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Comunicação

Americanas estreia como marca única no Natal

Campanha institucional, criada pela WMcCann, é primeira após combinação de B2W e Lojas Americanas e tem desafio de comunicar integração das operações


10 de dezembro de 2021 - 6h23

Ursinho de pelúcia apresenta histórias vividas representando relações dos consumidores com a rede (crédito: divulgação)

Uma campanha institucional de Natal, desenvolvida pela WMcCann, foi a estreia na mídia da Americanas S.A., fruto da combinação dos negócios da B2W e das Lojas Americanas, anunciada em abril e aprovada em junho. O conglomerado resultante tem uma base de 50 milhões de clientes ativos, mais de 1,8 mil lojas de diferentes formatos de Americanas – número que sobe para 3,5 mil com as redes adquiridas –, e um sortimento de 127 milhões de produto, além de plataformas integradas de lojas físicas, app, digital, marketplace e fintech Ame Digital.

“Temos o desafio de estar mostrando isso tudo de uma forma muito fluida. Esse foi o princípio da combinação, essa jornada não tem mais fronteira. Esse é o grande desafio e estamos indo no caminho certo”, afirma Marcio Cruz, CEO da Plataforma de E-Commerce da Americanas S.A. O mote da primeira campanha é “Natal Americanas. Você acha mais que presentes. Acha histórias”.

A campanha apresenta um filme que narra história de um presente de Natal especial, um ursinho de pelúcia que apresenta, a partir do seu ponto de vista, todas as histórias vividas desde o Natal em que chegou na família. A proposta é ressaltar as histórias especiais que os consumidores criam na sua relação com a Americanas. “Todos têm uma história com a Americanas, uma empresa quase centenária, de 92 anos de relação com os clientes”, complementa Marcio, ressaltando a regionalização da campanha com investimentos no Natal Luz de Gramado e na Vila Natal Encantado – A Magia da Favela.

Uma das ações da marca no Natal Luz deste ano é criação da Menor Loja da Americanas do Mundo, que faz parte de uma das mais icônicas e tradicionais atrações da cidade, o Mini Mundo. Os clientes podem comprar produtos da marca no Mini Mundo por meio de um QR Code inserido em um banner ao lado da loja. Também patrocina a “Vila Natal Encantado – A Magia da Favela”, iniciativa que prevê impactar positivamente os mais de 100 mil moradores de Paraisópolis durante o Natal deste ano, com experiências com o Papai-Noel e apresentações musicais. O evento também promove a doação de produtos para a Ceia de Natal às famílias que estão em vulnerabilidade social.

Mini Loja da rede em Gramado venderá produtos por meio de um QR Code (crédito: divulgação)

Varejo
Para as peças da campanha com foco em vendas, a estratégia é reforçar o slogan “Relaxa”, agora com o complemento “No Natal Americanas você acha”. O filme apresentará as ofertas disponíveis de presentes e o consumidor será convidado a baixar o app Americanas para ter acesso aos serviços oferecidos. O plano de mídia inclui TV aberta e fechada, banners e mídia out-of-home (OOH), ações nas redes sociais com influenciadores e embaixadores da marca, além de endomarketing, com um filme especial com depoimento de colaboradores da Americanas.

Crédito da imagem do alto: divulgação

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