidade.

O processo, que já está em andamento, é o primeiro promovido pela rede de varejo desde a eclosão da crise contábil, revelada em janeiro de 2023, que tornou pública uma dívida bilionária e deu início a um processo de investigação e recuperação judicial na companhia.

De acordo com o apurado pela reportagem, entre as participantes da concorrência estão, no mínimo, quatro agências: a atual detentora da conta (a WMcCann), além de BETC Havas, Monks e Suno United Creators.

Após a revelação da crise contábil, a Americanas diminui consideravelmente o investimento em mídia e a quantidade de veiculações em TV e outros meios.

Em 2023, de acordo com dados do ranking Agências & Anunciantes, a Americanas investiu R$ 221,678 milhões em compra de mídia, o que deixou a marca na 54ª posição entre os maiores anunciantes do País.

No ano anterior, no entanto, a Americanas havia destinado um total de R$ 631,776 milhões para compra de mídia, o que deixava a rede de varejo na 14ª posição entre os maiores anunciantes do Brasil.

Em 2022, por exemplo, a rede de varejo chegou a ser uma das patrocinadoras do Big Brother Brasil na Globo. A parceria, inclusive, foi renovada para o ano seguinte, mas cancelada pouco antes do BBB 23 entrar no ar por conta da descoberta dos problemas contábeis.

Um dos mais recentes trabalhos institucionais feitos pela WMcCann para a Americanas foi a campanha que celebrou os 95 anos de história da marca, em setembro deste ano.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados

    KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados

    A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros

  • Campanhas da semana: inclusão racial na abordagem das marcas

    Campanhas da semana: inclusão racial na abordagem das marcas

    Heineken faz convite à empresas para se comprometerem com a equidade racial, enquanto Embelleze promove uma celebração à ancestralidade